9ª Edição do Festival Água no 3º Milênio – DF

Com o encerramento da 8ª edição, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, foram abertos os trabalhos para a 9ª Edição. Como a água, o Festival acontece em ciclos, quando um se completa, um novo se abre. Neste ano de 2012, foram apresentadas atividades de arte, cultura e educação ambiental em vários pontos do DF. Agora, estas atividades ambientais terão continuidade e serão apresentadas no próximo ano. O Festival é um evento promovido pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Coincidentemente, depois de mais de quatro meses de seca no DF, no dia de abertura do Festival fomos agraciados com uma bela chuva, que veio pra tornar menos árida a nossa cidade. Em todos brotou o sentimento vivo de que “perto da água tudo é feliz”.

Durante os dois dias do evento aconteceram várias outras atividades ambientais e culturais em diversos pontos do DF. No dia 21, foram realizadas oficinas que abordaram o tema do lixo eletrônico, um dos grandes problemas da civilização contemporanea. As crianças tiveram oportunidade de aprender como é montado um computador, para que serve cada peça, porque elas não devem ser descartadas no lixo comum e como reutilizá-las. Foram também realizadas oficinas com separação de lixo seco e orgânico, de construção de brinquedos com garrafa PET e uma encenação sobre o ciclo da água. Ao todo, mais de 200 crianças participaram das diversas atividades de educação ambiental e cidadania.

No dia 22, as atividades aconteceram no Núcleo Estrela Matutina – zona rural do DF, onde cerca de 110 pessoas tiveram a oportunidade de assistir o documentário “A Voz das Avós”, do cineasta João Amorim. Foi feita ainda a apresentação do Relatório 2012 da que registra as Diretrizes Ambientais do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Água, Biodiversidade e Cultura.

Os participantes puderam visitar as Estações do Núcleo Estrela Matutina, cada uma delas mostrando um pouco do que tem sido realizado por aquele grupo de pessoas para zelar pelo meio ambiente. No encontro, o advogado e ambientalista André Lima apresentou o mapa “Novo Encanto faz no DF”, mostrando as realizações da ONG na região. Ele aproveitou também para lançar uma campanha de coleta de lixo eletrônico, que será realizada através de uma parceria entre as ONGs Novo Encanto e Programando o Futuro. Um dos pontos de coleta será justamente a Escola Parque 210/Norte, onde foi realizada a abertura do Festival, consolidando e dando continuidade ao trabalho de educação ambiental.

Coroando as atividades no Estrela Matutina, o Grupo Teatral do Núcleo, formado por crianças e adolescentes, apresentou a bonita e lúdica peça “Agá Dois Ó – Água e Meio Ambiente”. Após a saudação à água, foi encerrada a 8ª edição do Festival no DF, abrindo-se em seguida os trabalhos para a 9ª edição.

Ações Contínuas

O Festival Água no 3ª Milênio é um palco onde é apresentado o resultado do que foi realizado durante o ano pela Novo Encanto, durante o intervalo das edições. O evento reúne atividades lúdicas e informativas, sendo por isto um momento de festa em torno deste bem sagrado que é água, além de um cenário de reflexão e de informação sobre a necessidade de preservação deste bem vital.

Realizado em parceria com o Poder Público e a Sociedade Civil, o projeto teve início na cidade de Caxambu, Minas Gerais, no ano de 2000, e hoje é realizado em outras cidades brasileiras e também em Madrid, na Espanha, vivendo um momento de expansão. Trata-se de um projeto de cidadania, que tem como lema “Água pela Paz”, e que associa arte e ecologia para sensibilizar e educar, visando a preservação do meio ambiente, com enfoque na Água.