Antônio Gabriel, um homem de coragem

| 18 Outubro, 2023

Neste 18 de outubro, Antônio Gabriel da Costa estaria fazendo 96 anos de idade. Antônio é irmão de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Graças à sua chegada à União do Vegetal, ficamos conhecendo mais da infância do Mestre Gabriel em Coração de Maria-BA, através das histórias e acontecimentos narrados por ele.

Antônio Gabriel usa suficientes palavras para narrar sua fascinante história, nem mais nem menos: apenas o que ouviu e viveu. E o faz com tranquilidade, sem enaltecer o privilégio que lhe foi concedido. É pai de família, foi proprietário de restaurante, caminhoneiro, dono de ferro-velho. Mas sua verdadeira vocação está nos caminhos de seu coração – ser o relicário ornado de candura e prata da infância e dos últimos dias de Mestre Gabriel em matéria. Profissão inabalável, sarça ardente: gênese do semeador.
Pág. 106, do livro Estrela da Minha Vida (Edson Lodi), Editora Pedra Nova. 

Em homenagem a este homem de coragem, cujo coração guardou memórias de uma infância ao lado de Mestre Gabriel que alimentam nosso imaginário de bons exemplos e alegria, reproduzimos a seguir textos publicados pelo Blog da UDV em anos anteriores, e que nos apresentam mais deste distinto senhor. Com sua simplicidade sertaneja, Antônio soube zelar por tudo que seu irmão lhe ensinou na infância e também na União do Vegetal.

O reencontro com o irmão 

De 1971 a 2011 começou a viver as boas novas que José Gabriel lhe presenteou no dia dois de setembro de 1971, quando Antônio chegou numa tarde muito especial na casa simples e humilde desse seu irmão em Porto Velho (RO). Dia esse que Antônio Gabriel conheceu no seu Irmão de sangue, José Gabriel, o Mestre. Era dia do aniversário de Getúlio, filho de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina. No momento de sua chegada, Mestre Pequenina fazia um bolo e Mestre Gabriel se encontrava numa rede. Jandira (filha do casal) também estava em casa.

Clique aqui e leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de bem, por Klaus Paranayba.

A caminhada espiritual

De Porto Velho, ele acompanhou o Mestre Gabriel até Manaus (AM). Lá, ele ficou enquanto o irmão seguiu para Brasília, naquela que seria sua derradeira viagem. Quando chegou a notícia de que o Mestre Gabriel havia feito a passagem, Mestre Antônio voltou a Porto Velho para auxiliar a família do seu irmão. Lá, ficou em torno de seis meses, dando uma real demonstração de desprendimento e de amor pelo Mestre Gabriel e pela família dele.

Clique aqui e leia mais: Antônio Gabriel da Costa, amigo irmão, por José Anchieta de Sá.

O exercício da fé

E a fé, Antônio?”

Neste texto, Mestre Tadeo Feijão, presidente da Diretoria Geral, conta que Mestre Antônio, duas semanas antes de sofrer um grave acidente, enquanto dirigia seu caminhão carregado de telhas pela BR-116 – próximo de Chorozinho, Ceará –, havia doutrinado em uma Sessão sobre a importância da fé. Naquela noite, no hospital em Fortaleza, quando eu o visitei pela primeira vez e o encontrei em coma, com poucas chances de sobreviver, ele mantinha um diálogo interior com Mestre Gabriel, que, em resposta a um pedido seu para salvar sua vida, lhe respondeu de forma severa: “E a fé, Antônio? Tu fala tanto da fé”.

Leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de fé, por Tadeo Feijão.

Publicado anteriormente em 20 de outubro de 2022.

>> O livro Estrela da Minha Vida está disponível no site da Nossa Loja (clique aqui).

2 respostas
  1. Francisco Almeida Pinto Rodrigues da Costa
    Francisco Almeida Pinto Rodrigues da Costa says:

    Hoje é dia de Antônio Gabriel,
    Irmão, amigo e companheiro fiel
    Do nosso Guia e Mestre Gabriel
    Exemplo de amor e consideração
    Ao seu irmão
    Bateu forte o coração
    Cruzou as dificuldades
    Pra cumprir sua missão
    Atravessou o sertão
    Durante 6 meses
    Num modesto caminhão
    O norte, a direção
    Viva Antônio!
    De onde estiver
    Emane a sua fé
    Coragem e determinação.
    Abraços saudosos desse amigo que escreve com gratidão
    Pelas coisas boas que legastes à União

    Responder
  2. joaquim josé de queiroz
    joaquim josé de queiroz says:

    A união tem em suas historias verdadeiros homens de honra e em seu DNA uma universidade espiritual do mais alto nível onde homens honrados são chamados para participar da obra. O mestre Antonio Gabriel é um desses homens. Simples no seu viver, fiel em sua doutrina e amigo de todos os que tiveram a felicidade de conviver e conhecer sua palavra. Sem dúvida uma estrela no céu da UDV.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *