Os 85 anos de Mestre Spencer

| 16 Junho, 2023

No dia de hoje, o Mestre Spencer de Moraes Pupo Nogueira faz 85 anos. O Blog da UDV faz um singela homenagem ao amigo e irmão de Luz neste texto de autoria do Mestre João Luiz Cotta Neto*

Honrar a tradição da UDV, obedecendo à orientação do Grande Mestre: “Segui com os primeiros irmãos”, é reconhecer, respeitar e valorizar o bem plantado na edificação da União do Vegetal por nosso Mestre, sua família, os Mestres da Origem e por irmãos pioneiros que derramam suor para formar, em diversas localidades, os Núcleos que compõem o Centro.

Mestre Spencer Pupo Nogueira é um primeiro irmão da União do Vegetal em Campinas que está inteirando 85 anos, neste dia 16 de junho. Quando encontrou a União e bebeu o Vegetal pela primeira vez, no Núcleo Samaúma, em 1976, sua vida começou a mudar. Viu-se diante de um contraste entre a complexidade intelectual que o impressionava naquela época e a simplicidade cabocla e a sabedoria do Mestre Gabriel, que o encantaram.

Abriu-se uma realidade de ordem espiritual que ele sequer imaginava que existia e que, na verdade, sempre existirá. Realizou transformações em si, sendo lapidado ao longo do tempo pela Luz do Grande Mestre. Abraçou a causa da União, trabalhando ao seu modo para que, primeiramente, o Pré-Núcleo Lupunamanta em 1980, depois elevado a Núcleo em 1982, pudesse ser um lugar onde a Palavra do Mestre se expandisse e conseguisse chegar a mais e mais pessoas. Anos depois, continuou esse trabalho no Núcleo Alto das Cordilheiras, onde também foi sócio fundador.

Mestre Paixão

Ele teve muita empatia e uma sintonia fina com Mestre Paixão, Mestre Representante do Núcleo Samaúma àquela época, que se tornou uma grande referência, e seu coração se fidelizou à União do Vegetal porque ele encontrou a sua Casa Espiritual, o que representou uma verdadeira redenção em sua vida. Por intermédio de M. Paixão, Spencer enxergou o Mestre como Ele se apresentava aos seus discípulos.

Paixão tinha sabedoria e autoridade, mas tinha humildade e doçura no trato, sendo um amigo que sabia cativá-lo. Também encontrou no Mestre Mário Piacentini um importante precursor na 3ª Região da UDV, um homem com força admirável de realização e um visionário que também o inspirou. Mestre Mário, por sua vez, o compreendeu, tornando-se seu amigo – mesmo algumas vezes o Spencer arquiteto não concordando com Mestre Mário construtor.

Sua sorte foi ter Lúcia como esposa, uma mulher notável, de força e valor, que também abraçou de coração o Mestre Gabriel e a UDV. Conselheira Lúcia foi sua conselheira de todas as horas e grande incentivadora a se firmar no Caminho do Mestre, se desenvolver espiritualmente e a chegar ao Quadro de Mestres da União do Vegetal.

Profissionalmente, ela também o incentivou a fazer o mestrado e depois o doutorado em Arquitetura, tornando-se professor de duas importantes universidades. Assim, o casal realizou um trabalho com dedicação, vencendo algumas dificuldades e se fortalecendo na missão espiritual que coube a eles.

Gratidão

Spencer foi Mestre Representante durante cinco anos no Núcleo Lupunamanta e depois no Núcleo Alto das Cordilheiras, no período de 1997 a 2003. Na relação com os discípulos, na qualidade de Mestre Representante, queria que se superassem e fossem vitoriosos, incentivando cada um a ultrapassar seus próprios limites. Tenho real gratidão por ter me trazido para a União do Vegetal e pelos benefícios que isso vem produzindo ao longo tempo a mim e a minha família.

Em síntese, ele, com esse jeito de conversar sem pressa, sempre trazendo aspectos e compreensões interessantes, cativou muitas pessoas, sejam discípulos, alunos ou amigos. Hoje mais recolhido e sentindo a idade, continua frequente no pensamento desses companheiros de caminhada que relembram bons tempos de convivência e vivências espirituais.

Antes de concluir, cito um acontecimento, digamos, singular na história do Spencer. Ele gostava de praticar levantamento de pesos. Com 75 anos e excepcional força de vontade, ele treinou muito e sagrou-se Campeão Sul-Americano de Halterofilismo na categoria de sua faixa etária.

Bem, que seja esta singela homenagem ao nobre amigo Mestre Spencer uma declaração de reconhecimento e gratidão, de amizade e de bem-querer. Desejando dias claros e de paz, com conforto e bem-estar, sempre conservando a presença viva do nosso amado Guia Espiritual, Mestre Gabriel, em sua consciência e em seu coração.

Do irmão e amigo,
João Luiz.

João Luis

*João Luiz Cotta Neto é membro permanente do Conselho de Representação Geral (Conage) e integra o Quadro de Mestres do Núcleo Lupunamanta (Campinas – SP).