30 de novembro, dia de festa em Coração de Maria

| 30 Novembro, 2022

Irmandade do Núcleo Coração de Maria, 2022 | Foto: Ênio Cordeiro.

O Blog da UDV publica novamente este texto de autoria de André Manta* em homenagem aos 20 anos do Núcleo Coração de Maria. O texto foi publicado anteriormente em 30 de Novembro de 2017, por ocasião dos 15 anos deste importante Núcleo da União do Vegetal. Por ocasião do aniversário, números e fotos foram atualizados para o momento presente. 

Localizado no distrito do Retiro, município de Coração de Maria-BA, no mesmo terreno onde nasceu o Mestre José Gabriel da Costa (criador deste Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), o Núcleo Coração de Maria comemora 20 anos neste dia 30 de novembro de 2022.

A história deste Núcleo, contudo, começa muito antes, em 1977, quando Raimundo Nonato Marques, à época integrante do Quadro de Mestres da União do Vegetal e morando em Salvador, inicia a busca, no interior da Bahia, pela família de origem do Mestre Gabriel. Nonato conhecia um dos irmãos do Mestre, chamado Antônio Gabriel da Costa, que havia bebido Vegetal em Porto Velho-RO, em 1971.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Coração de Maria. 

Seis anos depois, acompanhado por alguns discípulos, Nonato conseguiu localizar Antônio na cidade de Feira de Santana-BA. Este os levou para conhecer a mãe do Mestre Gabriel, Prima Feliciana, e outros parentes que, na época, moravam no município de Pé de Serra (distante cerca de 100 quilômetros de Feira de Santana).

Dona Prima, como era conhecida, havia vendido a antiga propriedade da família, a Fazenda Pedra Nova, no distrito do Retiro, logo após o desencarnamento do marido, Manoel Gabriel da Costa (pai do Mestre Gabriel). Foi quando ela resolveu mudar-se para Pé de Serra, onde os irmãos da UDV liderados por Nonato a encontraram pela primeira vez.

Depois desse encontro, aconteceram outras visitas. E Antônio Gabriel da Costa aproximou-se mais dos irmãos da UDV de Salvador, passando a frequentar o Núcleo Apuí, onde chegou ao Quadro de Mestres da União do Vegetal em 1º de novembro de 1980.

Alguns anos depois, Antônio Gabriel levou algumas pessoas da UDV para conhecer a fazenda onde ele e seu irmão, José Gabriel da Costa, haviam nascido. Nesse dia, estavam Raimundo Nonato Marques e também Mestre Pequenina, esposa do Mestre Gabriel, que naquele período se encontrava em visita a Salvador. Surgiu ali, naquele momento, a ideia de um dia realizar uma Sessão de Vegetal naquele terreno.

As primeiras Sessões

No início de 1992, Mestre Antônio Gabriel, que trabalhava como caminhoneiro, sofreu um acidente. Quando estava se recuperando, Nonato foi visitá-lo em Feira de Santana, onde Antônio residia, e beberam Vegetal junto com alguns sócios da UDV.

Nesse mesmo ano, em 18 de outubro, dia do aniversário do Mestre Antônio Gabriel, foi realizada a primeira Sessão no terreno onde hoje é o Núcleo Coração de Maria. A Sessão, dirigida pelo Mestre Antônio – na ocasião utilizando ainda uma cadeira de rodas –, aconteceu embaixo do cajueiro, que fica ao lado de onde era a casa na qual nasceram os filhos de Dona Prima e Seu Manoel (Mestre Gabriel era o oitavo de 14 irmãos).

Depois desse dia, começou-se a fazer Sessões no terreno sempre que possível. Mestre Antônio Gabriel tinha uma boa relação com os proprietários do lugar, e isso facilitou a realização das Sessões. Os donos, Seu Beto e Dona Jandira, muitas vezes até emprestavam algumas cadeiras.

Muitos sócios que frequentavam os Núcleos de Salvador, principalmente o Apuí, viajavam a Coração de Maria para participar das Sessões no “cajueiro da prensa”, que assim era chamado porque, na época em que o Mestre Gabriel morava na fazenda, a prensa utilizada para retirar o líquido da massa da mandioca, com o qual se faz a farinha, ficava embaixo desse cajueiro.

Cajueiro da “prensa”, aonde eram realizadas as primeiras sessões | Foto: Ênio Cordeiro.

O início do Núcleo

Em 1998, Raimundo Nonato Marques iniciou uma mobilização para arrecadar recursos com o objetivo de comprar o terreno. Na época, priorizou-se adquirir a área onde existia a casa da família do Mestre Gabriel. A proposta inicial era reconstruir a casa para funcionar como um local de visitação. Mas após a aquisição do terreno, veio a ideia de fazer um Núcleo no local.

No começo do ano 2000, foram iniciadas as obras de construção da Casa de Preparo, dos banheiros e da cozinha. As Sessões começaram então a ser realizadas nos segundos e quartos sábados de cada mês. No dia 27 de maio de 2000, foi realizado o primeiro Preparo de Vegetal.

Em 2001, iniciaram-se as obras do Templo, que foi construído exatamente no local onde ficava a casa original. Em outubro desse mesmo ano, a Administração da 4ª Região (Bahia e Sergipe) e a Diretoria Geral do Centro organizaram um Encontro em Coração de Maria que contou com a presença da Mestre Pequenina e dos Mestres Antônio Gabriel da Costa, Jair Gabriel da Costa, Luiz Felipe Belmonte dos Santos, Edson Lodi, Ruy Fabiano, Jeffrey Bronfman, Raimundo Nonato Marques e José de Anchieta Torreão de Sá (que à época ocupava o lugar de Mestre Central da Região), além de outros sócios da UDV de todo o Brasil.

Em 30 de novembro de 2002, é inaugurada a Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Coração de Maria, sob a responsabilidade do Mestre Samuel Dias Nunes. Nesse dia, estiveram presentes o Mestre Geral Representante à época, José Luiz de Oliveira, e o então Mestre Central da 4ª Região, José de Anchieta.

Integravam o primeiro Quadro de Mestres da DAV Samuel Dias Nunes, Raimundo Nonato Marques e Antônio Gabriel da Costa. Junto com eles, mais 3 membros do Corpo do Conselho (Geracina Aguiar Pinto, Márcia Rodrigues Nunes e Isnaia Maria de Oliveira) e 19 discípulos formavam a irmandade que deu início oficialmente aos trabalhos.

No dia 10 de fevereiro de 2003, a Distribuição Autorizada passou a Pré-Núcleo. Em 30 de novembro de 2004, dois anos após a inauguração, aconteceu a elevação a Núcleo.

O primeiro Mestre Representante foi Samuel Dias Nunes, que ocupou este cargo até 6 de janeiro de 2009, quando Henrique Hudson Barbosa assumiu a Representação. Depois dele, em 6 de janeiro de 2015, assumiu Olavo Galdino de Souza, e, desde 1º de novembro de 2016, o Mestre Assistente Central, Kleber Almeida Freitas, está respondendo pela Representação. Em outubro de 2017, Mestre Kleber foi eleito por aclamação para o cargo de Mestre Representante, no triênio de 6 de janeiro de 2018 a 6 de janeiro de 2021. Em 6 de janeiro de 2022, o Mestre Antônio Mendonça de Souza recebeu a Representação .

Hoje, o Núcleo conta com 89 sócios, sendo 7 do Quadro de Mestres, 16 do Corpo do Conselho, 2 do Corpo Instrutivo e 46 do Quadro de Sócios.

Essa irmandade, que tem um talento especial para cativar os visitantes, quando fala sobre Coração de Maria, costuma dizer: “Aqui começa nossa história”. E neste lugar, onde nosso Guia Espiritual nasceu, a gente vê nascer também, no coração das pessoas, o símbolo da União do Vegetal: Luz, Paz e Amor.

Aos primeiros irmãos que iniciaram este trabalho, nossa homenagem e gratidão. E aos que hoje continuam nesta missão de zelar por este local tão especial, nosso desejo de muitas alegrias e prosperidade. Felicidade a toda a irmandade do Núcleo Coração de Maria! Que este Ponto de Luz, em pleno sertão da Bahia, possa clarear cada vez mais consciências. Para um dia, todos juntos, realizarmos a missão do Mestre de fazer um mundo de paz.

*André Manta integra o Quadro de Sócios do Núcleo Apuí (Lauro de Freitas – BA). 

Texto escrito a partir do acervo do DMC do Núcleo Coração de Maria e de informações do Mestre José de Anchieta Torreão de Sá, integrante do Conselho de Administração Geral da UDV.

14 respostas
  1. alba terezinha
    alba terezinha says:

    Comovente!
    Lendo a história, senti Gratidão e profunda compaixão por todos os que participaram do início, com todas as dificuldades daquela época e daquele sertão.
    Tinha que nascer no Coração de Maria!
    Que a Mãe Divina cubra a nós todos com seu manto de Luz, Paz AMOR!

    Alba

  2. Renara Afonso Tavares
    Renara Afonso Tavares says:

    Que beleza!! Reconhecendo alguns rostos desta foto da irmandade e sentindo saudades de participar de sessão e preparo neste Núcleo tão especial para nossa região e para toda a UDV. VIVA CORAÇÃO DE MARIA!!! =)

  3. Nazareth Roriz
    Nazareth Roriz says:

    Meu coração está em festa, por esses 20 anos de existência do Núcleo Coração de Maria, lugar tão importante da história da UDV, pois o criador nasceu e se criou nesse pedaço de chão da Bahia.
    Saúde,força e coragem à Direção e sócios para seguirem prosperando. Viva Coração de Maria.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta