UDV no Brasil: de Norte a Sul, de Leste a Oeste

Equipe do Blog*

| 18 julho, 2018

Ilustração: Renato Palet.

O Mestre José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel) declarou a criação da União do Vegetal, em 22 de julho de 1961, num seringal na divisa do então Território Federal de Rondônia com a Bolívia, durante Sessão do Vegetal da qual participaram sua família e um grupo pequeno de pessoas. Desde então, vem crescendo de maneira firme e sustentada no Brasil e em mais 10 países (Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália). Tem hoje sócios de 60 nacionalidades.

No Brasil, a UDV tem 19.763 sócios em 172 Núcleos, na sua Sede Geral e em quinze Distribuições Autorizadas de Vegetal (DAVs), localizados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Para ilustrar essa presença, no mês do 57º aniversário da União do Vegetal, o Blog da UDV selecionou quatro Núcleos situados nos extremos geográficos de nosso país e que estão assinalados no mapa que abre esta matéria.

O mais ao Norte é o Núcleo Santa Rosa, localizado em Boa Vista (Roraima). O mais ao Sul, o Núcleo Porto Alegre, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). O mais ao Leste, o Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, em João Pessoa (Paraíba) e o mais a Oeste, o Núcleo Marechal, em Marechal Thaumaturgo (Acre).

Panorama

O Blog da UDV fez um rápido panorama para cada um desses quatro Núcleos, para homenagear toda a irmandade da União do Vegetal no Brasil, neste mês festivo:

Núcleo Santa Rosa

Foto: Mário Junio

O Núcleo Santa Rosa (Boa Vista-Roraima) é o que fica mais ao Norte do Brasil e surgiu de um desmembramento do Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista-RR), mas também com a participação de discípulos da UDV que eram sócios do Núcleo Boa Vista (Boa Vista-RR). O Núcleo Santa Rosa foi inaugurado em 7 de setembro de 2010, mas a movimentação para o desmembramento teve início em 2001. Tem hoje 100 sócios e seu Mestre Representante é Eliseu de Mendonça Ramos.

Núcleo Porto Alegre

Foto: DMC/Núcleo Porto Alegre

O Núcleo Porto Alegre (Porto Alegre-Rio Grande do Sul) é o que fica o mais ao Sul do Brasil. Foi inaugurado na condição de Pré-núcleo, em 5 de abril de 2008, como um desmembramento do Núcleo Jardim das Flores (Porto Alegre), o primeiro da União do Vegetal a se instalar no Rio Grande do Sul. Em 12 de dezembro de 2009, o Pré-núcleo foi elevado à condição de Núcleo Porto Alegre. Tem 84 sócios e seu Mestre Representante é José Gomes Machado.

Existe uma distribuição de Vegetal na cidade de Pelotas (RS), ligada ao Núcleo Mãe Santíssima (Itaara-RS), mas que ainda não se constitui numa Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV). Quando isso acontecer, passará a ser o local mais ao Sul do país a contar com uma DAV ou Núcleo da União do Vegetal.

Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel

Foto: DMC/Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel

O Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel (João Pessoa-Paraíba) é o que fica mais a Leste do Brasil (e também das Américas). Foi inaugurado como Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de João Pessoa, em 28 de janeiro de 2006, mas sua história teve início em 2002, com as primeiras sessões realizadas na cidade por sócios filiados ao Núcleo Campina Grande (Campina Grande-PB). Em 28 de janeiro de 2009, a DAV passa a ser denominada Pré-núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, que era filho de Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina (Raimunda Ferreira da Costa). Atualmente, tem 158 sócios e seu Mestre Representante é Ricardo Canella.

Núcleo Marechal

Foto: DMC/Núcleo Marechal

O Núcleo Marechal (Marechal Thaumaturgo-Acre) é o que fica mais ao Oeste do Brasil. Foi oficializado como uma distribuição de Vegetal em 15 de novembro de 2002, mas as primeiras sessões da UDV na cidade ocorreram em 1994, organizadas inicialmente por irmãos filiados ao Núcleo Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul-AC) e também por irmãos que moravam no próprio município de Marechal Thaumaturgo. O Núcleo Marechal tem atualmente 89 sócios e seu Mestre Representante é Antônio Cristóvão de Oliveira.

*Esta matéria contou com a colaboração dos monitores do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) dos Núcleos Santa Rosa, Porto Alegre, Conselheiro Salomão Gabriel e Marechal.

5 respostas
  1. Carlos Sônio
    Carlos Sônio says:

    Uma responsabilidade grande administrar tamanho crescimento. É certo que contamos com a capacidade administrativa dessas pessoas que se dignaram a estarem a frente dos trabalhos. Desejo saude e resistencia a todos nós.

  2. Rose
    Rose says:

    Muita bonito material, que gratidão poder ver a união crescendo sempre. É bem feliz porque foi no Núcleo Marechal onde bebeI pela primeira vez o chá e desde então estou seguindo nessa Obra Sagrada.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário