UDV apoia estudo que aborda as linhagens genéticas do Mariri
| 20 Abril, 2023
Um estudo conduzido por pesquisadores e estudantes no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM), conseguiu identificar uma região do DNA localizado no núcleo das células do cipó Mariri (Banisteriopsis caapi) que pode ser usada como elemento marcador e permite identificar diferentes linhagens genéticas da planta, uma das utilizadas no preparo do Chá Hoasca (também conhecido por Ayahuasca). Além de identificar esta região específica do DNA, os pesquisadores também compararam se há alguma correspondência entre as linhagens reveladas pelos estudos genéticos, com o saber tradicional caboclo a respeito da planta.
A comparação registrou alta convergência entre o resultado das análises genéticas e o conhecimento tradicional, que registra a existência de diversos tipos do cipó com diferentes nomes como: caupuri, tucunacá, pajezinho. O primeiro artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Genetic Resources and Crop Evolution.
O trabalho teve o apoio da Centro Espirita Beneficente União do Vegetal por meio do seu Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) e também da irmandade de Núcleos da UDV dos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.
>> Veja a publicação completa no Blog UDV-CIÊNCIA clicando aqui.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Sempre buscando mais conhecimento
Ciência e religião. É a união perfeita para o desenvolvimento espiritual.
Eu acho essa pesquisa muito interessante, muito bom quem pode tomar esse chá para mim ele é um remédio pra alma. A União do Vegetal têm muitas coisas boas, ajuda os menos favorecidos e isso é tudo de maravilhoso. Na minha cidade não tem. Paz e luz à todos.