Sócios da UDV de Minas Gerais visitam a Central de Formação de Plantadores

Anderson Fonseca (*)

Participantes aprendem a identificar Mariri na floresta | Foto: Diro Oliveira.

Conhecer mais de perto o trabalho da Central de Formação de Plantadores, ampliar o contato com o Mariri (Banisteriopsis caapi) e com a Chacrona (Psychotria viridis) nativos e ter outras vivências na floresta foram os objetivos de um Encontro promovido pela 12ª Região, em São João da Baliza (RR), com 84 sócios de nove Núcleos da União do Vegetal.

A iniciativa de organizar o evento, que também teve caráter de expedição – uma vez que deslocou um bom número de pessoas de uma Região para outra –, partiu de Alexandre Magalhães Brandão, integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Recanto das Flores (Ubá-MG). Após ter participado do Encontro do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da 12ª Região, realizado em Lagoa da Prata (MG), em abril de 2016, ele sentiu a necessidade de conhecer mais de perto o trabalho da Central de Formação de Plantadores.

O Encontro ocorreu entre os dias 25 e 28 de fevereiro, com a participação de membros de nove Núcleos localizados em Minas Gerais: Divinópolis (Divinópolis), Flor Encantadora (Sabará), Luz Divina (Governador Valadares), Menino Rei (Esmeraldas), Mestre Euclides (Moema), Recanto das Flores (Ubá), Rei Rabino (Nova Serrana), Rei Salomão (Betim) e Santana do Paraíso (Santana do Paraíso).

Apoio

Com o apoio do Mestre Central da 12ª Região, José Vitório T. Moreira, e do Coordenador do Plantio da 12ª Região, Mestre João Magno, que também integraram o grupo que viajou até Roraima, a ideia ganhou força e, rapidamente, foi abraçada por um número expressivo de irmãos de toda a Região.

No Encontro, a irmandade da 12ª Região foi apresentada ao ambiente de origem do Mariri e da Chacrona e de outras plantas sagradas: a floresta amazônica. Além disso, os participantes puderam fortalecer a ligação com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente, por meio do conhecimento do importante trabalho de educação e preservação realizado pela Central de Formação de Plantadores.

Uma série de ações foi realizada dentro da floresta, com destaque para a pesquisa e a identificação do Mariri e de outras plantas importantes no contexto ambiental para o Departamento de Plantio e Meio Ambiente da UDV. Houve, ainda, um preparo do Vegetal, uma sessão extra, na sombra de uma Samaúma, oficinas e uma noite de confraternização, com música e boas conversas.

A avaliação geral do Encontro foi bem positiva e acredita-se que servirá de incentivo para a realização de novos Encontros, no mesmo formato, com irmandades de outras Regiões da UDV.

O Encontro também contou com o importante auxílio e presença do Mestre Central da 16ª Região, Aloísio P. Menezes (que também é Coordenador da Central de Formação de Plantadores de São João da Baliza), do Diretor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente, Mestre Armínio Pontes, e de Beethoven Figueiredo, Vice-Diretor de Pesquisas Científicas do Departamento de Plantio e Meio Ambiente.

* Integrante do Quadro de Sócio e monitor do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Menino Rei (Esmeraldas – MG).

Publicado em 20 de março de 2017. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *