Novo vídeo institucional apresenta UDV e suas iniciativas

Carlos Teodoro Irigaray*

| 4 Dezembro, 2023

No dia 1º de novembro de 1967, foi dado o primeiro passo para registro formal da União do Vegetal e eleição de sua Diretoria, inicialmente com o nome de Associação Beneficente da União do Vegetal. Em 1971 Mestre José Luiz teve de reescrever a ata desse momento histórico e nela fez constar, com suas palavras, a lembrança do sentimento expresso por Mestre Gabriel naquela oportunidade:

“Este sonho, ora realizado, já vinha firme em meu pensamento, há longos e longos anos, e que neste momento é com satisfação que vejo coroado de êxitos, que vem corresponder além das expectativas. Aproveito a oportunidade que se me oferece para estender a todos os associados, para que irmanados e congregados no pensamento firme do mesmo ideal, trabalhem denodadamente para o desenvolvimento da Associação Beneficente da União do Vegetal, para termos a satisfação de vermos bem alto desfraldada, garbosamente, a bandeira de nossa União”.

Três anos depois, ao proceder ao registro do Núcleo em Manaus, ele anunciou o que, para alguns discípulos, parecia apenas um sonho, afirmando que de Manaus a UDV iria circular o mundo.

À época, com pouco mais de cem discípulos, para alguns, as palavras do Mestre pareciam apenas um sonho, mas os primeiros irmãos, com esforço e sacrifício, se empenharam para dar cumprimento à palavra do Mestre, o que é hoje uma realidade. Com mais de 23 mil associados, esta bandeira da UDV está desfraldada em 11 países, e o esforço para registrar formalmente nossa União em alguns desses locais segue mobilizando pessoas congregadas neste mesmo ideal, ligadas aos diversos Departamentos do Centro.

Cita-se, entre tantos exemplos, na área da Beneficência, o registro em Genebra (Suíça), no dia 1º de novembro de 2023, da Casa da União na Europa, com o nome Étoile du Matin (em português: Estrela da Manhã). Em Portugal, a Associação Novo Encanto está passando por uma reestruturação para abranger os diversos países da Europa em sua composição e atuação ecológica. Da mesma forma, o Departamento Jurídico do Centro tem atuado intensamente para garantir no âmbito internacional o direito ao uso religioso da Hoasca.

Destaca-se neste momento o trabalho do Departamento de Memória e Comunicação (DMC-DG), que lançou no último dia 2 de dezembro de 2023 um novo vídeo institucional de apresentação do Centro e de algumas de suas principais iniciativas. O vídeo está disponível em português e em inglês para apresentação da UDV em diversos idiomas, juntamente com a nova Revista Institucional (em breve).

Assista ao vídeo abaixo:

Nesta oportunidade a Representação Geral expressa o reconhecimento ao trabalho de todos que, voluntariamente, seguem somando esforços para que os ensinos e o exemplo do Mestre Gabriel cheguem às diferentes nações, cumprindo o propósito do Mestre de fazer uma paz no mundo.

Teodoro

*Carlos Teodoro Irigaray é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

8 respostas
  1. Maria Sheridan Soares Bsstos
    Maria Sheridan Soares Bsstos says:

    Bonito e proveitoso trabalho.
    Minha reverência e gratidão ao Mestre Gabriel.
    Meu reconhecimento pela tanquíla, carinhosa e boa direção do mestre Luiz Carlos, mestre representante do Núcleo Tucunacá.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *