40 anos do Núcleo Rei Inca

Ludmila Paranhos de Castro Scheiblich*
Rinaldo Alves da Costa Scheiblich**

| 1º Maio, 2024

Irmandade do Núcleo Rei Inca, 10.02.2024 | Murilo de Lima Arantes.

Neste 1º de maio de 2024, o Núcleo Rei Inca (Aparecida de Goiânia-GO), um dos pilares da União do Vegetal na região de Goiânia-GO, celebra o 40º aniversário com alegria e gratidão. Ao longo dessas quatro décadas, o Núcleo Rei Inca tem sido um recanto de espiritualidade e fraternidade, unindo pessoas em busca de crescimento pessoal e de conexão com o Divino. É o primeiro Núcleo da UDV na 8ª Região.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Rei Inca.

No ano de 1976, Douvel Sousa Moraes marcou o início da presença da União do Vegetal em Goiânia ao se tornar o primeiro residente da cidade a se juntar ao grupo no Núcleo Estrela do Norte, em Brasília-DF, o qual foi elevado a Sede Geral em 1/11/1982. Em 1978, após mudar-se para Porto Velho, Douvel levou seu irmão Omar e sua mãe Silvia para conhecerem a UDV. Logo depois, ele voltou a Goiânia e convidou os amigos Hélio Gonçalves e Sandra Beatriz Sales de Lima Vargas para uma Sessão dirigida por Mestre Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão, então Mestre Central da Região Sul), consolidando as primeiras raízes da UDV na região.

Essa Sessão inicial, realizada na chácara Recanto da Paz (pertencente ao pai do irmão Hélio Gonçalves), não só introduziu novos membros como também cativou o grupo pelo modo amoroso com que Mestre Paixão a conduziu. A partir daí, a conexão com a UDV cresceu, resultando em Sessões regulares e em um aumento no número de participantes locais e de Brasília. Em 1981, com o suporte e a autorização do Mestre Representante do Núcleo Estrela do Norte, Luiz Felipe Belmonte dos Santos, o galinheiro da Chácara Recanto da Paz, foi transformado em um templo provisório, onde Sessões mensais começaram a ser realizadas.

O crescimento contínuo levou à necessidade de um espaço definitivo. Sob a responsabilidade do Mestre Bartolomeu Pinheiro do Nascimento, que se mudou para Goiânia em 1982, o grupo consolidou-se, resultando na criação do Pré-Núcleo Rei Inca em 1983. Mestre Bartolomeu, conhecido por sua liderança e por seu carisma, foi fundamental na orientação do grupo durante esse período, promovendo a unidade e a expansão da UDV na região.

Em reconhecimento à sua liderança e à habilidade em inspirar os demais, Mestre Bartolomeu recebeu a estrela de Mestre diretamente das mãos do Mestre Gabriel. Mestre Gabriel admirava as explanações do Mestre Bartolomeu durante as Sessões de Escala. A inteligência e a convicção com que ele falava posicionaram-no como uma liderança natural dentro da irmandade. A energia, alegria, carisma e habilidade de comunicação de Mestre Bartolomeu eram evidentes e ele tinha uma maneira única de expressar os pensamentos que ainda é lembrada com afeto pelos primeiros irmãos.

Mestre Bartolomeu era conhecido pelas frases marcantes dele, entre elas: “bola pra frente, chute no gol e o goleiro que se cuide!”, “quem tem pressa anda devagar” e “vou abrindo a picada e vocês vão fazendo o acabamento”. Ele frequentemente expressava o apreço dele pela irmandade, destacando que tinha encontrado um grupo de jovens de boa vontade.

Após a aquisição e desenvolvimento de um novo terreno em Aparecida de Goiânia, o Pré-Núcleo foi elevado à condição de Núcleo Rei Inca em 1984. O novo espaço não só ofereceu um local para Sessões e para encontros regulares, mas também serviu como um centro de crescimento espiritual para os sócios e para aqueles interessados em conhecer a UDV.

Desde então, a semente plantada por Douvel e por outros pioneiros floresceu em uma comunidade forte que está em franca expansão. A dedicação inicial e o trabalho contínuo dos membros não apenas mantiveram o legado do Núcleo Rei Inca, mas também inspiram a criação de outros Núcleos na região. Esses esforços coletivos refletem um compromisso com os valores de Luz, Paz e Amor, fundamentos que continuam a orientar a União do Vegetal.

Esse crescimento e a vibrante história do Núcleo Rei Inca demonstram a força da comunidade e do espírito de união que perdura, marcando cada novo capítulo com esperança e renovação. A trajetória do Núcleo Rei Inca é uma celebração da jornada espiritual compartilhada por muitos, enriquecendo a vida de todos os envolvidos.

Agradecimentos aos pioneiros fundadores pelo comprometimento e pela dedicação deles, estendendo o reconhecimento aos que se juntaram posteriormente e àqueles que hoje continuam a escrever esta história. A partir do trabalho inicial, a semente da UDV floresceu, resultando hoje na existência de mais três núcleos nas proximidades de Goiânia e de outros Núcleos e DAVs em regiões como Barra do Garças-MT, Palmas-TO, Chapadão do Céu-GO e Caldas Novas-GO. Esses Núcleos surgiram como uma expansão natural do trabalho que começou com o Núcleo Rei Inca, fortalecendo a 8ª Região da União do Vegetal.

Neste triênio (2024 a 2027), o Núcleo Rei Inca tem como Mestre Representante o M. Thiago Ribeiro Rodrigues da Cunha e atualmente está com 196 sócios e muitas crianças, formando um jardim florido. Viva o Núcleo Rei Inca, viva a União do Vegetal!

Ludmilla

Ludmila Paranhos de Castro Scheiblich é membro do Corpo Instrutivo e integra a equipe local do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Rei Inca (Aparecida de Goiânia – GO, 8ª Região).

Rinaldo

**Rinaldo Alves da Costa Scheiblich é membro do Corpo do Conselho e integra a equipe local do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Rei Inca (Aparecida de Goiânia – GO, 8ª Região).

 

7 respostas
  1. Fátima
    Fátima says:

    Que lembrança boa. Participei de algumas sessões em Goiânia, inclusive com M. Bartolomeu. Admirava muito o jeito atencioso com às pessoas e, um sorriso no rosto. Quando ia a Brasília ou eu ia em Goiânia sempre me cumprimentava de uma forma gentil. Eu observava que ele fazia assim com todas as pessoas.

  2. Leonardo de Paula
    Leonardo de Paula says:

    Lugar especial. Tem uma bonita história e muito suor dos irmãos que chegaram primeiro.

    Estão gravados em meu coração muitos momentos com a Tribo dos Incas. Saudade de todos vocês e nossas viagens para o Rei do Prata.

    Viva no Núcleo Rei Zinca!

  3. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Este nome Rei Inca que M. Bartolomeu tanto quis e conseguiu colocar em um Núcleo da UDV, nos faz lembrar do início da história deste chá que comungamos nas sessões.
    É uma alegria ter conhecido este senhor carismático e alegre. São meus votos que a irmandade tenha também prosperidade e alegrias por estar neste caminho de força e luz, com boas realizações e vitórias nos bons propósitos.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário