Antônio Gabriel, um homem de coragem
| 20 Outubro, 2022

No dia 18 de outubro passado, Antônio Gabriel da Costa estaria fazendo 95 anos de idade. Antônio é irmão de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Graças à sua chegada à União do Vegetal, ficamos conhecendo mais da infância do Mestre Gabriel em Coração de Maria-BA, através das histórias e acontecimentos narrados por ele.
Antônio Gabriel usa suficientes palavras para narrar sua fascinante história, nem mais nem menos: apenas o que ouviu e viveu. E o faz com tranquilidade, sem enaltecer o privilégio que lhe foi concedido. É pai de família, foi proprietário de restaurante, caminhoneiro, dono de ferro-velho. Mas sua verdadeira vocação está nos caminhos de seu coração – ser o relicário ornado de candura e prata da infância e dos últimos dias de Mestre Gabriel em matéria. Profissão inabalável, sarça ardente: gênese do semeador.
Pág. 106, Livro Estrela da Minha Vida, Editora Pedra Nova* (Autor: Edson Lodi)
Em homenagem a este homem de coragem, cujo coração guardou memórias de uma infância ao lado de Mestre Gabriel que alimentam nosso imaginário de bons exemplos e alegria, reproduzimos a seguir textos publicados pelo Blog da UDV em anos anteriores, e que nos apresentam mais deste distinto senhor. Com sua simplicidade sertaneja, Antônio soube zelar por tudo que seu irmão lhe ensinou na infância e também na União do Vegetal.
O reencontro com o irmão
De 1971 a 2011 começou a viver as boas novas que José Gabriel lhe presenteou no dia dois de setembro de 1971, quando Antônio chegou numa tarde muito especial na casa simples e humilde desse seu irmão em Porto Velho (RO). Dia esse que Antônio Gabriel conheceu no seu Irmão de sangue, José Gabriel, o Mestre. Era dia do aniversário de Getúlio, filho de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina. No momento de sua chegada, Mestre Pequenina fazia um bolo e Mestre Gabriel se encontrava numa rede. Jandira (filha do casal) também estava em casa.
Clique aqui e leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de bem.
A caminhada espiritual
De Porto Velho, ele acompanhou o Mestre Gabriel até Manaus (AM). Lá, ele ficou enquanto o irmão seguiu para Brasília, naquela que seria sua derradeira viagem. Quando chegou a notícia de que o Mestre Gabriel havia feito a passagem, Mestre Antônio voltou a Porto Velho para auxiliar a família do seu irmão. Lá, ficou em torno de seis meses, dando uma real demonstração de desprendimento e de amor pelo Mestre Gabriel e pela família dele.
Clique aqui e leia mais: Antônio Gabriel da Costa, amigo irmão.
O exercício da fé
E a fé, Antônio?”
Neste texto, Mestre Tadeo Feijão, presidente da Diretoria Geral, conta que Mestre Antônio, duas semanas antes de sofrer um grave acidente, enquanto dirigia seu caminhão carregado de telhas pela BR-116 – próximo de Chorozinho, Ceará –, havia doutrinado em uma Sessão sobre a importância da fé. Naquela noite, no hospital em Fortaleza, quando eu o visitei pela primeira vez e o encontrei em coma, com poucas chances de sobreviver, ele mantinha um diálogo interior com Mestre Gabriel, que, em resposta a um pedido seu para salvar sua vida, lhe respondeu de forma severa: “E a fé, Antônio? Tu fala tanto da fé”.
Leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de fé
*O livro Estrela da Minha Vida está disponível no site da Nossa Loja (clique aqui).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!