Pesquisa faz sequenciamento genético do Mariri e da Charona

| 30 Janeiro, 2023

Um grupo de pesquisadores divulgou os primeiros resultados do projeto que está elaborando o sequenciamento genético do Mariri e da Chacrona, os dois vegetais usados na preparação do chá Hoasca. Os dados estão no artigo intitulado The complete organellar genomes of the entheogenic plant Psychotria viridis (Rubiaceae), a main component of the ayahuasca brew (Os genomas organelares completos da planta enteogênica Psychotria viridis (Rubiaceae), um componente principal da bebida ayahuasca), publicado na revista científica PeerJ.

O estudo conta com o apoio do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. O Mariri usado nas análises foi coletado no Núcleo Menino Galante (Mairiporã- SP). Dentre as instituições de pesquisa envolvidas no projeto estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Clique aqui e leia a íntegra da matéria respeito desse assunto  publicada no Blog do site UDV-Ciência, de autoria de Pablo Gonçalves, Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Galante (Mairiporã- SP), e jornalista com mestrado em Ciências da Religião.

UDV-CiênciaUDV-Ciência é a coordenação responsável pelo assessoramento acadêmico-científico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal . É responsável por acompanhar pesquisas que são realizadas a respeito do Chá Hoasca e é interlocutora da UDV para o diálogo com comunidade acadêmico-científica.

3 respostas
  1. Elson Farias
    Elson Farias says:

    Que boa notícia em ler o artigo que já a algum tempo vem sendo estudado e que venham as novas contribuições para a pesquisa científica dentro do Centro.
    Abraços fraternos,
    Elson Farias

    Responder
  2. CARMINA MARIA FEITOSA DIAS
    CARMINA MARIA FEITOSA DIAS says:

    A vinculação e o respeito da UDV com a ciência só reforça a importância e seriedade desta religião que tantas colaborações traz para a Humanidade. Parabéns!

    Responder
  3. Marco Aurelio
    Marco Aurelio says:

    O artigo publicado no blog da União do Vegetal (UDV) apresenta uma pesquisa muito interessante sobre o mariri e a chacrona, duas plantas sagradas utilizadas no contexto do Santo Daime. O estudo realizou o sequenciamento genético dessas plantas, permitindo uma melhor compreensão da sua composição e das propriedades químicas que lhes conferem os efeitos alucinógenos que são valorizados na tradição do Santo Daime. Essa pesquisa é muito relevante para a preservação da cultura e da espiritualidade dos seguidores da UDV, além de contribuir para a compreensão científica dos efeitos dessas plantas. Parabéns à UDV por apoiar essa iniciativa e por contribuir para o avanço do conhecimento sobre as plantas sagradas utilizadas no contexto do Santo Daime.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *