Núcleo Mestre Ramos comemora 40 anos

| 26 Junho, 2020

Antonina Silveira*

Irmandade do Núcleo Mestre Ramos | DMC

Hoje é um dia especial. Aniversário de 40 anos do Núcleo Mestre Ramos, o 8º Núcleo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Recebeu este nome em homenagem a Antônio Domingos Ramos, Mestre formado pelo Mestre Gabriel, e Terceiro Conselheiro, segundo os documentos do Centro.

Contando um pouco da história, no início tinha tudo por fazer, mas o Mestre acendeu corações valorosos e despertou em cada irmão a necessidade de continuar conduzindo esta centelha de amor em frente, com a certeza de que a boa semente, lançada em terra fértil, prospera e multiplica.

| Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Ramos

Em 23 de dezembro de 1979, na cidade de Ariquemes-RO, aconteceu a primeira Sessão de Vegetal na residência do senhor Ariston da Silveira, da qual participaram Mestre Bartolomeu e os irmãos Eduard, Tânia, Ivanilda, Geni e Simão. A partir daí, já com a presença de mais alguns irmãos, as Sessões continuaram a ser realizadas em lugares como a biblioteca municipal, Bicicletaria Fênix, Frutaria Teixeira, na residência do irmão Eduard e na residência do Mestre Bartolomeu.

No dia 26 de junho de 1980, foi fundado o Núcleo Mestre Ramos, tendo como Mestre Representante o Mestre Bartolomeu Pinheiro do Nascimento, e o primeiro Presidente foi o irmão Eduard Alois Baldi Magalhães.

Sempre com muita dedicação, a irmandade se empenhou na aquisição do terreno onde hoje está o Núcleo. É importante lembrar o esforço da irmã Geni Panizzi, que conseguiu, com a Prefeitura Municipal de Ariquemes, a doação do terreno. Outra aquisição importante foi a área para o plantio e cultivo de Mariri e Chacrona, sendo o Núcleo Mestre Ramos um dos primeiros a ter uma área própria específica para o plantio de Mariri e Chacrona. Essa área foi doada pelos irmãos Carlos Alberto Oliveira (Carlito) e Dietmar Saerbeck.

Vale lembrar também que, antes de ser autorizada a Distribuição de Vegetal em Alto Paraíso-RO (hoje Núcleo Alto Paraíso), os irmãos daquela localidade eram sócios do Núcleo Mestre Ramos. Também em 4 de outubro de 2013, foi inaugurado o Núcleo Luz do Caminho (Ariquemes-RO), desmembramento do Núcleo Mestre Ramos.

Em 26 de junho de 2017, quando o Núcleo Mestre Ramos inteirou 37 anos de sua fundação, foram inauguradas as instalações do DMC do Núcleo. Um trabalho bonito que já vinha sendo feito com auxílio de toda a irmandade e se tornou realidade.

Queremos expressar também, nesta oportunidade, nossa gratidão ao Mestre Bartolomeu e a todos os outros Mestres da Origem, que sempre apoiaram o Núcleo, trazendo suas boas orientações. Alguns deles, como sempre, continuam nos apoiando e auxiliando nesta Sagrada Obra.

Hoje, ao celebrarmos estes 40 anos, vemos que a vontade se transformou em realização. E o sonho de ver a União do Vegetal em Ariquemes vem se expandindo cada vez mais. Neste dia especial, aproveitamos para agradecer a toda a irmandade do Núcleo pela dedicação e pelos esforços em prol deste crescimento.

Feliz aniversário, Núcleo Mestre Ramos!

*Antonina Silveira é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Ramos. O texto também contou com a participação dos membros da Direção e irmandade do Núcleo.

16 respostas
  1. Hélio Santos
    Hélio Santos says:

    Muito bonito ver o resultado da União de pessoas com o propósito de construir e levar adiante a obra do nosso Mestre Gabriel. Parabéns a toda irmandade, e que esta data seja um alimento pra seguir em frente a semear sementes na esperança de ver a palavra do Mestre no sorriso dos irmãos que assistem a paz brotar na humanidade.

    Responder
  2. Dietmar Saerbeck
    Dietmar Saerbeck says:

    Parabéns para a toda irmandade do querido Núcleo Mestre Ramos. Sempre lembrando com saudades do bom tempo que a gente vivia em Ariquemes. Viva o N. Mestre Ramos. Viva a UDV.

    Responder
  3. Raimunda Aporcino de Almeida
    Raimunda Aporcino de Almeida says:

    Parabéns pelo belo trabalho dedicado à obra do Mestre. Que essa irmandade continue na missão recebendo as bênçãos de Deus e o símbolo de Luz, paz e amor!

    Responder
  4. Thiago Beraldo
    Thiago Beraldo says:

    Parabéns ao Núcleo e a toda a irmandade. Povo importante na minha caminhada. Pessoas muito amigas e de grande sabedoria, dedicadas a conhecer os ensinos do Mestre Gabriel. Muitas sessões, mensagens, preparos, encontros de jovens, risadas e burracheira. Vale lembrar que o N. Mestre Ramos também foi muito importante na formação do N. Campo Novo. Desejos a todos saúde e prosperidade.

    Responder
  5. Saulo Silveira da Silva
    Saulo Silveira da Silva says:

    Que alegria ver o Núcleo Mestre Ramos inteirar os seus 40 anos. Tenho lembranças de uma infância e adolescência bem feliz aí. Lembranças saudosas do meu querido pai, Mestre Ribamar, que trabalhou um tanto para o crescimento da obra do Mestre e minha mãe, Conselheira Antonina, que segue firme e forte juntamente com ela linda irmandade. “Prabéns” a todos!

    Responder
  6. Charles Wellington
    Charles Wellington says:

    Felicidade e prosperidade a todos que fazem parte da irmandade do N. M. Ramos que continuem sempre com esta força de vontade para expansão desta grande obra que é a União do Vegetal.

    Responder
  7. Jorge Elage
    Jorge Elage says:

    Núcleo M. Ramos.
    Arvore frondosa que ramificou se multiplicando em novos núcleos.
    Arvore que me acolheu e fez TODA A DIFERENÇA na minha trajetória. E de muitos “raminhos/caianinhos” que fomos recebidos pelo amigo-irmão M. Bartolomeu.
    Um aspecto que quero acrescentar para enriquecer as informações dadas neste blog: O Núcleo M. Ramos fundou e manteve por longa data ativamente funcionando a Primeira Escolinha Oficial de Ensino Fundamental nas dependências do Núcleo: Escolinha Bartolomeu Pinheiro do Nascimento (Ariquemes-Rondônia).

    Responder
  8. Juliane
    Juliane says:

    Tempo bom. Bom tempo. Lembranças que carrego em meu peito. Fico feliz em fazer parte dessa história. Grande amigos fiz… Um final de infância e uma adolescência saudável com grandes aprendizados. Parabéns, Núcleo Mestre Ramos!

    Responder
  9. Inacia Romero do Nascimento
    Inacia Romero do Nascimento says:

    Parabéns!! A todas irmandades do nosso queridíssimo Núcleo M. Ramos. Que o Mestre Gabriel ilumine cada vez mais a nossa irmandade com amor, felicidade, prosperidade, Luz, paz. Grande abraço a todos vocês, meus queridos irmãos. Saudades.

    Responder
  10. Saul Panerare
    Saul Panerare says:

    Que alegria eu sinto pela bondade de Deus por ter tido o âmbito deste Núcleo como quintal da minha casa por anos, um reino encantado que até hoje tenho em meu coração. Parabéns a todos que construíram para esta obra. Que venham novos anos prósperos e vitoriosos.

    Responder
  11. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Tive a felicidade de conviver no N. Príncipe Ancarilho com os irmãos Eduard, Tânia, Roberto, Carmilde e da Inácia. Oriundos deste núcleo. E sempre falam com muito carinho do tempo que estiveram por aí. Tomara que um dia possa conhecer esta irmandade tão acolhedora.

    Responder
  12. Azilda Cordahi
    Azilda Cordahi says:

    Viva o Núcleo M. Ramos!!! Parabéns a toda a direção e irmandade pelos seus 40 anos de existência! Trago boas lembranças dos anos ai vividos e dos amigos de caminhada. Sejam felizes! Prosperidade a todos!

    Responder
  13. Luciano Godinho Almeida
    Luciano Godinho Almeida says:

    Felicidades a toda irmandade do Núcleo Mestre Ramos. Núcleo com uma boa importância na expansão da UDV, o N. Porto Seguro da 4a. Região é um exemplo disso pois os Mestres fundadores daqui, Ari Reis e Valmir Almeida, foram “coincidentemente” adventícios na mesma sessão aí em março de 1980, com isso trouxeram pra cá um tanto da história bonita desse Núcleo e da presença do saudoso Mestre Bartolomeu.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *