UDV realiza encontros de plantio em MG e Região Sul

Irmandade reunida durante o Encontro do Departamento de Plantio de Meio Ambiente da 9ª Região | Foto: Gustavo Gealh

O Departamento de Plantio e Meio Ambiente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou recentemente duas atividades importantes. Entre 20 e 23 de abril passado, em Lagoa da Prata (MG), ocorreu o 2º Encontro de Práticas de Plantio e Manejo de Mariri e Chacrona da 12ª Região (que abrange núcleos da UDV no estado de Minas Gerais). Em 30 de Abril e 1º de Maio, na área de plantio do Núcleo São Cosmo e São Damião, Antonina( PR), realizou-se um encontro dirigido aos monitores e equipes de plantio da 9ª Região (que abrange núcleos nos estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Essas duas atividades se somaram ao Encontro de Plantio da 4ª Região (que abrange núcleos da UDV na Bahia), ocorrido em 8 e 9 de abril passado. O Diretor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente, mestre Armínio Pontes (Núcleo Menino Deus – Manaus-AM), destacou que os três encontros foram bem produtivos e grandes oportunidades para abordar os novos desafios do Departamento.

“Vemos com alegria que as regiões estão em busca de consolidar um plantio próprio e de qualidade, bem como a construção de um planejamento de longo prazo da autossustentabilidade de Mariri, Chacrona e espécies lenheiras. Parabéns aos organizadores e nos colocamos à disposição para continuar auxiliando na construção deste belo e sagrado trabalho”, afirmou mestre Armínio.

Lagoa da Prata

Participantes da 12ª Região recebem orientações sobre os fundamentos da agrofloresta | Foto: DMD/Lagoa da Prata

O encontro de Lagoa da Prata teve a participação de 118 plantadores, oriundos de 12 núcleos da 12ª Região, incluindo alguns participantes de núcleos da 3ª e 5ª Regiões (que abrange, respectivamente, núcleos de São Paulo e Rio de janeiro e Espírito Santo). A programação de capacitação de plantadores contou com oficinas de campo que abordaram temas como agrofloresta, solo, sementes, mudas, manejo de Mariri e Chacrona, ferramentas e segurança, propriedades dos Nove Vegetais, biogel, composto orgânico e radiestesia, dentre outros. O Mestre Central da 12ª Região, José Vitório Tavares Moreira, participou do encontro e enfatizou a importância do alinhamento dos plantadores da Região com as orientações do Departamento de Plantio.

Antonina

Cerca de 80 pessoas dos 14 núcleos e Distribuições de Vegetal da 9ª região participaram das atividades em Antonina. Estudaram a características de plantio e desenvolvimento do Mariri, Chacrona e dos Nove Vegetais. Estudaram também as diretrizes trazidas nesse novo momento do Departamento, que inclui o plantio de madeiras lenheiras e a autossustentabilidade dos Núcleos da União do Vegetal. O Mestre Central da 9ª Região, Walter Barriunuevo Monteiro, participou das atividades e destacou como muito importante o aprendizado e confraternização entre os presentes.

Central de Formação de Plantadores

Os encontros em Lagoa da Prata e Antonina contaram com a participação do Mestre Central da 16ª região e Presidente da Central de Formação de Plantadores de Mariri e Chacrona (São João do Baliza-RR), mestre Aloysio Menezes Junior, que coordenou importantes oficinas de campo, com destaque para a trilha dos Nove Vegetais.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *