Realizada a 27ª Expedição ao Seringal Novo Encanto

| 16 agosto, 2022

Caio Frederico*

A 27ª Expedição ao Seringal Novo Encanto (Lábrea-AM) foi realizada entre os dias 6 e 10 de julho de 2022 e contou com a presença do Mestre Clovis Cavalieri e de outros 38 expedicionários dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal. Liderados pelo Mestre Clovis, acompanhado de sua esposa, Conselheira Andrea Cavalieri, os participantes da 27ª Expedição compartilharam de momentos de alegria e beleza por meio da maneira simples de ser do casal e da disposição para estarem juntos nas atividades.

O bom humor e os ensinamentos trazidos de maneira firme e amorosa por Mestre Clovis foram pontos altos da programação e emocionaram os expedicionários – entre eles 11 sócios do Núcleo São Cosmo e São Damião (Curitiba-PR) que se organizaram desde 2021 para a vivência na floresta. Incentivadores das expedições, o Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Mestre Thiago Beraldo, e o Diretor de Gestão do Seringal Novo Encanto, Mestre José Roberto Barbosa, também estiveram presentes.

O Seringal Novo Encanto, que hoje dispõe de melhor infraestrutura material, é uma área muito semelhante ao ambiente vivido pelo Mestre Gabriel em seu tempo de seringueiro na Amazônia e ainda hoje conserva estradas de seringa (os caminhos dos seringueiros), seringueiras e outras árvores nativas da floresta, inclusive o Mariri e a Chacrona. Da década de 60 pra cá, muita coisa mudou, especialmente em razão do desmatamento na área, por isso a Novo Encanto tem papel fundamental no trabalho de revitalização e conservação das áreas de floresta onde o Mariri e a Chacrona são nativos.

Depoimentos

“As coisas que eu mais gostei foi o rio e o açaí sem açúcar (achei diferente, mas muito gostoso) e com certeza a baixaria¹ que estava uma delícia. De 0 a 10 foi 100 de 10!”

João Vitor, 10 anos

“Muito ainda poderia se dizer de uma expedição rica em experiências e ensinamentos, que quem ainda não fez este descobrimento se prepare em breve para seguir os caminhos da Novo Encanto.”

Carlos Carvalho, 79 anos

28ª Expedição ao Seringal

Estão abertas as inscrições para a 28ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de outubro de 2022, com a presença do Mestre Raimundo Monteiro de Souza (Presidente de Honra da NE) e sua esposa, C. Zildinha Felícia da Costa.

Faça sua inscrição no site da Novo Encanto clicando aqui.

¹Prato típico da região feito com cuscuz, carne moída, ovo frito, tomate e cheiro-verde.

*Caio Frederico é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo São Cosmo e São Damião e Monitor local da Associação Novo Encanto (Curitiba-PR).

2 respostas
  1. Maria Fernanda Coelho Junqueira
    Maria Fernanda Coelho Junqueira says:

    Essa expedição foi cheia de alegria, simplicidade e amor. Uma felicidade vivenciar tamanha beleza e cura com todos os presentes. Só tenho o que agradecer. Ah… e a alimentação foi de primeira qualidade!

    Responder
  2. Nostradamus França
    Nostradamus França says:

    Ir ao Seringal Novo Encanto é um reencontro com a espiritualidade. Um Portal que nos conecta com o sagrado existente em nós. Estar na área do seringal é ser preenchido de imensa alegria, principalmente pelo acolhimento dos amigos que ali estão nos dando todo o suporte e atenção necessária. A Natureza é amiga e acolhedora !

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *