O desenvolvimento do ser humano no ato de servir

| 03 Fevereiro, 2022

Luciana Granados*
Mario Lucio de Souza**

Em 10 de fevereiro de 1982, visando a prática da beneficência e a importância para o desenvolvimento do ser humano no ato de servir, criou-se a primeira unidade assistencial da UDV com o nome de Obras Sociais do Núcleo Estrela do Norte Casa da União, em Brasília – DF, sendo responsável pela Diretoria provisória o irmão Yolando Barboza Castro.

Com a transferência da Sede Geral para as dependências nas quais estava instalado o Núcleo Estrela do Norte, aquela instituição passou a se chamar Obras Sociais da Casa da União e teve como primeiro Presidente o Mestre Luís Felipe Belmonte e como primeiro Vice-Presidente o Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho. Em 20 de novembro de 2004, após passar por uma restruturação, ela recebeu a denominação de Associação Beneficente Casa da União.

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2016, o Conselho de Administração Geral (CONAGE) da UDV decidiu pela reestruturação jurídica dessa entidade, de modo que o Diretor do Departamento de Beneficência da Diretoria Geral do Centro também passou a ocupar o lugar de Presidente da Associação Beneficente Casa da União.

A implantação da nova modelagem jurídica da Associação Beneficente Casa da União foi realizada a partir de 6 de janeiro de 2017. Assim, a Casa da União vem realizando as ações do Departamento de Beneficência e vem praticando a fraternidade humana, tendo como objetivo honrar o bom coração do Mestre Gabriel. É um trabalho em união, um movimento de solidariedade, inspirado no amor, na bondade, sem nenhum tipo de discriminação.

Os atendimentos são direcionados às pessoas com necessidades de assistência socioeconômica, educativa, financeira, saúde e emergenciais, com ações pautadas no respeito, dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis, de forma discreta, gentil e respeitosa.

A Beneficência atua em todos os Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal (DAVs) da UDV, tanto no Brasil quanto em outros 10 países. No território brasileiro, há 33 Casas da União associadas, que contam com Diretoria própria local e que recebem supervisão e direcionamento da matriz de forma continuada e permanente, sendo preservadas as autonomias administrativa, fiscal e tributária de cada uma delas.

Em 40 anos de institucionalização, as Casas da União já auxiliaram milhares de pessoas durante todo o tempo que vem atuando, sendo realizadas mais de 500 atividades beneficentes por ano, em 19 regiões do Centro. O que não é mensurável em números – e que para nós tem grande valor – são os laços de amizade que são feitos, os momentos de alegria compartilhados e principalmente o sentimento crescente do amor à prática do bem durante a realização das ações de beneficência!

Todo esse trabalho só é possível por meio do voluntariado, por meio da nossa força de realização e do pleno exercício do amor ao próximo. Acreditamos que é em União que podemos construir a paz e a justiça social que queremos no mundo, através da educação, da assistência à saúde e da promoção do bem-estar de todas as pessoas.

Junte-se a nós nessa nobre jornada e venha ser um agente do bem, procure um monitor da Beneficência e, se possível, associe-se à Casa da União!

*Luciana Granados é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Luz de Maria (Campo Grande – MS) e Vice-Presidente de Comunicação da Casa de União.

**Mario Lucio de Souza é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande – MS) e Presidente Associação Beneficente Casa da União.

>> Clique aqui e leia o texto A Beneficência — a luz, a paz e o amor.

4 respostas
  1. Ana Paula Barbosa de Souza
    Ana Paula Barbosa de Souza says:

    Encantada em conhecer a história da Beneficência.
    Que sigamos fazendo este trabalho de servir com amor e por amor. Saúde e Felicidades pra nós!

    Responder
  2. Dermeval de Sena Aires Jr
    Dermeval de Sena Aires Jr says:

    Parabéns à Diretoria e a todos os participantes da Casa da União, e que esta instituição nobre se perpetue em sua missão, manifestando a luz, a paz e o amor

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *