Núcleo Jardim Real, há 25 anos plantando e colhendo flores

| 24 Outubro, 2023

Jackie Pinheiro*

Irmandade do Núcleo Jardim Real | Foto: DMC.

“O sonho de criar o Núcleo Jardim Real nasceu no coração de seus pioneiros, que queriam um lugar simples, tranquilo e agradável, onde pudessem se reunir como irmãos e amigos, para estudar os ensinos do Mestre e assim dar continuidade à sua caminhada espiritual”, narra o Mestre Wellington Maciel, primeiro Mestre Representante.

Para isso, os jardineiros lançaram as sementes e começaram a regá-las. Dois meses e quinze dias depois, a pequena irmandade composta por 39 sócios e suas famílias já havia quitado o terreno e construído o Templo e as primeiras instalações, em tempo recorde. Assim, no dia 7 de setembro de 1998, sob o calor do Astro Rei, o céu anil, com o canto das cigarras – comum nessa época do ano –, o pau d’arco florido e a alegria extasiante da irmandade, era inaugurado mais um ponto de Luz no Jardim do Mestre Gabriel, o então Pré-Núcleo Jardim Real, que pouco tempo depois seria elevado a Núcleo. A Sessão de inauguração foi dirigida pelo Mestre Adamir Lima e contou com as honrosas presenças de mais três Mestres da Origem: Mestre Braga, Mestre Paixão e Mestre José Luiz, que havia autorizado o uso do nome do Pré-Núcleo.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Jardim Real

De Pré-Núcleo a Núcleo Jardim Real

Aproximadamente três anos depois, em uma Sessão da Direção do Pré-Núcleo Jardim Real com o Mestre Geral Representante, Mestre José Luiz, realizada em 30 de abril de 2001, decidiu-se pela elevação a Núcleo. E a inauguração se deu na mesma data da fundação, em 7 de setembro de 2001, ocasião em que foram inaugurados o campo de futebol, a quadra de voleibol, a fonte do jardim, os dois berçários, a sala de Vegetal e o Departamento de Memória Francisco Adamir Lima, em homenagem ao Mestre Adamir, como reconhecimento da irmandade ao seu trabalho nesta Região.

O jardim prosperou e sua irmandade já era composta por 76 sócios. Dessa vez, a Sessão foi dirigida pelo Mestre Braga, e estavam também presentes Mestre Herculano e Mestre Paixão. Um dos traços marcantes da história do Jardim Real foi o apoio incondicional desses Mestres da Origem, inclusive da Mestre Pequenina, para a formação dos Mestres e orientação à Direção do Núcleo.

Jardim florescendo: desmembramentos

Ao longo dos seus 25 anos de existência, o Núcleo Jardim Real vem contribuindo com a expansão da União do Vegetal nesta Região e, além-fronteiras, vem colaborando com alguns desmembramentos que deram origem a novos Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal.

Após quatro anos de sua fundação, o Núcleo Jardim Real uniu-se ao Núcleo João Lango Moura para a criação do Núcleo Belo Jardim, em 21 de abril de 2002. Em 5 de setembro de 2013, nascia formalmente a DAV de Cusco, cujos discípulos estavam ligados ao Quadro de Sócios do Núcleo Jardim Real. O terceiro desmembramento aconteceu em 2014, mais uma vez em parceria com o Núcleo João Lango Moura, para a criação do Núcleo Encanto da Rosa, fundado no dia 1º de janeiro daquele ano.

O Jardim continuou a florescer e, dessa vez, em 27 de março de 2017, juntamente com os Núcleos João Lango Moura, Belo Jardim e Encanto da Rosa – todos na cidade de Rio Branco –, deu origem à Distribuição Autorizada de Vegetal de Rio Branco, que cinco meses mais tarde foi transformada em Núcleo Coração do Mestre, e inaugurada no dia 30 de agosto do mesmo ano.

Após um período na condição de Distribuição ligada ao Núcleo Belo Jardim, e de um trabalho para a formação da irmandade e de preparação das estruturas no município de Capixaba, aconteceu a elevação para Distribuição Autorizada de Vegetal de Capixaba, em 5 de setembro de 2020, tendo entre os sócios fundadores um grupo de discípulos do Jardim Real. Três anos depois, a DAV ascendeu a Núcleo Belo Reinado, em 1º de maio de 2023.

Atualmente, com uma irmandade de 171 sócios, o Jardim Real está se preparando para um novo desmembramento, desta vez somente com discípulos do próprio Núcleo. Com esse objetivo, em dezembro de 2022, a irmandade adquiriu uma nova área na Estrada do Aeroporto, no Ramal do Romão, com 13,89 hectares, onde estão sendo construídas as instalações do futuro Núcleo. “Queremos construir um lugar que tenha na sua essência as características da irmandade do Jardim Real: beleza, organização, alegria, acolhimento e compromisso com a ordem e o trabalho dentro do Núcleo”, pontua o M. Antonio Gomes, atual Mestre Representante do Núcleo Jardim Real.

A força do amor

Todas as vezes em que se fala da história e da beleza desse jardim, a irmandade lembra que a força do amor impulsionou o grupo desde o início da construção das primeiras dependências e, especialmente, do Templo. Vivenciaram dias e noites de intenso trabalho até a inauguração do Pré-Núcleo. Vitória de todos os que deram sua contribuição, comprovando a força da União.

Ao longo dos anos, as comemorações desse dia renovam o compromisso da irmandade com o Mestre Gabriel e sua obra – que é também de todos os discípulos –, fazendo crescer em cada um a disposição para continuar a caminhada na busca de ser um dia um jardineiro fiel.

E a história se repete: os jardineiros fundadores inspiram novos jardineiros a continuarem plantando e zelando, para obterem boa colheita. “O esforço e a perseverança dos primeiros jardineiros, somados ao trabalho dos novos jardineiros, conduziram o Núcleo Jardim Real aos 25 anos, e assim há de seguir em frente, sempre plantando e colhendo flores”, acredita o M. Antonio Gomes. Segundo ele, esse é um momento marcante, em que a irmandade celebra e agradece as sementes de ternura, afeto e amizade, que foram plantadas neste recanto de luz, de paz, de amor e de esperança, que perfuma e alegra a vida de todos.

Jackie

*Jackie Pinheiro é membro do Corpo do Conselho e Monitora do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Jardim Real.

8 respostas
  1. Abraão Amorim
    Abraão Amorim says:

    Bela homenagem a esse lugar onde tive a oportunidade se ser um sócio juntamente com minha família, pude sentir de perto a energia de trabalho e bons exemplos da direção e irmandade.
    Abraço a todos meus irmãos e familiares.

    Responder
  2. Graciele Gonçalves
    Graciele Gonçalves says:

    Tive a honra de conhecer esse ponto de luz, Em Janeiro de 2023, Conheci essa irmandade Tão querida, Desejo felicidades e prosperidade para todos, Parabéns Núcleo Jardim Real

    Responder
  3. Celso Luiz Bonazoni Filho
    Celso Luiz Bonazoni Filho says:

    Parabéns a todos os plantadores desse lindo jardim.
    Tive a hora de conhecer este núcleo onde alguns de meus familiares foram sócios.

    Responder
  4. Marcos Paulo Ferreira de Souza
    Marcos Paulo Ferreira de Souza says:

    Saudosos irmãos do Núcleo Jardim Real!
    Minhas sinceras saudações e felicitações.
    Desejo tudo de bom pra vcs e externo minha vontade de visitá-los.
    Parabéns!

    Responder
  5. Rodolfo Lima - DAV-Cusco/Lima
    Rodolfo Lima - DAV-Cusco/Lima says:

    Venho parabenizar toda a irmandade deste Jardín Real, por este lindo trabalho de construir mais un ponto de Luz, de Paz e de Amor.
    Jardín este onde tive a Oportunidade de Conhecer belísimas Pessoas, realizei lacos de Amizades, venho Recebendo Auxilio e poder vivenciar bonitos momentos en minha vida.
    Un Jardín para aqueles jardineros qué ja chegaran e que ven chegando.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *