Blog da UDV homenageia Mestre Bacurau

| 1º Maio, 2021

Mestre Bacurau faria hoje 78 anos. Em sua homenagem, o Blog da UDV reproduz alguns textos publicados no Blog anteriormente e que registram a presença singela deste nobre senhor no seio da União do Vegetal. De jeito simples e coração amigo, Mestre Bacurau retornou ao seu lugar no Quadro de Mestres da União do Vegetal em 27 de março de 2020, em reconhecimento à sua participação na história da UDV e sua contribuição à Obra do Mestre.

Nascido em 1943 no Estado do Amazonas, ele começou a trabalhar ainda bem jovem nos seringais. Foi lá que conheceu o Mestre José Gabriel da Costa, tornando-se um amigo bem próximo da família. No período entre 1959 e 1964, auxiliou o Mestre Gabriel na sua missão com o Chá Hoasca nos seringais, participando inclusive de momentos importantes como a criação da UDV em 22 de julho de 1961.

Clique aqui e leia mais.

[…] Nesse período, Bacurau ouviu valiosos ensinamentos do Mestre Gabriel, inclusive a história que intitula como “História do Denário”, ocasião especial e de grande aprendizado na sua caminhada. Ainda nos seringais, Bacurau recebeu do Mestre Gabriel o título de Mestre pela UDV.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Ligação com Mestre Gabriel

Uma demonstração da ligação do Mestre Bacurau com o Mestre Gabriel, mesmo que estivessem longe fisicamente, é quando ele, Bacurau, faz a Chamada do Canário em uma Sessão de Escala no Seringal. A Conselheira Losa, que estava presente, conta que achou muito bonita e gravou na memória. Na semana seguinte, ela foi até Porto Velho-RO e lá encontrou com Mestre Gabriel. Fala pra ele da Chamada que foi feita por Bacurau e, atendendo o pedido do Mestre, repete as palavras da Chamada. Ao que ele responde:

– É. Bacurau está mostrando que está andando por onde eu estou andando. Eu me encontrei com essa chamada na Sessão de sábado agora e ele (Bacurau) mostrou que estava andando por onde eu estava andando.

Clique aqui e leia mais.

4 respostas
  1. Alysson Bastos Sena
    Alysson Bastos Sena says:

    Um exemplo bom para ser seguido quando se fala em fidelidade ao Mestre e seus ensinos. A vivência da mata fez desse homem um passarinho. Bacurau, ou melhor, Mestre Bacurau seguiu para a eternidade com serenidade e amizade por todos. Simplicidade é a característica desse homem que segundo os mais antigos tinha um bom dom de fazer chamadas. Alysson Sena N.Caupuri

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *