Núcleo Mestre Francisco celebra 20 anos de fundação

Dayana Maia Nascimento*

| 3 Maio, 2021

Irmandade do Núcleo Mestre Francisco, 1⁰ de maio de 2001 | DMC/Local.

Localizado na região mais ocidental do Brasil, o Núcleo Mestre Francisco (Cruzeiro do Sul – AC) comemorou, em 1º. de maio passado, 20 anos. Sua irmandade cresce sob os princípios da União do Vegetal, fortalecida dentro do seio familiar, buscando a  prática fiel do bem em sociedade. O Núcleo é o segundo da UDV fundado na região do Vale do Juruá. Atualmente, possui 108 sócios, dentre esses, alguns irmãos fundadores que contribuíram de forma determinante no processo de sua criação, a partir de desmembramento do Núcleo Cruzeiro do Sul.

Em meados do ano 2000, tiveram início os trabalhos de construção do que viria a ser o novo Núcleo, com destaque para os Mestres Hamilton Carlos de Souza Lima, responsável pelos primeiros mutirões de limpeza do terreno, e Luiz Maciel da Costa (in memoriam), responsável pelas instalações prediais.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Francisco

Naquele mesmo ano, houve o assentamento do esteio fundamental para construção do futuro templo, na presença do então Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Edson Lodi, e do Mestre Raimundo Monteiro de Souza, membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e então Mestre Central da 5ª Região. Mestre Monteiro, por sua vez dirigiu, as primeiras sessões no âmbito do futuro pré-núcleo.

Três nomes foram apresentados à Sede Geral para denominar a nova unidade administrativa: Mestre Francisco, Rei Mante e Arvoredo. Em memória ao bom trabalho desempenhado pelo Mestre Francisco Gomes Muniz (in memoriam), um dos pioneiros da UDV na região, o nome dele foi o escolhido, vindo assim, o pré-núcleo ser oficialmente inaugurado em 1⁰ de maio de 2001, na presença do então Mestre Geral Representante, José Luiz de Oliveira.

Os dirigentes pioneiros foram Mestre Luiz Maciel da Costa, na Representação, e Mestre Nilton Rodrigues da Silva, na Presidência. À época, 41 discípulos do Núcleo Cruzeiro do Sul, entre os quais, dois Mestres, quatro Conselheiros e 36 irmãos, deram início aos trabalhos espirituais do Pré-Núcleo Mestre Francisco.

Mestre Francisco Gomes | DMC/Local

Expansão

A elevação a Núcleo ocorreu em 26 de agosto de 2006 e, desde então, a irmandade vem crescendo e se fortalecendo nos ensinamentos do Mestre Gabriel, agora sob a Representação do Mestre Anassaildes de Souza Lima e Presidência do Mestre José Clerton Perez Dimas.

A irmandade do Núcleo Mestre Francisco vem contribuindo para a expansão da União do Vegetal na região, participando da criação dos Núcleos Mestre Maciel, no município de Mâncio Lima (AC), e Mestre Tito, no município de Guajará (AM). Dessa forma, a grande corrente do Bem da UDV vem crescendo, gerando bons jardineiros da Rosa, no seio da Amazônia, reafirmando o valor do Grande Tesouro que é a União do Vegetal.

*Dayana Maia é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Mestre Francisco (Cruzeiro do Sul- AC) e monitora local do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da UDV.

7 respostas
  1. Francisco Gomes
    Francisco Gomes says:

    Uma alegria poder ter presenciado a irmandade reunida depois de tantos meses com poucas sessões devido ao momento que estamos vivendo e sentir no coração a alegria de celebrar esta data com saúde e guarnição. Que o Grande Mestre conceda mais e mais dias e anos de prosperidade a esta valorosa irmandade. Parabéns a toda irmandade deste Núcleo.

  2. José Roberto da Silva Barbosa
    José Roberto da Silva Barbosa says:

    Prezados amigos, votos de felicidades ao M. Representante, ao Quadro de Mestres e toda a irmandade, realmente é uma irmandade valorosa que nasceu para prosperar.
    Votos de saúde, paz e prosperidade.
    Abraços fraternos do amigo.
    M. José Roberto.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário