Conselheira Ivone Menão inteira 50 anos de UDV

| 24 Novembro, 2022

A Conselheira Ivone Menão inteirou, em maio passado, 50 anos que bebeu o Vegetal pela primeira vez. Aos 78 anos, completados em 17 de outubro passado, C. Ivone atualmente é sócia da Sede Geral (Brasília-DF). Em sua homenagem, o Blog da UDV publica abaixo um texto de sua filha, Conselheira Iura Menão (Núcleo Rei Hoasqueiro – Brasília-DF), e ao fim um link que leva a texto do Informativo da Sede Geral que conta a trajetória destes 50 anos da C. Ivone na União do Vegetal.

A primeira memória que tenho da União do Vegetal, nesta encarnação, é ao lado da Conselheira Ivone Menão, minha mãe. Ela bebeu Vegetal pela primeira vez em Manaus, em maio de 1972, convidada pelo amigo Mestre Roberto Evangelista. Em junho do mesmo ano, veio para São Paulo com meu pai e comigo ainda pequena. Em São Paulo, meus irmãos (Sama e Saulo) nasceram e em 1976 viemos para Brasília.

Deste período, desde que chegamos a esta cidade, também lembro de lugares em que estivemos para a realização das Sessões do Vegetal. Minha mãe arrumava uma caminha boa dentro do carro de alguém e nos encaminhava cedo pra dormirmos durante a Sessão e, assim, garantir seu momento com o chá precioso. E foi assim, até chegarmos ao então Núcleo Estrela do Norte (atualmente a Sede Geral), sempre tendo um cuidado conosco, sem tirar de vista seu direito de sócia de participar das Sessões do Vegetal.

A União do Vegetal é seu Porto Seguro e nela construiu sua história com força e coragem, pelejando em casa com filhos, no trabalho para o sustento e na espiritualidade para cultivar a resistência. Nessa construção, posso dizer que em algumas áreas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal tem um tijolinho seu – nos Departamentos de Memória e Comunicação (DMC), Beneficência, na Secretaria Geral e na Diretoria Geral, onde foi voluntária e, mais tarde, funcionária.

E, assim, vem trilhando sua caminhada com a família, filhos, genro, nora e netos, e os irmãos na União do Vegetal com seu jeito forte e terno, educada e respeitosa no trato com as pessoas e trabalhando pela causa geral do Centro.

Nesta galeria, algumas imagens desta valorosa senhora:


>> Clique aqui e acesse o Informativo da SG.

17 respostas
  1. CRISTIANE PEREIRA DE ASSIS
    CRISTIANE PEREIRA DE ASSIS says:

    Senhora de grande valor e de muita estima à nossa família! Nos sentimos parte de sua grande família caianinha!!
    Desejamos saúde e alegrias em sua vida, hoje e sempre!

    Responder
  2. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    A C Ivone é, pra mim, um exemplo. Pessoa muito querida e atenciosa, tem sempre um sorriso alegre para com os que chegam. Nos seus muitos anos de trabalho dedicados à União, vem demonstrando competência e amor pela causa. Dias desses colhemos chacrona juntos, aprendendo e ouvindo boas histórias. É muito bom ter a senhora por perto. Que o Mestre continue abençoando a sua caminhada!

    Responder
  3. Thania Queiroz
    Thania Queiroz says:

    C. Ivone tem uma trajetória admirável no CEBUDV. Merece nosso reconhecimento e respeito, por seu zelo e dedicação no ‘servir’ a esta obra. Que Deus lhe abençoe com saúde e paz, para que continue a colher as belas flores plantadas.

    Responder
  4. Klaus Marcus Paranayba
    Klaus Marcus Paranayba says:

    Excelente homenagem. C. Ivone faz parte dos meus primeiros passos na UDV. Quando cheguei, em 1980, já era uma Conselheira experiente e atenciosa. Assisti algumas sessões muito boas dirigidas por ela. Saudades. Longa Vida!

    Responder
  5. Paulo de Tarso
    Paulo de Tarso says:

    Parafraseando um poeta que diz “Há pessoas que lutam um dia e são bons, há outras que lutam um ano e são melhores, há as que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estas são imprescindíveis.”
    Assim vejo a C. Ivone, uma pessoa de dedicação à Obra, lutando e ofertando de si o melhor.
    Imprescindível!
    Grato professora, abraços nortista meus e da Fátima Nobre

    Responder
  6. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Querida Amiga, sempre gentil e cordial.
    Sócia Fundadora do Núcleo Samaúma que vem ao longo desses 50 anos semeando amizades.
    Saúde e prosperidade hoje e sempre!
    Gratidão por toda dedicação e responsabilidade.
    Abraços fraternos. ☀️

    Responder
  7. Nercy Arcanjo
    Nercy Arcanjo says:

    Me emocionei com este relato que traduz um pouco da caminhada desta pessoa amorosa, sempre disposta a servir, que é a C. Ivone. Uma amiga para todas as horas. Felicidades a ela, Iura, e seus familiares.

    Responder
  8. João Bosco Queiroz
    João Bosco Queiroz says:

    A Conselheira Ivone Menão sempre demonstrou um amor a União através do trabalho, da dedicação e da busca incansável em servir ao centro e a irmandade. Um bom e forte exemplo de Caianinha para ser seguido por todos nós, que fazemos parte dessa sagrada religião. Que o Mestre continue lhe abençoando e lhe concede muitos anos de vida. Um grande abraço.

    Responder
  9. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Uma honra pra mim ter conhecido esta nobre senhora desde quando cheguei na UDV. Um exemplo de dedicação, perseverança e amor. Sempre com uma palavra boa, bons conselhos e alegria. Que Deus a abençoe com saúde, força e luz.

    Responder
  10. Julio Cesar Teles de Sousa Junior
    Julio Cesar Teles de Sousa Junior says:

    De todas minhas lembranças de alguns momentos que vivi aí na Sede Geral, o mais marcante é da C. Ivone arrumando um lugar para eu repousar depois da sessão para no amanhecer ir para casa. Lençol, fronha e cobertor. Isso me trazia um conforto, uma lembrança de casa, um cuidado de Mãe – que venho recebendo até hoje dessa Sagrada União. Saúde, minha amiga, felicidades sempre.
    Julio e Luciana

    Responder
  11. Flávia Ilíada Furtado Coelho de Oliveira
    Flávia Ilíada Furtado Coelho de Oliveira says:

    Bela e merecida homenagem! Saúde e votos de paz e bem em sua caminhada C. Ivone, senhora educada, que sempre me atendeu com atenção, presteza e gentileza em minhas buscas pelos fragmentos históricos da memória do Centro. Sou bem grata.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *