Manaus sedia Encontro de Capacitação do Plantio

| 17 junho, 2016

Participantes do Encontro de Capacitação do Plantio realizado em Manaus (AM) no Núcleo Mestre Vicente Marques | Foto: Emanoel Nogueira.

Em cumprimento ao calendário de atividades de 2016, o Departamento de Plantio e Meio Ambiente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou nos dias 14 e 15 de maio, no Núcleo Mestre Vicente Marques (Manaus-AM), o encontro de capacitação que teve apoio da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. Com o tema “Manejo Ecológico do Solo”, o evento teve a participação de monitores e integrantes das equipes de plantio de todos os Núcleos da 2ª Região do Centro, que compreende o Estado do Amazonas.

No primeiro dia de trabalho, os participantes interagiram em tres palestras, sendo uma ministrada pelo responsável pela Associação Novo Encanto na 2ª Região, Evandro de Jesus (do Quadro de Mestre do Núcleo Mestre Vicente Marques), que fez uma apresentação da entidade aos presentes; outra ministrada pelo representante do Ministério da Agricultura, Cândido de Oliveira, que falou da produção de orgânicos e uma terceira palestra apresentada pelo diretor do DPMA, Armínio Pontes (do Quadro de Mestres do Núcleo Menino Deus – Manaus-AM), sobre o momento atual do departamento e a importância do planejamento nos trabalhos.

O segundo dia do encontro esteve reservado à prática de campo, ocasião em que foram ensinadas técnicas de utilização de compostos orgânicos. Os monitores e integrantes das equipes de plantio aprenderam a otimizar o solo para, de forma correta, plantar as mudas de Mariri e Chacrona. Todos também tiveram a oportunidade de conhecer a maneira como o Núcleo Mestre Vicente Marques vem fazendo o manejo do solo.

Participação da região

O Encontro também teve o apoio e a participação do Coordenador Regional da Diretoria Geral do Centro na 2ª Região, Edson Gonçalves, do Quadro de Mestres Núcleo Tiuaco (Manaus); do Coordenador Regional do Plantio, Higson Marques dos Santos, do Quadro de Mestres do Núcleo Flor do Norte (Manaus); e Emerson Nogueira, Mestre Representante do Núcleo Mestre Vicente Marques. Ao concluírem as atividades, os monitores e integrantes das equipes de plantio receberam Certificado de Capacitação.

Mestre Florêncio

O diretor do Departamento Plantio e Meio Ambiente classificou o encontro como o marco de uma nova fase na 2ª Região. Armínio Pontes destacou a importância do Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (Mestre Florêncio) como o pioneiro da atividade do plantio em Manaus. “Um grande incentivador do plantio de Mariri e Chacrona”, afirmou.

Segundo ele, graças ao trabalho do Mestre Florêncio, hoje o resultado é uma região onde todos os Núcleos são, há décadas, autossustentáveis das duas plantas sagradas utilizadas no preparo do Chá Hoasca.

1 responder
  1. Edson Sousa
    Edson Sousa says:

    Tivemos a oportunidade neste encontto de rever nossos conceitos, com ótimas palestras e apoio técnico dos profissionais da área de meio ambiente.
    Durante os dois dias percebi que todos ou quase todos presentes estavam ligados, até porque a metodologia aplicada estimulou muito, facilitando e encorajando os tímidos a participarem, grato mesmo por este trabalho em prol do nosso plantio e tambem ao meio ambiente.

    Forte abraço a todos.
    Edson Sousa – CRDG.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *