A semente da biografia do Mestre Janico

| 6 Maio, 2024

Mestre Janico | DMC/Sede Geral.

Nascido no dia 6 de maio de 1919, João Ferreira de Souza, o Mestre Janico, tornou-se uma referência de responsabilidade e de compromisso no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Recebeu a estrela de Mestre em 27 de março de 1971 das mãos de Mestre Gabriel – por quem nutria grande respeito e amizade. Nesta data, homenageamos este distinto senhor compartilhando o prefácio da biografia dele, que será lançada pela Editora Pedra Nova em breve. O texto do prefácio é assinado pelo Mestre Klaus Marcus Paranayba*.

A história de vida dos Mestres formados pelo Mestre Gabriel, que receberam dele os ensinos, recordaram e transmitiram para as novas gerações, são inspiradoras! Eles, com esforços próprios, auxiliaram a construir essa instituição, que é o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Pensando nisso, algumas vezes eu me indaguei por que tão pouco se falava a respeito do Mestre Janico. A resposta a que cheguei é que precisamos conhecer melhor esse Mestre pioneiro. Após o Mestre Gabriel ter deixado este plano, o Mestre Janico foi o segundo Mestre da Origem a ocupar o cargo de Mestre Geral Representante do Centro, tendo exercido essa responsabilidade por dois mandatos, em um período de cinco anos.

As dificuldades de relacionamento humano que existiam naqueles primeiros tempos da UDV não são muito diferentes das que encontramos atualmente. Certa vez, o Mestre Felipe Belmonte ensinou-me uma frase que ele dizia: “Aquele que vier com conversa sem dono, esse será o dono da conversa”. Essa orientação me pareceu uma forma inteligente de combater a fofoca – erva daninha que precisa ser combatida constantemente em qualquer sociedade séria.

Essas palavras despertaram o meu interesse em conhecer um pouco mais a respeito de Mestre Janico. Então, procurei chegar perto dos amigos e dos familiares dele. Sem adotar nenhum método de pesquisa, comecei a buscar informações de forma intuitiva querendo conhecer um pouco mais daquele “Bom Jardineiro”, como o Mestre Monteiro carinhosamente o intitulou. Conforme o Mestre Edison Saraiva diz, o Mestre Janico foi um Mestre que se dedicou fervorosamente ao Centro.

Nesse garimpo histórico, contei com o apoio do Mestre Simão, que era amigo do Mestre Janico e dos familiares dele. Ele abriu caminhos para nossa aproximação e para as entrevistas que começaram no ano de 2010, em Porto Velho. A residência do Mestre Donisete e da Conselheira Maria foi o meu ponto de acolhimento fraterno e de trabalho. Ali pude colher depoimentos e receber pessoas que contribuíram significativamente na construção dessa biografia que ora compartilhamos com a irmandade.

Com esse movimento, ganhamos uma colaboradora muito atuante: Cesinete, filha de Mestre Janico. Ela nos relatou as vivências com o pai, apresentou outros parentes, mostrou documentos e compartilhou o álbum da família, cujas fotos encontram-se atualmente em nosso acervo. Walter Badaró, um dedicado e competente trabalhador pela memória do Centro, gentilmente apoiou e produziu gravações que deixaram registrados momentos importantes dessa pesquisa.

Dona Raimunda – a viúva do Sr. João Ferreira – disse-me que, desde o desencarnamento do esposo, na década de 80, esperava que um dia pudesse ser feita uma Sessão em homenagem a ele. Mestre Clóvis era, então, Mestre Geral Representante e autorizou a realização dessa Sessão, que foi dirigida pelo Mestre Herculano, em 06 de maio de 2017, quando o Mestre Janico completaria 98 anos. Nessa oportunidade, estiveram presentes filhos e netos.

Ao longo das pesquisas e entrevistas, encontrei-me com o professor de História, Mestre Ugo Giannotti, o qual gentilmente aceitou o convite de ser redator da biografia do Mestre Janico. A colaborar na autoria dessa biografia, dedicou-se com igual carinho outro professor, um de Português: o Mestre Luiz Carlos Ferro. Ambos trabalharam com o mesmo ideal de proporcionar aos leitores um olhar carinhoso a respeito desse servo da União.

De 2010 a 2023, de forma espontânea e até mesmo esporádica, pela demanda de trabalho de todos os colaboradores, um pouco do brilho da vida do Mestre Janico pode ser captado, semeado e compartilhado nesse singelo reconhecimento, que é a descrição carinhosa a biografia dele, em aproximadamente uma centena de páginas.

Muito grato a todos e, muito especialmente, ao Mestre Janico por ele ter sido um homem comum com ações incomuns e por ele estar presente nesta Sagrada Obra do nosso Grande Mestre Gabriel.

Klaus (1)

*Klaus Marcus Paranayba é integrante do Quadro de Mestres da Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Ingaí – MG (12ª Região).

7 respostas
  1. Gelson santos da Rocha
    Gelson santos da Rocha says:

    Muito bom conhecer as histórias dos Mestres que receberam das mão do Mestre Gabriel os ensinamentos pra transmitir pra todos nós.
    Grato, Mestre Janico.

    Responder
  2. Souza
    Souza says:

    É de grande importância à divulgação das histórias e informações destes pilares do início da UDV pra que tenhamos o conhecimento claro da recriação dessa obra divina esse ponto de luz plantado na terra clareando e nus guiando fazendo uma paz no mundo pela força do Vegetal.

    Responder
  3. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Gostei muito de saber como foi feito o trabalho de coleta de informações a respeito da vida e das realizações de Mestre Janico, realizado pelo Mestre Klaus Paranayba a tantas mãos colaboradoras, sempre presentes nesse tipo de trabalho. Parabéns por essa realização. Lerei com alegria.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *