Mestre Hilton: primeiro presidente da diretoria da UDV

| 2 maio, 2013

O Mestre José Gabriel da Costa recriou a União do Vegetal (UDV) em 1961, mas foi de 1965 em diante que, em Porto Velho (RO), sob sua supervisão, os primeiros mestres começaram a formalizar a sociedade. Foram criados os primeiros documentos, normas e departamentos que, atualmente, norteiam a administração do Centro.

Neste contexto, destaca-se o trabalho do Mestre Hilton Pereira Pinho na busca de cumprir com as leis do País e assegurar a tranquilidade dos discípulos da UDV. Além de propor ao Mestre Gabriel a criação de uma associação que permitisse aos sócios o pagamento das despesas, Mestre Hilton escreveu o primeiro Regimento Interno da instituição, que tinha 16 artigos.

Dois anos depois, Mestre Hilton e Mestre José Luiz de Oliveira elaboraram o Estatuto da Associação Beneficente União do Vegetal, registrado em 1968 com 64 artigos. A indicação da primeira diretoria foi feita por Mestre Gabriel e aclamada pelos presentes na sessão, tendo Mestre Hilton na Presidência, Mestre Raimundo Monteiro de Souza na vice-presidência e Mestre José Luiz como primeiro-secretário.

Antônio Cavalcante de Deus foi o segundo-secretário, Mestre Raimundo Carneiro Braga foi o primeiro-tesoureiro e Mestre Antonio Domingos Ramos, o segundo-tesoureiro. O Orador Oficial era Mestre Modesto Alves de Souza, o Diretor Social era Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho e o Diretor Geral, Manoel Emiliano de Lima.

Em 1971, a UDV publica em cartório seus documentos, passando oficialmente a ser denominada “Centro Espírita  Beneficente União do Vegetal”.

Leia os capítulos I e II da Biografia ‘Mestre Gabriel, o Mensageiro de Deus’.