Associação Novo Encanto, o braço ecológico da União do Vegetal

| 6 Março, 2024

Thiago Beraldo*

A preservação e o uso sustentável dos recursos naturais já são uma semente plantada pelo Mestre Gabriel desde a década de 1960, quando ele, juntamente com os primeiros irmãos, comprou um terreno de floresta nativa em Jaru, Rondônia, para zelar pelo Mariri e pela Chacrona. O Mestre Gabriel chamava aquele lugar de “Meu Reinado”.

Mais na frente, na década de 1980, o Mestre Maciel, Representante do Núcleo João Lango Moura (Rio Branco, Acre), junto com a irmandade, sentiu uma profunda tristeza e a necessidade de preservar a floresta quando viram derrubado por um fazendeiro o Chacronal nativo, que utilizavam para os Preparos de Vegetal. Nasceu ali aquela semente plantada pelo Mestre, a qual viria a ser a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, criada para atender a uma necessidade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal: a preservação da floresta nativa amazônica, ambiente natural de nossas plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona.

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico foi fundada em 30 de janeiro de 1990, com o objetivo de preservar o Seringal Novo Encanto, uma área de 8.000 hectares, localizado no município de Lábrea, Amazonas. Na época, o Mestre Geral Representante, Mestre Raimundo Carneiro Braga, junto com o Representante da Sede Geral, Mestre Edison Saraiva, e o Presidente, Mestre Edson Lodi, autorizaram que fosse iniciado esse trabalho e designaram o Mestre Raimundo Monteiro de Souza como primeiro Presidente da Associação.

Braço Ecológico do Centro

Desde então, a Novo Encanto vem ampliando sua ação e hoje é reconhecida pela maioria como o braço ecológico da União do Vegetal. Estamos presentes em todos os Núcleos no Brasil e no Exterior, e graças ao trabalho dedicado das Coordenadorias Regionais e Monitorias, realizamos no triênio passado [2021-2023] mais de 1.700 ações de sensibilização, educação, apoio técnico e de conservação da natureza, além de atividades nacionais como o “Dia no Parque”, o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, em parceria com a Orientação Espiritual de Crianças e Jovens (OE), e o Festival de Artes. 

Programa Sócio Mirim

Entre as atividades nos Núcleos, destacamos o novo “Plantando o Amanhã: Programa Sócio Mirim da Novo Encanto”, que é uma parceria com a OE e tem o objetivo de apoiar o trabalho de fortalecimento das famílias da União do Vegetal por meio do desenvolvimento da conexão de crianças e jovens com a natureza. 

Diretrizes Ambientais

Além disso, a Novo Encanto realizou o Diagnóstico de Implementação das Diretrizes Ambientais da União do Vegetal em 225 dos 228 Núcleos (99%). Esse relatório está se tornando uma importante ferramenta para avaliar e melhorar a sustentabilidade ambiental do Centro. Ela auxilia os Núcleos a identificar como economizar recursos, cumprir as normas ambientais e preservar o meio ambiente. Atualmente, os Núcleos da União do Vegetal como um todo cumprem 59% das orientações propostas pelas Diretrizes.

Premiação de Projetos de Ações de Sustentabilidade

Em 2022, foi lançado um edital visando apoiar pequenos projetos de implementação de ações de sustentabilidade ambiental por meio do subsídio de recursos técnicos e/ou financeiros vinculados às Diretrizes Ambientais do Centro (ABC: Água, Biodiversidade e Cultura). Nesse primeiro edital foram contemplados 19 projetos de nove Regiões Administrativas da UDV no Brasil.

Meliponicultura 

Durante o triênio passado, fortalecemos o Projeto de Meliponicultura, pelo qual foi possível desenvolver diversas ações de vivências, sensibilizações, palestras, encontros, cursos, publicação de folhetos, inauguração de meliponários e distribuição de colmeias para comunidades tradicionais, culminando com a criação da Logomarca Meliponicultura Novo Encanto.

Regularização Fundiária

Tivemos importantes avanços na regularização fundiária, a exemplo da transferência da matrícula do Seringal Novo Encanto para a circunscrição correta, migrando de Rio Branco-AC para o Cartório de Registro de Imóveis de Lábrea-AM. Além disso, reativamos com sucesso nosso Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e realizamos o devido registro no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), inclusive com o lançamento do georreferenciamento preciso da área. Atualmente, estamos com aproximadamente 98% da matrícula da área regularizada, estando a um passo de concluir integralmente o processo de regularização definitiva da documentação do Seringal.

Infraestrutura no Seringal 

Com o objetivo de cuidar cada vez melhor e atender a todos que queiram conhecer o Seringal, foram ampliadas as instalações com a construção de Casa de Preparo, três casas de seringueiros, três casas de madeira, portão, poço semiartesiano, caixa d’água, implementação de energia fotovoltaica, internet via satélite, estruturação do plantio junto com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), sistema agroflorestal de açaí com irrigação e a aquisição de caminhonete L-200 Triton 4×4 seminova com seguro.

Expedições

Ainda no triênio passado, foram realizadas 5 expedições e 2 Jornadas dos “9 Vegetal”, 3 encontros de jovens, além de diversas outras atividades no Seringal. Em 2023, pela primeira vez, o Seringal foi utilizado por uma entidade externa – a Universidade Federal do Acre –, que realizou um evento para professores. Foram aproximadamente 2.000 visitantes somente naquele triênio.

Trabalho Social

Diversos projetos foram realizados em parcerias com Núcleos e Regiões, como com a Fundação Banco do Brasil para formação na cadeia produtiva de produtos florestais com as comunidades do entorno do Seringal. A Novo Encanto também apoiou, junto com a Fundação Oswaldo Cruz e a Sada, o projeto “Comunidade e Consciência”, realizado pelo Núcleo Rei Salomão (Betim-MG) e pela 12ª Região da UDV (Minas Gerais), que proveu assistência diretamente a 150 pessoas e indiretamente a 250 pessoas de uma comunidade quilombola no entorno de Belo Horizonte-MG. Além do Projeto de Meliponicultura com a Bracel, a 4ª Região da UDV (Bahia, Sergipe e Minas Gerais) promoveu dois cursos e distribuiu 20 colmeias e 20 caixas racionais para comunidades tradicionais da região.

Sustentabilidade

Em 2021, a Novo Encanto foi selecionada pela Empresa Norte Energia para atender às condicionantes ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em razão da implementação da Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira-PA. Nesse projeto, foram oferecidas oficinas técnicas para 340 famílias, assistência para 213 famílias e levantamento censitário de 594 famílias da região. Esse trabalho durou dois anos e proporcionou que fossem contratados 30 sócios da União do Vegetal e 31 pessoas das comunidades locais durante sua execução.

Melhorias Administrativas

Estruturamos o escritório adquirido na gestão anterior e renovamos o site da Novo Encanto. Foram realizadas reuniões abertas mensais para todos os sócios com prestação de contas no padrão adotado pela Diretoria Geral da União do Vegetal. Os terrenos em nome da Novo Encanto também estão sendo regularizados e, recentemente, entramos para a Contabilidade Única da União do Vegetal, o que aumentou ainda mais nosso controle administrativo. Outra boa notícia é que fizemos todas as tratativas para iniciar, a partir de janeiro deste ano (2024), o pagamento das mensalidades da Novo Encanto por meio do REUNI, o que irá facilitar muito o trabalho das tesourarias nos Núcleos.

Programa de Integridade

No triênio passado também foi criado o Programa de Integridade Administrativa da Novo Encanto e lançado o nosso “Código de Ética e Conduta”, que reflete nossos princípios administrativos e estabelece diretrizes para nos conduzirmos, tanto internamente com nossos sócios quanto também com clientes, parceiros, beneficiários e a sociedade em geral.

Auditoria

Em 2023, realizamos a primeira Auditoria Independente da Novo Encanto, em que foram analisadas as contas de 2022. Esse é um processo-padrão entre Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de grande porte e é um processo que precisaremos implementar na Novo Encanto. Os auditores informaram que não encontraram nenhuma ilegalidade no nosso trabalho, fortalecendo a transparência administrativa da entidade.

Publicações

Com o objetivo de atender as demandas das nossas Monitorias, foram elaboradas uma série de publicações que podem ser acessadas pelo site da “Nossa Loja” ou pelo site da Novo Encanto, como os livros: Encantos da Natureza, O Indiozinho Tuturutu, Natureza é um Reino Encantado; e as cartilhas: “Gestão de Resíduos”, “Compostagem”, “Encontros Sustentáveis”, “Minhocário”, etc.

Crescimento do Número de Sócios

Destacamos também o crescimento do número de sócios em decorrência da realização de encontros regionais da Novo Encanto, encontros do Corpo Instrutivo da União do Vegetal, participação em redes sociais, e em razão do engajamento dos Coordenadores Regionais e Monitores dos Núcleos, que fortaleceram conexões pessoais locais, promovendo maior participação e valorização dos associados, ampliando assim o reconhecimento da importância da preservação do meio ambiente. Tivemos um crescimento de 93,09%, subindo de 2.114 em 2021 para 4.140 associados em 2023.

Alinhamento com a União do Vegetal

Foi feito um trabalho para ampliar o alinhamento da Novo Encanto com a União do Vegetal, com a supervisão e o apoio constante da Representação Geral e Diretoria Geral e de outros membros do nosso Conselho Diretor. Vale ressaltar que, hoje, o Mestre Monteiro, além de Presidente de Honra da Novo Encanto, é membro efetivo do Conselho da Associação e participa das nossas reuniões.

Jeito Caboclo

Nesse alinhamento, a gestão da Novo Encanto no triênio 2021 – 2023 buscou no Mestre Gabriel a inspiração para fazer nossa Ecologia Espiritual. Assim a Novo Encanto buscou fazer um trabalho de valorizar o conhecimento caboclo e seringueiro que é a raiz da União do Vegetal. Em comemoração ao Centenário de Nascimento do Mestre Gabriel, levamos seus filhos (M. Jair, M. Carmiro, C. Jandira e Getúlio) e netos para o Seringal, criando momentos inesquecíveis de aprendizados e alegria. Realizamos duas Jornadas dos “9 Vegetal” com o objetivo de preservar esse conhecimento, assim como os saberes da floresta, no seu ambiente nativo.

Em nome da Diretoria da Associação Novo Encanto do triênio 2021-2023, somos gratos a todos pelo apoio incondicional no acolhimento deste trabalho e, principalmente, somos gratos aos associados que creem de coração neste trabalho e nos deram as mãos nesta união. Desejamos votos de prosperidade e que a nova gestão – Mestre Mario Lucio de Souza e Mestre Hudson Pimenta, presidente e vice-presidente, respectivamente – possa levantar ainda mais alto a bandeira da Novo Encanto.

>> Clique aqui e conheça o site da Associação Novo Encanto.

Thiago Beraldo*Thiago Beraldo ocupou o lugar de Presidente da Novo Encanto no triênio 2021-2023. Integra o Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Teceu, Brasília-DF.

5 respostas
  1. Miguel Salum
    Miguel Salum says:

    Minha Gratidão pelo trabalho do M.Thiago Beraldo e equipe pelo bom trabalho. E felicidades e entusiasmo ao M. Mario Lúcio neste novo triênio.

    Responder
  2. Ana Maria Couto
    Ana Maria Couto says:

    A minha gratidão a todo bom trabalho realizado com Amor e vontade de Ser-Vir!!! Que possamos continuar nesta toada de crescimento, prosperidade, aprendizados e realizações!!! ! ☀️❤️

    Responder
  3. Jean cruz
    Jean cruz says:

    A Associação Novo Encanto, como braço ecológico da União do Vegetal, desempenha um papel fundamental na promoção da conservação ambiental e na conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Por meio de iniciativas voltadas para a educação ambiental, reflorestamento, manejo sustentável e desenvolvimento comunitário, a organização busca não apenas proteger o meio ambiente, mas também promover o bem-estar das comunidades locais e a harmonia entre o ser humano e a natureza.

    Seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental reflete-se em projetos concretos, como a recuperação de áreas degradadas, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a implementação de sistemas de gestão ambiental. Além disso, a Associação Novo Encanto atua como um catalisador para a mobilização social em prol da conservação, envolvendo voluntários, parceiros e a comunidade em geral em suas atividades, contribuindo assim para um futuro mais equilibrado e resiliente para todos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *