UDV lança vídeo em homenagem aos 10 anos da Central de Formação de Plantadores

| 11 Novembro, 2020

Equipe do Blog

Vivências caianinhas proporcionam aos sócios uma experiência única do seio da floresta amazonica | Foto: Mário Jr.

No dia 10 de novembro de 2020, a Central de Formação de Plantadores e Zeladores, localizada no município de São João da Baliza, no Estado de Roraima, comemorou 10 anos da sua criação. Para celebrar essa data, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou no Canal do Blog da UDV no Youtube, um vídeo comemorativo que mostra o que é a Central, seus objetivos e um pouco da história desse trabalho que é realizado em plena floresta amazônica.

Além dos relatos das pessoas que deram origem a essa iniciativa, o vídeo traz também depoimentos do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, do presidente da UDV, Tadeo Feijão, e de Mestres fundadores do Centro, como Mestre Herculano e Mestre Monteiro. Destaque especial também para a parte artística e cultural do vídeo, que vai contar com artistas como Marcos Lessa, Juraildes da Cruz, Xangai e Jackson Costa.

Assista o vídeo comemorativo dos 10 anos da Central de Plantadores

Floresta preservada

Localizada numa região de floresta ainda preservada, a Central de Formação de Plantadores e Zeladores possui uma área de cerca de 60 hectares onde se pode encontrar uma grande diversidade de fauna e flora, com muitas espécies da Amazônia. Na Central, são realizadas capacitações de plantadores e zeladores de Mariri e Chacrona, voltadas para os sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Lá, os participantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o plantio e manejo do Mariri e da Chacrona, conhecer um pouco mais outras plantas nativas da floresta (Samaúma, Castanheira, Mulateiro, etc) e ainda participar de oficinas de capacitação, como construção de cercas de arame liso e arame farpado, fabricação de estacas de concreto, manutenção de motores e ferramentas, combate a incêndios, entre outras.

Desde que foi criada, em 2010, a Central já atendeu mais de 800 sócios da União do Vegetal, do Brasil e do exterior. É uma iniciativa que faz parte das ações do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da UDV.

A origem da Central

A história da Central de Formação de Plantadores tem origem no início da União do Vegetal no estado de Roraima. O Núcleo Estrela do Oriente surgiu em 1984 para atender discípulos que bebiam o Chá Hoasca em Boa Vista. Sob responsabilidade do Mestre Manoel Nogueira, foram feitas as primeiras pesquisas de Mariri e Chacrona na região. Naquela época, as plantas não foram encontradas. O Vegetal era trazido de Porto Velho ou de Manaus e, ao mesmo tempo, desenvolveu-se um plantio no sítio Apuí, doado pelo Mestre Francisco de Borges Monteiro.

De acordo com o Mestre Aloysio Menezes Junior, no início dos anos 90, novas pesquisas de Mariri foram feitas no sul do estado, em São João da Baliza, mas os primeiros pés de Tucunacá nativos só foram encontrados na floresta em 1996. Em meio às pesquisas, iniciou-se ainda um plantio na região de São João da Baliza, que também atendia o Núcleo Boa Vista, recém-criado na capital de Roraima.

Posteriormente, houve a aquisição de um terreno maior, de 60 hectares, onde havia pés nativos de oito dos nove vegetais – faltava apenas a Imburana-de- cheiro. Era o início das atividades do sítio José Gabriel da Costa, que tornou-se a sede da Central de Formação de Plantadores e Zeladores, fundada em 10 de novembro de 2010.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *