Casa da União comemora 40 anos de criação

| 03 Fevereiro, 2022

Em 10 de fevereiro próximo, a Casa da União inteirará 40 anos de criação. E, no mesmo mês em que se comemora o centenário de nascimento do Mestre José Gabriel da Costa (dia 10 de fevereiro), o Blog da UDV publica dois textos para homenagear as quatro décadas da entidade que implementa as ações de beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. O primeiro deles faz um breve histórico da Casa da União e informa que a Associação atua nas áreas de assistência socioeconômica, educativa, financeira, de saúde e em ações emergenciais. Já o segundo aborda os exemplos de beneficência dados por Mestre Gabriel e destaca que ele e sua companheira, Mestre Pequenina, já expressavam o sentimento de amor e doação para atender o próximo antes mesmo da criação da União do Vegetal.

O desenvolvimento do ser humano no ato de servir

Luciana Granados*
Mario Lucio de Souza**

Em 10 de fevereiro de 1982, visando a prática da beneficência e a importância para o desenvolvimento do ser humano no ato de servir, criou-se a primeira unidade assistencial da UDV com o nome de Obras Sociais do Núcleo Estrela do Norte Casa da União, em Brasília – DF, sendo responsável pela Diretoria provisória o irmão Yolando Barboza Castro.

Com a transferência da Sede Geral para as dependências nas quais estava instalado o Núcleo Estrela do Norte, aquela instituição passou a se chamar Obras Sociais da Casa da União e teve como primeiro Presidente o Mestre Luís Felipe Belmonte e como primeiro Vice-Presidente o Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho. Em 20 de novembro de 2004, após passar por uma restruturação, ela recebeu a denominação de Associação Beneficente Casa da União.

>> Clique aqui e leia o texto na íntegra. 

A Beneficência — a luz, a paz e o amor

Edson Lodi*

“O importante não é o que se dá,
mas o amor com que se dá.”

Madre Teresa de Calcutá

Muito se tem escrito a respeito da inquestionável importância da Beneficência – vocação desta UDV –, que foi contemplada desde o primeiro registro formal da instituição, aprovado por Mestre Gabriel: a religião recém-fundada já trazia o nome Associação Beneficente União do Vegetal. Com o tempo, o nome Associação foi modificado para Centro Espírita, mas o caráter beneficente continuou afirmado no nome definitivo da UDV.

Trata-se de dimensão de elevada magnitude, devido à sua importância social, que requer, ao mesmo tempo, grandeza e humildade por parte dos empenhados nesse trabalho.

Desde quando Mestre Gabriel iniciou sua missão, ele e Mestre Pequenina, ao cederem a residência deles — uma casa simples de seringueiro, de madeira e palha, no meio da floresta — para a realização das Sessões da União do Vegetal, já expressavam o sentimento de amor e de doação para atender o próximo. O acolhimento, assim, já estava presente no sentimento do Mestre antes mesmo da recriação da União do Vegetal. E assim deve continuar pelas esteiras infinitas do tempo…

>> Clique aqui e leia o texto na íntegra.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *