“Caatingueira” é tema do terceiro filme da série As músicas do Mestre

Equipe do Blog

| 1º Dezembro, 2020

O Blog da UDV apresenta hoje o terceiro filme da série As músicas do Mestre, trazendo a canção “Caatingueira”, interpretada originalmente por Marinês e gravada em disco no ano de 1967.

O Mestre José Gabriel da Costa comparava a árvore da caatingueira à União do Vegetal, como exemplo de firmeza e resistência. Com frequência, ele tocava essa música em sua vitrola Belair nas Sessões em Porto Velho-RO. A canção tornou-se um clássico do cancioneiro da União do Vegetal e até hoje é bastante ouvida nos Núcleos da UDV.

Esse terceiro filme da série mergulha no universo nordestino para contar um pouco dessa história, e traz uma nova versão de Caatingueira, desta vez interpretada pela cantora Sílvia Sol, com a participação de músicos de várias regiões do país – cada um na sua cidade.

Assista ao vídeo:

Livremente inspirada na obra Cantiga de Viola, do escritor Edson Lodi, a série As músicas do Mestre aborda a história musical da nossa religião. Cada vídeo destaca uma música, com depoimentos e relatos que trazem o contexto e o uso que o Mestre Gabriel fazia dela nas Sessões. Os vídeos trazem também a história de cada uma dessas músicas, os artistas que as gravaram e sua importância no cenário cultural do Brasil e do mundo.

Veja também os dois primeiros filmes da série:

>> A Casa do Sol Nascente
>> Arrastão

5 respostas
  1. Valdemar Pedreira Filho
    Valdemar Pedreira Filho says:

    Um belo arranjo, execução e interpretação musical dos artistas envolvidos nesse projeto, que recupera a memória das músicas do Mestre e desta Sagrada União. Abraços.

    Responder
  2. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Parabéns a todos que produziram, participaram deste belo trabalho histórico, musical e cultural. Quanta beleza nós temos a oportunidade de ver e aprender.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *