Revista acadêmica publica resenha do livro “Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente”

O livro “Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente”, organizado por Joaze Bernardino Costa, foi objeto de um artigo de resenha publicado na revista acadêmica Sociedade e Estado. O texto é assinado por Ivanilde Gonçalves de Moura, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

Na resenha, a autora apresenta brevemente o escopo de cada um dos vinte e dois textos que compõem a obra, e destaca sua importância para os pesquisadores interessados em conhecer mais da espiritualidade hoasqueira de maneira geral e, em especial, da União do Vegetal. “A UDV revela-se, descortina-se, explica-se ao se dar a estudos científicos farmacológicos, psicológicos, sociológicos, antropológicos e realizar congressos (…). O livro oferece, nas palavras dos produtores/as da religião hoasqueira, as categorias com as quais eles embasam sua religiosidade e pensam o mundo”, escreve ela. A íntegra do texto está disponível on-line e pode ser lida aqui.

A revista Sociedade e Estado é publicação ligada ao departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, em circulação desde 1986. No sistema de classificação de periódicos científicos brasileiros mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a revista é qualificada como A2, o que a situa no grupo das de maior impacto na área de sociologia.

Mais informações

Publicado em 2011, “Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente” foi organizado a partir do II Congresso Internacional da Hoasca, realizado em Brasília em 2008. O livro contém os artigos apresentados durante o congresso escritos por 44 autores, entre sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e cientistas, representantes da sociedade civil e dirigentes de outras sociedades hoasqueiras. “Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente” pode ser adquirido junto à Diretoria Geral, por meio de solicitação feita pelas secretarias dos núcleos ou diretamente na Editora Mercado das Letras.