Pesquisa faz sequenciamento genético do Mariri e da Charona
| 30 Janeiro, 2023

Um grupo de pesquisadores divulgou os primeiros resultados do projeto que está elaborando o sequenciamento genético do Mariri e da Chacrona, os dois vegetais usados na preparação do chá Hoasca. Os dados estão no artigo intitulado The complete organellar genomes of the entheogenic plant Psychotria viridis (Rubiaceae), a main component of the ayahuasca brew (Os genomas organelares completos da planta enteogênica Psychotria viridis (Rubiaceae), um componente principal da bebida ayahuasca), publicado na revista científica PeerJ.
O estudo conta com o apoio do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. O Mariri usado nas análises foi coletado no Núcleo Menino Galante (Mairiporã- SP). Dentre as instituições de pesquisa envolvidas no projeto estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Clique aqui e leia a íntegra da matéria respeito desse assunto publicada no Blog do site UDV-Ciência, de autoria de Pablo Gonçalves, Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Galante (Mairiporã- SP), e jornalista com mestrado em Ciências da Religião.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Que boa notícia em ler o artigo que já a algum tempo vem sendo estudado e que venham as novas contribuições para a pesquisa científica dentro do Centro.
Abraços fraternos,
Elson Farias
A vinculação e o respeito da UDV com a ciência só reforça a importância e seriedade desta religião que tantas colaborações traz para a Humanidade. Parabéns!
O artigo publicado no blog da União do Vegetal (UDV) apresenta uma pesquisa muito interessante sobre o mariri e a chacrona, duas plantas sagradas utilizadas no contexto do Santo Daime. O estudo realizou o sequenciamento genético dessas plantas, permitindo uma melhor compreensão da sua composição e das propriedades químicas que lhes conferem os efeitos alucinógenos que são valorizados na tradição do Santo Daime. Essa pesquisa é muito relevante para a preservação da cultura e da espiritualidade dos seguidores da UDV, além de contribuir para a compreensão científica dos efeitos dessas plantas. Parabéns à UDV por apoiar essa iniciativa e por contribuir para o avanço do conhecimento sobre as plantas sagradas utilizadas no contexto do Santo Daime.