UDV realiza Encontro do Departamento de Memória e Documentação

Isabela Abes Casaca*

Participantes do 2º Encontro Internacional dos Coordenadores Regionais do Departamento de Memória e Documentação | Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP, 04/06/2016) – Foto: Angelo Venturi.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou no dia 4 de junho de 2016, no Núcleo Samaúma (São Paulo/SP), o 2º Encontro Internacional dos Coordenadores Regionais do Departamento de Memória e Documentação, reunindo participantes do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.

A programação iniciou pela manhã com a presença do Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri; do presidente da Diretoria Geral, Wladimir Ferraz; da diretora do Departamento de Memória e Documentação, Laura Casaca; do Mestre Representante do Núcleo Samaúma, Rodrigo Polignano; entre outros dirigentes da União do Vegetal, Coordenadores Regionais do DMD e alguns auxiliares.

Houve especial participação dos Coordenadores Regionais apresentando trabalhos de edição e restauração de áudios, vídeos, fotografias e documentos, cujo objetivo maior é a preservação do patrimônio histórico do CEBUDV. Também foram expostas as metas do triênio (janeiro de 2015 /janeiro de 2018) do Departamento de Memória e Documentação da Diretoria Geral, que visam principalmente promover ações que cumpram, cada vez mais, a missão do DMD: “Manter viva a memória da Origem da União do Vegetal e de seu desenvolvimento institucional”.

Assim, ao longo do Encontro, abordou-se a importância da organização, restauração e preservação do acervo histórico da União do Vegetal, dos Núcleos e de Distribuições Autorizadas de Vegetal.

Imagens a Recordar

Lançamento oficial da Exposição Imagens a Recordar | Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP, 05/06/2016) – Foto: Walter Badaró.

Abrilhantando o momento, aconteceu o lançamento oficial da Exposição Imagens a Recordar, produzida pela Coordenação Regional do DMD da 4ª Região. A exposição é uma homenagem ao Mestre Cícero Alexandre Lopes, um dos principais fotógrafos do início da União do Vegetal e autor de imagens que por si só retratam a UDV e seus primeiros discípulos. O lançamento da exposição aconteceu na data em que Mestre Cícero inteiraria 87 anos, 05 de junho.

Clique aqui e conheça mais de Mestre Cícero e de seu trabalho pela União do Vegetal.

Mestre Cícero é um dos pioneiros no registro fotográfico e a exposição reuniu fotografias de sua autoria e um belo vídeo com depoimentos valiosos sobre o homenageado.


*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS) e auxiliar do Departamento de Memória e Documentação. 

16 respostas
  1. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Pra nós do Núcleo Samaúma foi uma honra e uma grata satisfação poder receber esse Encontro. Uma iniciativa muito positiva e que devemos continuar a zelar e fazer por onde florescer e frutificar.
    Gratidão a todos pelo empenho e pela presença.
    Abraços fraternos.

    Responder
  2. edson romao gomes
    edson romao gomes says:

    Um momento memorável com a presença de alguns dos tantos colaboradores deste departamento. Grato pela oportunidade e Parabéns aos organizadores. abs Edson Romão

    Responder
  3. Clareana
    Clareana says:

    Isa! Muito legal teu texto, resumiu bem o momento! Foi um encontro muito bonito, harmonioso e repleto de amigos! É muito bom poder participar desta religião e construir relações tão saudáveis e duradouras. E trabalhar pela obra material e espiritual é algo muito valioso, que me engrandece como ser humano e transforma também a sociedade como um todo. Grande abraço!

    Responder
    • Isabela Abes Casaca
      Isabela Abes Casaca says:

      Oi Clare, grata! :-)
      Meu coração sente uma alegria ao relembrar aqueles momentos. Foi um fim de semana inesquecível.
      Trabalhar pela União é aprender, conhecer e rever amigos!

      Sou grata a todos. Abraços

      Responder
  4. Lena
    Lena says:

    Muito bom ter participado do encontro, um momento de crescimento e de alegria. Conhecer os trabalhos que vem sendo realizados pelas regiões e fortalecer cada vez mais o amor por essa Obra Sagrada, e pelo DMD. Grata pela oportunidade. Me senti muito bem em reencontrar pessoas queridas e conhecer pessoalmente quem só conhecia virtualmente.
    O trabalho continua… com amor e alegria.

    Responder
  5. Adjane Ribeiro
    Adjane Ribeiro says:

    Parabéns ao Nucleo Samaúma pela recepçao. Foi bem legal a oportunidade de participar desse encontro. Especial a presença do Mestre Geral Representante e todos os coordenadores regionais.

    Responder
  6. Luiz Medina
    Luiz Medina says:

    Muito legal ver esse relato!
    Sou auxiliar desse departamento, vejo que ele está se estruturando, através de boas realizações.
    Parabéns a diretora do DMD, pela dedicação e empenho.
    Prosperidade para nós!

    Responder
  7. VÂNIA MARIA C.CASTRO
    VÂNIA MARIA C.CASTRO says:

    Foi feito um vídeo da exposição! Gostaria muito de ver as fotos no contexto da exposição. Mais uma vez o DMD realiza um trabalho relevante e de nível profissional.

    Responder
  8. Diro Oliveira
    Diro Oliveira says:

    Olá amigos! Encontro muito proveitoso como já foi falado nos comentários a cima. Vejo de grande importância darmos sequencia aos trabalhos do DMD, trabalho este que vem sendo feito pelas mão de alguns irmãos já há alguns longos anos. Cada um com seu talento, força de vontade e sua importância a este departamento.

    Grato a conselheira Laura que está a frente deste trabalho na direção deste Departamento e que junto com o mestre Edson Luiz e uma equipe de amigos dispostos fez a vez dos preparativos que antecederam ao encontro e durante sua realização fazendo valer o lema de que juntos somos sempre mais fortes!

    Meu desejo é que possamos seguir com os trabalhos já em desenvolvimento e colocar em pratica os temas que foram abordados seguindo neste movimento bonito que é trabalhar por esta Sagrada União.
    Grande abraço a todos!

    Responder
  9. Maria Izanete da Rosa Martins
    Maria Izanete da Rosa Martins says:

    Meu sentimento de gratidão a Direção da União do Vegetal e a c.Laura A.Casaca, Diretora do Departamento de Memória e Documentação, por nos proporcionar um encontro com esta dimensão, onde tivemos a oportunidade de nos reunirmos, aprender mais e renovar nossas responsabilidades. Um encontro onde vivenciamos momentos alegres com o carinho da irmandade do Núcleo Samaúma. Força para seguir adiante, sendo guardiões dessa Obra Sagrada que o Grande Mestre nos traz e a qual devemos zelar, por nós, e pelos que vem chegando!

    Responder
  10. Luciana Granados
    Luciana Granados says:

    Me sinto muito feliz e honrada em fazer parte deste departamento e quero muito ter a oportunidade de ver a Exposição Imagens a Recordar e poder conhecer um pouco mais desse valioso trabalho do Mestre Cícero.
    Parabéns a todos envolvidos!

    Responder
  11. Adriano Leal
    Adriano Leal says:

    Realmente foi um momento marcante e envolvente, a realização deste Encontro Internacional do DMD, assim como a participação de todos.

    Quero agradecer oportunidade e a todos que dedicaram atenção e consideração para com este.

    Este tipo de evento é importantíssimo para encurtar distâncias e padronizar procedimentos. Mais importante é, para fortalecer os laços e renovar as energias para continuar os trabalhos.

    Abraços,

    Atenciosamente: AdrianoLeal

    Responder
  12. KLAUS M PARANAYBA
    KLAUS M PARANAYBA says:

    Fiquei entusiasmado pelos avanços apresentados não só em tecnologia, que nos apresentaram excelentes ferramentas de progresso, como também em sensibilidade, fraternidade e arte. Parabéns a todos, à Diretoria do DMD com todos seus colaboradores, à Coordenação brilhante no Núcleo Samaúma e, finalmente, à participação das Regiões enriquecendo cada momento nosso encontro.

    DMD – Deu-me Flor

    (Por uma rosa recebida
    Na recepção do encontro)

    Eis que uma flor recebi
    Pelos encantos da rosa
    Em seu perfume senti
    Luz vindo à minha memória

    Quantas moradas da paz
    Nascem bem do seu florar
    Boa vontade nos traz
    Em nova forma de amar

    Memória é mais que lugar
    É força da história viva
    Memória viva é lembrar:
    Vitória é força reunida

    Klaus – 04/06/16

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *