UDV realiza campanha de doação de sangue e ações sociais em Roraima

Gabriela Marcondes*
Kelly Brasil**

| 18 Agosto, 2022

Irmandade de Boa Vista realiza atividades em homenagem ao Dia da Paz e Conciliação | Foto: Eduardo Quincó.

Em alusão a 22 de julho como o Dia da Paz e da Conciliação, instituído por lei em janeiro de 2011 no Estado de Roraima, e em comemoração aos 61 anos de existência da União do Vegetal (UDV), a irmandade da 16ª Região da UDV realizou, entre os dias 11 e 16 de julho de 2022, a campanha Onde há Paz existe Amor e Vida. Na sua segunda edição, o evento contou com a participação de 85 doadores de sangue e o empenho de toda irmandade para abastecer o Hemocentro de Boa Vista (RR).

De acordo com o Coordenador Regional do Departamento Médico Científico (DEMEC) da 16ª Região, Rafael Antônio Silveira, do Núcleo Estrela do Oriente, esta ação procurou sensibilizar as pessoas para um gesto tão nobre que é doar sangue.

“O DEMEC, em parceria com Departamento de Beneficência da 16ª Região, vem desenvolvendo um trabalho de sensibilização diante da irmandade da UDV, amigos, familiares e a sociedade em geral sobre a necessidade da doação de sangue voluntária. Doar o que temos de melhor em cada um de nós, amor, é se conciliar com a paz. Um gesto de amor, um ato capaz de salvar vidas. Com 85 gestos de amor, a campanha vem trazendo a consciência a todos nós que a União do Vegetal vem dominar o mundo pela paz, começando por um gesto simples de cada um de nós”, afirmou Rafael.

Dia D

Sábado, dia 16 de julho, aconteceu o dia D, no qual se teve a maior concentração de doadores para auxiliar no abastecimento de sangue do Hemocentro de Roraima, que sempre precisa dessas doações voluntárias. Neste dia também houve um empenho da irmandade para falar com os transeuntes sobre a Paz e a Conciliação.

“A doação de sangue é uma importante ação beneficente de amor ao próximo. É uma atitude voluntária e altruísta, sem troca de valor monetário e sim de salvar vidas. A doação de sangue tem como objetivo reestruturar as necessidades do paciente, por meio da transfusão e/ou do transplante de células necessárias em cada caso. Vale ressaltar, que um doador de sangue pode salvar até 4 vidas”, afirmou a Conselheira Madalena Menezes, do Núcleo Santa Rosa, Roraima, que é psicóloga do setor de Captação do Hemororaima e foi a porta para que a campanha fosse realizada.

5ª edição do Passeio Ciclístico | DMC/N. Santa Rosa.

Ações sociais

Além da doação de sangue, aconteceram três ações importantes. A primeira delas, em 21 de julho, a irmandade do Núcleo Mestre Constantino, no Município de Rorainópolis, realizou uma carreata em prol da Paz e da Conciliação.

Na segunda ação, na cidade de Boa Vista, na manhã de Dia 22 de Julho às 7, reuniu-se crianças, jovens e adultos para a entrega de mudas de plantas e folders com informações sobre a lei, em dois sinais da Cidade levando aos transeuntes e motoristas palavras positivas sobre a importância de cultivar em nós sentimentos bons de paz e conciliação. Este trabalho foi desenvolvido pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico em parceria com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (OE) da UDV.

Para finalizar as programações desta data festiva, em 22 de julho aconteceu a terceira ação, a 5ª edição do Passeio Ciclístico que reuniu a irmandade da 16ª Região e demais pessoas da população roraimense para pedalar, caminhar ou correr em prol da Paz e da Conciliação. O Passeio Ciclístico buscou promover um momento de lazer e união entre as famílias, estreitar os laços de solidariedade e amizade entre sócios da União do Vegetal e a população roraimense para assim conscientizar a todos sobre a importância de termos Paz e Conciliação.

“É com alegria que no mês de julho realizamos um Passeio Ciclístico em alusão ao Dia 22 de Julho, em que conseguimos uma arrecadação de 230 kg de alimentos, beneficiando as próprias famílias das nossas irmandades, da nossa Região. Que possamos continuar expandindo essa força da beneficência, do amor ao nosso próximo, honrando assim o coração do nosso Guia Espiritual José Gabriel da Costa”, expressou a Coordenadora do Departamento de Beneficência da 16ª Região, Conselheira Janine P. Rodrigues de Araújo (Núcleo Boa Vista – RO).

*Gabriela Marcondes é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Boa Vista (Boa Vista – RR) e Auxiliar do DMC 16ª Região.

**Kelly Brasil é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista – RR) e Coordenadora do DMC 16ª Região.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *