UDV participará da 3ª Conferência Internacional da Ayahuasca

| 14 maio, 2019

Jocimar Nastari*

Identidade visual do evento | Reprodução

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal participará ativamente da 3ª Conferência Internacional da Ayahuasca, em Girona (Espanha), nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho próximos. Ao todo, 11 associados da UDV participarão do evento, fazendo apresentações e conferências, e ainda integrando painéis de debate. Comporão esse grupo o Mestre Geral Representante da União do Vegetal, Paulo Afonso Amato Condé; o Mestre Assistente Geral Teodoro Irigaray; e o Presidente da Diretoria Geral do Centro, Mestre Tadeo Feijão (veja a lista completa dos participantes mais abaixo).

A conferência é promovida pelo Centro Internacional para a Educação, Investigação Etnobotânica e Serviços (ICEERS na sigla em língua inglesa – International Center for Ethnobotanical Education Research & Service). O evento reunirá representantes de religiões que usam a Ayahuasca (na UDV denominado Chá Hoasca ou Vegetal), estudiosos, cientistas e pessoas interessadas no tema. O ICEERS tem sede na Holanda e um escritório de administração na cidade de Barcelona (Espanha).

A União do Vegetal participou das primeira e segunda conferências, realizadas respectivamente em Ibiza (Espanha), em 2014; e em Rio Branco (Acre), em 2016.

Zelo e responsabilidade

O Mestre Geral Representante resume a importância da participação da União do Vegetal nessa terceira conferência:

“A nossa participação nesse conferência é importante para o momento que a União está vivenciando na Europa e em todo o mundo, no sentido do reconhecimento pelo uso seguro que a UDV faz da Hoasca, e pelo zelo que tem por esse Chá Sagrado. Será uma oportunidade de mostrar ao mundo a forma responsável pela qual a União cuida das pessoas, das crianças, das pessoas de mais idade, e o zelo que tem com as plantas sagradas e o meio ambiente”.

Participação de sócios da UDV

Além da participação de alguns de seus sócios, a União do Vegetal exibirá na conferência um novo vídeo institucional produzido com o apoio do Departamento de Memória de Comunicação (DMC). Será apresentado também um vídeo com o trabalho da UDV no Xingu e lançado o portal UDV-Ciência com informações da Comissão Científica do Centro e resenhas de pesquisas científicas já realizadas e em desenvolvimento.

Abaixo, segue a relação de conteúdos que serão apresentados pelos 11 sócios da UDV:

Dia 31 de maio

Apresentação

    • Ciência na UDV: interesse científico e acadêmico e orientações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal | Joaze Bernardino Costa (Mestre Representante do Núcleo Príncipe Teceu – Brasília-DF)
    • Pesquisa molecular do efeito antidepressivo rápido envolvido na farmacodinâmica da Ayahuasca em pacientes com depressão resistente: revisão bibliográfica | Francisco Cid Coelho Pinto (Núcleo Fortaleza – Fortaleza-CE)

Dia 1º de junho

Conferência no auditório principal

    • Meio ambiente e cultivo das plantas sagradas: a experiência da UDV | Paulo Afonso Amato Condé (Mestre Geral Representante)
    • Breve histórico sobre a institucionalização do uso religioso da Ayahuasca no Brasil | Edson Lodi (integrante do Conselho de Administração Geral – Conage) 

Painel

    • Imaginando o futuro: caminhando para políticas com base em práticas de direitos humanos da Ayahuasca | Vários participantes, entre os quais Jeffrey Bronfman (Mestre Responsável pela Distribuição Autorizada de Vegetal do Havaí-EUA e Vice-Presidente da Diretoria Geral da UDV)

Apresentação

    • Ayahuasca e aprendizado cooperativo: a experiência da União do Vegetal | Cristiane Holanda (Núcleo Inmaculada Concepción – Madri-Espanha)
    • Características ambientais podem causar variação na produção de DMT (N, N-Dimetiltriptamina) na Psychotria viridis? | Ordilena Ferreira de Miranda (Núcleo Lupunamanta – Campinas-SP)

Dia 2 de junho

Apresentação

    • Ayahuasca, “buen vivir” e multiculturalismo: UDV, experiência na realização dos princípios da liberdade religiosa, “buen vivir” e diálogo intercultural | Teodoro Irigaray (Mestre Assistente Geral)
    • O direito fundamental ao uso religioso da Ayahuasca: uma nova abordagem para posicionar estrategicamente a Ayahuasca em um cenário regulado | Náiber Pontes de Almeida (Sede Geral – Brasília-DF)
    • Os desafios multifacetados abordados pela UDV ao longo dos seus 58 anos | Tadeo Feijão (Mestre e Presidente da Diretoria Geral da UDV)
    • Mestre Gabriel: a pedagogia do exemplo | Patrick Walsh Neto (Núcleo Fortaleza – Fortaleza-CE)

>> Clique aqui e acesse a programação completa da Conferência.

*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília-DF) e Diretor-Adjunto do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).

7 respostas
  1. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Considero de excelência esse movimento de mostrar o conhecimento e a estrutura da UDV no âmbito de pesquisadores e usuários, fortalecendo nosso lugar referencial de uso consciente do Vegetal. Penso também que será muito bom podermos conhecer todo o material que estará sendo apresentado em Girona. Que as apresentações sejam bem sucedidas!

    Responder
  2. Marcio Cardenuto
    Marcio Cardenuto says:

    Nossa presença é importantíssima em eventos dessa natureza.
    Gratidão aos que se dispõe ao trabalho e que tão bem vem zelando, como o Mestre Gabriel indicou.

    Responder
  3. MARCIO SANTOS PASSOS
    MARCIO SANTOS PASSOS says:

    Muito boa a iniciativa da Representação Geral em se fazer presente mostrando o trabalho sério que a UDV vem realizando para preservar e desenvolver a obra do Mestre Gabriel. Parabens e bom sucesso a todos os que estão envolvidos nesta missão.

    Responder
  4. Lucas Augusto Leal Brito
    Lucas Augusto Leal Brito says:

    A UDV vem circulando o mundo, assim como disse o criador da União, José Gabriel Da Costa. As pesquisas de investigação científica vem comprovando a responsabilidade e seriedade dessa entidade!

    Respeitosamente,
    Lucas Augusto Leal Brito
    Sócio DAV DE Araguaína-TO.

    Responder
  5. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Tenho fé que nossos irmãos representarão a nossa Sagrada UDV com competência.
    Desejo a todos uma boa viagem e que cumpram com alegria mais esta missão, trabalhando com amor por essa obra do Mestre.
    Fica conosco a esperança de que possamos assistir a essas apresentações, um dia…
    Grande abraço a todos

    Responder
  6. Bruna Scavuzzi
    Bruna Scavuzzi says:

    Excelente iniciativa e sem duvidas uma oportunidade para aqueles que queiram conhecer mais sobre estas plantas sagradas. Devemos divulgar aos amigos europeus que estejam interessados em conhecer esse chá.
    Parabéns a todos os envolvidos e tenham uma boa viagem!

    Responder
  7. Sergio
    Sergio says:

    Boa tarde,
    Sou de Vitória, no Espírito Santo, e gostaria de conhecer a UDV. Poderiam me indicar algum templo e o tel de contato?

    RESPOSTA
    Caro Sergio,
    Somos gratos pelo seu comentário. Respondendo ao seu pedido, entre em contato através do seguinte endereço: https://udv.org.br/contato/

    Att,
    Equipe do Blog.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *