Os trinta anos do Núcleo Mestre Hilton

*Equipe do Blog

| 22 abril, 2017

Templo do Núcleo Mestre Hilton | Foto: DMC/Núcleo Mestre Hilton.

O Núcleo Mestre Hilton (Machadinho D`Oeste- RO) inteira hoje 30 anos de sua criação formal. Em 22 de abril de 1987, uma assembleia presidida pelo Mestre Francisco Adamir de Lima (Mestre Adamir) criou o Pré-Núcleo que recebeu o nome de Mestre Hilton – em homenagem ao Mestre Hilton Pereira Pinho. Mestre Hilton conviveu com o Mestre Gabriel e foi o primeiro presidente da Associação Beneficente União do Vegetal (1968) que, posteriormente, passou a ser denominada Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (1971).

A Distribuição de Vegetal pela UDV em Machadinho se iniciou em 1985, quando o Mestre José da Silva Siqueira (Mestre Juca), sua companheira, a Conselheira Terezinha Menezes de Siqueira e os filhos mudaram-se de Jaru (RO) para aquela cidade. Apesar da mudança, Mestre Juca e sua esposa permaneceram associados ao Núcleo Mestre Rubens (Jaru-RO), que na época tinha como Representante o Mestre Adamir. O casal recebeu autorização do então Mestre Geral Representante, Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), para distribuir o Vegetal em sua própria residência; e nesta, atenderam algumas pessoas que moravam em Machadinho e que não tinham condições de se deslocarem até Jaru ou Ariquemes para participarem das Sessões.

Em 17 de abril de 1986, Mestre Monteiro autorizou Mestre Juca a criar em Machadinho um Pré-Núcleo com o nome de Mestre Hilton, o que veio a ser formalizado em 22 de abril do ano seguinte. Em 1989, Mestre Juca muda-se para Porto Velho (RO) e Mestre Anselmo Linhares Fernandes assume o lugar de Mestre Representante. Nesse mesmo ano, a irmandade recebeu do irmão Agenor a doação de um terreno para a construção da Sede do Pré-Núcleo. Foram construídos o Salão do Vegetal, a casa de preparo, a cozinha, os sanitários e demarcado uma área do plantio de Mariri e Chacrona.

Elevação a Núcleo

Em 22 de abril de 1998, o Pré-Núcleo é elevado à categoria de Núcleo. Em sua história, diversos mestres ocuparam o cargo de Representante. Atualmente, o Mestre Flávio Marcos da Costa ocupa esse lugar. O Núcleo Mestre Hilton tem hoje 114 Sócios, sendo 11 do Quadro de Mestres, 21 do Corpo do Conselho, 26 do Corpo Instrutivo, 56 do Quadro de Sócios e integra a 6ª Região da UDV.

Nesses 30 anos de existência, o Núcleo Mestre Hilton vem dando continuidade à obra do Mestre Gabriel, auxiliando as pessoas em sua evolução espiritual, firmando o seu trabalho no símbolo da União do Vegetal que é Luz, Paz e Amor.

*Texto escrito com base no histórico disponibilizado pelo Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Mestre Hilton. 

4 respostas
    • jair capeleti
      jair capeleti says:

      Só para deixar registrado que nesse dia lindo entrei para o Quadro de sócios da UDV no Núcleo Mestre Hilton e, portanto, tive o prazer de estar presente nessa comemoração muito bacana.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *