O olhar do Mestre Gabriel
| 1º de Fevereiro, 2021
Em homenagem ao Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal, que no próximo dia 10, faria 99 anos, o blog da UDV publica novamente o texto “O olhar do Mestre”, de autoria do jornalista Edson Lodi*. O blog deseja que o material publicado possa ser recebido como um presente dedicado à todos que acompanham o “Seu” Gabriel no cumprimento da missão.
Em todos os templos da União do Vegetal, existe afixada na parede principal a foto de Mestre Gabriel. Essa imagem em preto e branco, obtida em um de seus aniversários, desperta a atenção a quem ali penetra. Mestre Gabriel encontra-se em pé, debaixo do arco, sereno, e espelha sua firmeza pelo olhar. Está ereto e demonstra segurança, a confiança de quem sabe o que está fazendo. E em seus ombros a responsabilidade não parece pesar nada mais que o necessário. O Mestre está em sua fortaleza, e o firmamento é o seu alicerce.
A fronte de Mestre Gabriel está levemente iluminada. A luz espalha-se pelo arco e realça a palavra “universal”, nele escrita – anúncio da expansão da União do Vegetal? –, e brilha, ainda, em seu rosto, espelhando os sentimentos do fotógrafo que o observa. O Mestre está grave e sério, como quem carrega uma cruz, e ao mesmo tempo sereno, como quem semeia flores de cores vivíssimas pelo caminho. Será esta luz o espocar do flash ou vem ela de seu iluminado coração?
A quem tem olhos para ver, o olhar firme e penetrante de Mestre Gabriel dá impressão de que enxerga os movimentos do presente e antevê cem anos à frente, em sincronia com o tempo. Transmite, ainda, a impressão de movimentar-se, acompanhando a pessoa que mira sua foto.
Olhar de quem já nasceu para despertar aqueles que buscam pela clareza de um guia espiritual.
O gesto de estender a mão esquerda em direção ao copo emborcado transcende a imagem, as minúcias que o olhar desatento não consegue absorver. Tal qual o marinheiro, que para se lançar no mar e conduzir seus companheiros desemborca a jangada e faz sua oração, Mestre Gabriel está sereno e irradia tranquilidade aos que irão acompanhá-lo ao imponderável, ao que há de vir.
Mestre Cícero** conta que a fotografia foi tirada na casa onde Mestre Gabriel e família residiam, e que servia como Sede para a realização dos trabalhos da União do Vegetal.
Em todo lugar, ele está olhando pra gente. Eu tinha muita prática e botava numa posição que dava pra saber, aonde você olhasse pra ele, ele estava olhando para o seu lado; isso é coisa profissional minha. Foi em uma sessão, na casinha velha, no aniversário dele, só não me lembro qual foi o ano. Eu disse que ia bater uma chapa, ele fez aquele gesto e eu bati. É o jeito dele mesmo.
Na fotografia original, sem o corte realizado para que a foto se adequasse melhor à exposição nos templos, vê-se ainda a presença do irmão conhecido como Manoel Belém e dos Mestres Bartolomeu e Florêncio.
Todos os elementos estão perfeita e naturalmente articulados, compondo o conjunto que emoldura a presença de Mestre Gabriel naquela fotografia. Mas não são simplesmente adornos. A vitrola Belair, simbolizando o uso da música, os copos, a presença da água – na foto, em uma pequena jarra – e o arco são elementos imprescindíveis ao ritual de uma sessão de escala.
Se o observador se detiver mais em sua contemplação, irá perceber que uma vela acesa se encontra à direita de Mestre Gabriel. A razão de seu uso é bem simples. A energia elétrica em Porto Velho, naquela época, era precária, faltava constantemente. Assim, para evitar comentários sobre o que as pessoas poderiam estar fazendo no escuro, ficavam sempre algumas velas acesas.
O bolo em homenagem ao aniversariante foi decorado com a simplicidade do bem-querer e está colocado sobre a rústica mesa. Seu significado vai além da imagem que aparece em primeiro plano na fotografia. No campo invisível dos sentimentos, a força da fraternidade e da alegria ali está representada, marcando um dia especial, que, após o falecimento, a passagem de Mestre Gabriel, viria a ser consagrado pelo amor de seus discípulos: o dia 10 de fevereiro, data de seu aniversário natalício.
*Edson Lodi é integrante do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
**Mestre Cícero Alexandre Lopes é o autor da fotografia de Mestre Gabriel que hoje está presente em todos os Núcleo da União do Vegetal.
Publicação atualizada em 3 de fevereiro de 2021.