“Caatingueira” é tema do terceiro filme da série As músicas do Mestre
Equipe do Blog
| 1º Dezembro, 2020
O Blog da UDV apresenta hoje o terceiro filme da série As músicas do Mestre, trazendo a canção “Caatingueira”, interpretada originalmente por Marinês e gravada em disco no ano de 1967.
O Mestre José Gabriel da Costa comparava a árvore da caatingueira à União do Vegetal, como exemplo de firmeza e resistência. Com frequência, ele tocava essa música em sua vitrola Belair nas Sessões em Porto Velho-RO. A canção tornou-se um clássico do cancioneiro da União do Vegetal e até hoje é bastante ouvida nos Núcleos da UDV.
Esse terceiro filme da série mergulha no universo nordestino para contar um pouco dessa história, e traz uma nova versão de Caatingueira, desta vez interpretada pela cantora Sílvia Sol, com a participação de músicos de várias regiões do país – cada um na sua cidade.
Assista ao vídeo:
–
Livremente inspirada na obra Cantiga de Viola, do escritor Edson Lodi, a série As músicas do Mestre aborda a história musical da nossa religião. Cada vídeo destaca uma música, com depoimentos e relatos que trazem o contexto e o uso que o Mestre Gabriel fazia dela nas Sessões. Os vídeos trazem também a história de cada uma dessas músicas, os artistas que as gravaram e sua importância no cenário cultural do Brasil e do mundo.
Veja também os dois primeiros filmes da série:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Um belo arranjo, execução e interpretação musical dos artistas envolvidos nesse projeto, que recupera a memória das músicas do Mestre e desta Sagrada União. Abraços.
Muito linda a produção!
Belíssimo trabalho! Realmente encantador ! Parabéns aos amigos da 10ª Região por mais esta encantadora produção! Muito bom saber mais a respeito das músicas na UDV e o seu valor. Parabéns!
LPA à todos!
Parabéns a todos que produziram, participaram deste belo trabalho histórico, musical e cultural. Quanta beleza nós temos a oportunidade de ver e aprender.
Que trabalho lindo.