Núcleo Serenita e Novo Encanto no Dia do Meio Ambiente

Gabriel Gomes*
Michelle Oliveira**

Crianças recebem orientação sobre plantio de novas sementes | DMD/Núcleo Serenita

O Núcleo Serenita, localizado na Região Metropolitana de Salvador-BA, celebrou o 5 de Junho passado, Dia Mundial do Meio Ambiente, com um Café da Manhã Ecológico, atividade educativa organizada pela monitoria da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, junto com os departamentos de Plantio e Meio Ambiente, Orientação Espiritual e Memória e Documentação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Para além do saboroso e saudável desjejum servido, o Café Ecológico teve o sentido de um chamado para que a irmandade conheça e se aproxime do trabalho desenvolvido pela Novo Encanto.

E o chamado foi atendido. Mais de 130 pessoas participaram do encontro. Satisfeito com o resultado do evento, o monitor da Novo Encanto no Núcleo, mestre Carlos Ribeiro, conta que as atividades desenvolvidas pela monitoria têm despertado a irmandade para a dimensão espiritual desse trabalho. “O fundamento da Novo Encanto é o fundamento da União do Vegetal. A percepção da natureza como algo sagrado e necessário para o ser humano. E o respeito que precisamos ter com a natureza, implica em reformulação de hábitos, costumes e práticas, como foi explicado nas palestras ministradas durante o evento”, explicou o monitor.

Clique aqui e conheça mais sobre as atividades da Novo Encanto.

Quem participou do Café Ecológico aprendeu sobre a reutilização de resíduos líquidos e sólidos com a educadora Ambiental Helena Burgos, e também sobre plantio de hortas suspensas em garrafas PET com o especialista em Agricultura Sustentável Joel da Silva. O filme “A História das Coisas”, que mostra como o consumismo exacerbado impacta no meio ambiente, foi exibido em telão para o público presente. O evento teve ainda plantio de árvores e atividades com as crianças.

A coordenadora da Novo Encanto na 4ª Região, Conselheira Sandra Burgos, destacou a participação das crianças nas atividades: “A gente não imaginava que elas iam se envolver tanto. O mais importante é que todas as pessoas se encantaram e se encontraram com a possibilidade de plantar no coração a semente da consciência ambiental. Foi lindo! Superou todas as expectativas”.

Pioneiro do trabalho da Novo Encanto na Bahia, o Coordenador Regional da Diretoria Geral da União do Vegetal na 4ª Região, mestre Joel Miguez, relembrou os benefícios que a Associação trouxe para UDV, a exemplo do conhecimento de formas de adubar e defender, organicamente, as plantas, como no caso do composto orgânico Biogeo, que hoje é amplamente utilizado no cultivo do Mariri e da Chacrona na União do Vegetal. “A Associação Novo Encanto foi criada para fazer essa integração entre espiritualidade e meio ambiente. E o trabalho que estamos vendo hoje tem esse princípio”.


Depoimentos:

“Um evento como este tem uma importância muito grande, porque vocês da União do Vegetal já estão em diversos lugares no mundo e se vocês disseminarem essas informações para todos os associados já vão dar uma grande contribuição para a humanidade, para melhorarmos a nossa vida aqui nesse planeta Terra. E acho muito legal o que vocês fizeram aqui hoje, no dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente.  

Helena Burgos, educadora ambiental

“Estou achando essa iniciativa extremamente importante. Estamos tendo palestras aqui e podemos levar isso para nossa casa, tendo vivências que nos fazem repensar um pouco mais sobre a nossa forma de vida, como nós podemos trazer isso para o nosso dia a dia e como isso pode ser prazeroso”.
Eric Lasman, sócio do Núcleo Serenita

“Eu plantei alface, coloquei a terra dentro de uma garrafa, depois fiz dois furinhos coloquei o alface e por último a água. Foi legal, eu aprendi a plantar. E agora eu quero um picolé”.

Benjamin Fehlberg, 5 anos

“É importante formar as crianças desde pequenas para a consciência ecológica, para que elas tenham uma outra atitude em relação ao meio ambiente. Uma atitude de reverência. A criança é nosso futuro, a criança é o futuro da humanidade”.
Antonia Herrera, Corpo do Conselho Núcleo Serenita

“O evento foi maravilhosos, eu me senti em casa, o ambiente é muito agradável, as crianças interagiram bastante, se sentiram empolgadas, se envolveram no processo, meteram a mão na massa de fato. Plantaram, semearam. Desejo sucesso. Essa é uma instituição que merece nossos aplausos, porque se preocupa com a natureza, com o ser humano e sobretudo com as pessoas que mais precisam.

Joel da Silvia, pedagogo

“Estou achando ótima a oportunidade de aprender a plantar, conhecer mais sobre a Novo Encanto e esse processo da sustentabilidade“.
Sandra Arléo, Sócia Núcleo Serenita

“É necessário um evento como esse. Ligar a espiritualidade com a sustentabilidade. Realmente temos que promover ações desse tipo, pois essa questão do meio ambiente passa pela espiritualidade”.

Kléber Almeida Freitas, Quadro de Mestres Núcleo Salvador

* Gabriel Gomes é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita
** Michelle Oliveira é sócia do Corpo Instrutivo do Núcleo Serenita

2 respostas
  1. Itana Ferreira de Pinho Miguez
    Itana Ferreira de Pinho Miguez says:

    Um dia muito especial onde todos nós sentimos essa integração com a natureza, pois fazemos parte dela. Temos que cada dia zelar pelo nosso planeta que é a nossa casa.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *