No infinito teu coração agora é verso na imensidão

| 25 Outubro, 2019

Irmandade do Núcleo Senhora Santana*

Conselheira Célia Carvalho, Belém (Jerusalém) | Foto: Clovis Cavalieri.

Célia Regina Bandeira Parra de Carvalho, a nossa amada Conselheira Célia, nasceu na cidade de São Paulo-SP, no dia 16/2/1955. Segundo palavras do Mestre Clovis, desde sua mocidade já tinha em si a virtude da compreensão, da doçura e da tranquilidade:uma amiga e companheira de todos os momentos”.

Casou-se com Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho em 21/7/1979, e pouco tempo depois bebeu o Vegetal pela primeira vez, no Núcleo Samaúma (Cotia-SP), na data de 25/8/1979. Quem lhe serviu o primeiro copo de Vegetal foi o Mestre Raimundo Pereira da Paixão, por quem sempre teve grande consideração. Associou-se no dia 1/9/1979, e já em 26/1/1980 foi convocada ao Corpo Instrutivo.

Em 1982, o casal mudou-se para Brasília, onde eles moraram por aproximadamente dois anos. Em 1984, Mestre Clovis e Célia passaram a residir em Campo Grande-MS, dando início à Distribuição Autorizada de Vegetal desta cidade. Juntos, com muito amor e desprendimento, abriram sua casa para receber os primeiros irmãos, uma expressão do coração fraterno do casal.

Momento inesquecível foi a Sessão de Escala que aconteceu no dia 5/5/1984, ocasião em que a irmã Célia foi convocada ao Corpo do Conselho, por seu companheiro, Mestre Clovis. Nessa mesma Sessão, pela primeira vez em Campo Grande, foi contada a História da Hoasca, ouvida na voz do Mestre Gabriel. Segundo registros, foi uma Sessão muito bonita, e tocou a música “Princesa Encantada”.

É importante destacar: Celinha, como é carinhosamente chamada, foi a primeira Organ de Campo Grande e também da 13ª Região, ocupando este cargo por quatro anos seguidos, servindo a todos com carinho e ensinando a força do cativar. Outro exemplo de sua bondade está no trabalho voluntário dedicado à Beneficência, antes mesmo da formalização deste Departamento.

Mestre Clovis e Conselheira Célia tiveram três filhos: Rafael, Amanda e André, que lhes deram lindos netos. Seu legado permanece vivo na memória da União do Vegetal.

No dia 15 de outubro de 2019, “Celinha rompeu as barreiras da matéria e desencarnou com a mesma nobreza que viveu”, como bem escreveu a Conselheira Glória Mura, ao relatar a passagem da Conselheira Célia.

Honrou o lugar de companheira, mãe, avó e Conselheira da União do Vegetal, e por onde andou, flores plantou, diversos corações tocou.

Quando foi inaugurada, em 14/12/1999, a Casa das Crianças do Núcleo Senhora Santana, merecidamente, recebeu o nome de “Casa das Crianças Tia Célia”. Na época, a irmandade a homenageou com um texto que a descreve:

Amada Tia Célia

Menina dos nossos olhos,
Que com ternura encoraja!
Neste mar da vida,
És a nobre marinheira, que tanto temos amor!
Veio entre nós, ensinar a beleza do carinho!
Em singelos gestos e palavras, em tantos detalhes temos tua presença…
És aliança de amizade e respeito.
Que Jesus e a Virgem Mãe iluminem teu caminho e o nosso também.
Seja Ela a Grande Mãe que guarneça, oriente e ilumine todas as criancinhas que aqui chegarem.

“Vinde a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus.” (Jesus)

Com eterno amor e gratidão…

*O Núcleo Senhora Santana localiza-se em Campo Grande-MS.

36 respostas
  1. Fernanda da Silva Santos
    Fernanda da Silva Santos says:

    Que linda homenagem!! Não a conhecia pessoalmente, porém meu coração se encheu de carinho por essa senhora que mesmo de longe me cativou!!! Grata ao Mestre por nós proporcionar esses sentimentos em comum, sua obra unifica mesmo as pessoas! Que lindo!

    Responder
  2. Elizabete Santos
    Elizabete Santos says:

    Bem merecida homenagem para a Conselheira Célia que sempre dedicou sua vida a União do Vegetal servindo, harmonizando, educando e dando afeto e compreensão à todos, sobretudo, às crianças. Que o Mestre a tenha recebido em mais alto grau.

    Responder
  3. Francisco Gomes (Chico Gatão)
    Francisco Gomes (Chico Gatão) says:

    Conheci C. Célia e M. Clovis em 2006 nas festividades do quinto aniversário do Núcleo Mestre Francisco. Pessoa de boa índole e de um coração amoroso. Ela ainda não conhecia, porém gostou muito da música Quem é de Deus (um samba). Seu sorriso amigo e sua palavra serena, porém firme, deixou marcas positivas em nossa irmandade. Quem anda com Deus não tem medo de assombração. Certamente estais na paz minha amiga. Sofrendo um pouco estamos nós por sua prematura partida. Qualquqer dia, amiga, a gente vai se encontrar …

    Responder
  4. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Nossa amada irmã, amiga e comadre, sempre viva em nossos corações!
    Meu sincero sentimento de gratidão e carinho,
    Abraços fraternos a esta nobre família

    Responder
  5. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    “Gracias a la vida que me ha dado tanto

    Madre, amiga, hermana y Luz alumbrando
    La ruta del alma del que estoy amando…”

    Ouvimos essa canção lá em Peru durante uma Sessão que M. Clovis dirigiu e contou a História da Hoasca em outubro de 2003…
    Mãe, Amiga e Irmã, assim te reconheci e de ti recebi carinho, atenção e consideração.
    Quando eu era criança, a Tia Célia sempre tinha um sorriso e uma atenção comigo e conosco. Bons tempos lá em Cotia nos primeiros anos do Núcleo Samaúma.
    Crescemos e amadurecemos e esse zelo dela sempre se fez presente. Pessoa de fino trato e de uma educação exemplar. Sua presença aqui no Núcleo Samaúma sempre foi bem-vinda e em cada visita, uma palavra, um acompanhamento, uma benção. Ensinou a benzer e a defender e deu exemplo de Companheira e Conselheira em diversos momentos e situações.
    De onde estiver, tenho certo que está sorrindo e transmitindo sua fé e esperança em dias melhores. Daqui ficamos com saudades e com a certeza de que tivemos uma amiga verdadeira entre nós.
    Que o Bom Deus ampare esta Família tão estimada e que saibamos ter a conformação pra seguirmos em frente, zelando das flores que você plantou.
    Com amor e consideração,
    Rodrigo Polignano & Família

    Responder
  6. Fabiana queiroz
    Fabiana queiroz says:

    Homenagem linda à essa amiga tão especial.
    Celinha se identificou com a irmandade de Caruaru fortemente desde o primeiro encontro em 1992. Pela sua alegria. Como gostava de ouvir histórias e dar boas risadas! E que risada linda e espontânea. Morou aqui por 6 anos, onde como em todos os outros lugares que passou, só semeou o bem. Nos deu essa oportunidade de conviver esses anos e conhecer melhor o seu coração bondoso! Celinha era realmente uma pessoa que espalhava sorrisos e bom humor sempre! Guardaremos aqui em Caruaru muitos momentos bons vividos! Estará em nossos registros físicos e sentimentais!
    Agora ela está dando risadas em outra dimensão… quem sabe em alguma estrelinha no céu, como diz a história do pequeno príncipe que ela também gostava… agora seguiras no reino das flores, sendo mais uma delas! Saudades sentiremos sim, é claro, porém sabemos que um dia nos reencontraremos pela longa estrada da vida e espero que nos reconheçamos e continuemos essa linda amizade sincera que nasceu e nunca cessará! Foi uma honra te conhecer. Com muito amor, Fabiana Queiroz.

    Responder
  7. Enizete Oliveira Mendes Gomes
    Enizete Oliveira Mendes Gomes says:

    Que lindíssima e merecida homenagem, com certeza um ” pouco” desta querida senhora está em nós e nesta obra e com certeza ela leva consigo um pouco de nós e desta Sagrada Obra. O que sinto em meu coração é imensa gratidão. Com pensamento de que sua família e todos nós possam nos confortar com as belas sementes por esta nobre senhora plantadas.

    Responder
  8. Luciana Bianchin
    Luciana Bianchin says:

    Viveu com nobreza, demonstrando com humildade amor em cada gesto. Acolheu, compreendeu, iluminou, ensinou pelo exemplo, pessoa rara com a capacidade de ver além, bem além do comum. Amiga pacificadora que doou o seu melhor, fazendo cada um se sentir especial. Moveu a fé das pessoas, acrescentou brilho e fortalecimento em nossa crença em Maria Santíssima. Só tenho gratidão por ti amiga querida! Que o sol que sempre te iluminou seja hoje a claridade em sua nova morada e que as flores perfumem o jardim de sua existência. Até o novo encontro, muita saudade!

    Responder
  9. Rejane Hoisel Gomes Arléo Barbosa
    Rejane Hoisel Gomes Arléo Barbosa says:

    Conselheira Célia, a nossa amada Celinha, senhora de Luz e Amor.
    Uma grande honra poder ter a amizade desta mulher doce, amorosa e gentil.
    A doçura vem do amor presente em seu coração.
    Por onde andou semeou o amor, sempre com sua palavra serena, sua presença discreta, mas marcante.
    Este é o seu legado: o amor que plantou no coração de muitos de nós, que cresceu e floresceu, e assim, podemos seguir o seu exemplo de multiplicar esse amor por onde formos. Seu exemplo de fé e retidão nos inspira a querer ser pessoas melhores a cada dia. Um espelho para nós. Presença viva em nossos corações!
    Gratidão a Deus por todos os momentos vividos junto a Celinha e sua querida família.

    A gente se encontra nas voltas que o mundo dá!

    Responder
  10. Alzira Pereira
    Alzira Pereira says:

    Querida amiga
    Convivemos no Núcleo Samaúma.
    Cheguei em 1980
    Ela já era do Corpo Instrutivo
    Tenho boas lembranças
    Guardada em coração
    Só tenho agradecer
    Por conviver com tão doce pessoa.

    Responder
  11. Elizama viegas de Arruda
    Elizama viegas de Arruda says:

    Tive o prazer de assistir uma sessão de casal no Núcleo Mestre Ramos, onde pude ouvir os conselhos da Conselheira Célia…dentro de uma oratória serena e sábia, palavras que me trouxeram conforto naquele momento. Gratidao por aquele momento. Meus sincero sentimento aos familiares. Que Deus a tenha nos seus braços.

    Responder
  12. Azilda Cordahi
    Azilda Cordahi says:

    Querida amiga, Conselheira Celinha. Pessoa que conheci ainda criança, mocinha, juntamente a seu companheiro, M. Clovis. Pessoa que sempre transmitiu, paz, docura e amizade à todos nós. Tinha uma maneira alegre, cativante e amiga. Tive a oportunidade de reencontrá-la aqui na 1ª Região do Nordeste dos Estados Unidos na ocasião de sua visita a nós juntamente com M. Clovis quando então Mestre Geral Representante. Faziam décadas que não nos encontravámos. Senti como se o tempo não tivesse passado. Ela com a doçuura e carinho de sempre. Foi um feliz reencontro. Meus sinceros sentimentos a M. Clovis, filhos e toda a irmandade.
    Conselheira Célia com certeza deixou plantado em nossos corações os bons exemplos de uma caminhada iluminada. Sentiremos saudades dessa pessoa amiga, doce e querida. Com certeza no Reino das Flores ela foi morar junto a nosso Pai Superior. Juntou-se as flores do Jardim Divinal. Grande abraço, querida amiga.

    Responder
  13. José Roberto Acre
    José Roberto Acre says:

    Uma justa homenagem a este ser muito especial que ficará gravado na história da União do Vegetal, penso eu, por toda a eternidade. Filha, amiga, companheira, mãe, conselheira e avó dedicada a sua família, a nossa Sagrada União e aos amigos que fez durante sua trajetória.
    Sempre que lembro da Conselheira Célia, vejo uma grande mulher serena, centrada que transmite paz e serenidade. Ao lado seu companheiro, M. Clovis, formou uma linda família de pessoas equilibradas e felizes, estrutura capaz de transmitir bons exemplos de segurança e confiança aos discípulos da União do Vegetal. Lembro do M. Braga sempre destacando o casal como um bom exemplo de família. Minha família se sente bem honrada de ter conhecido mais uma pessoa com tantas qualidades e dela poder receber alguns conselhos…
    Que nosso mestre a receba de braços abertos como uma boa filha que cumpriu com dignidade sua missão e volta a casa do nosso pai superior para o descanso merecido.
    Neste caminho da salvação esperamos um dia encontra-la novamente.
    Peço a divina mãe Maria Santíssima que continue dando conformação e boa compreensão aos familiares e amigos!!
    Abraços fraternos .
    José Roberto y familia!
    Acre-Brasil.

    Responder
  14. Gilberto Moura Junior
    Gilberto Moura Junior says:

    Aquele Casal que todo mundo queria ter como pais, pelo exemplo que são!
    Esteja com Deus admirável Conselheira, tristeza por sua partida e felicidade pelo merecimento de ter lhe conhecido!
    Que o Mestre proporcione a conformação e forças ao Mestre Clovis e filhos!
    Luz Paz e Amor a todos nós!

    Responder
  15. Sandra Miranda Pereira
    Sandra Miranda Pereira says:

    Doce amiga Celinha! Estarás sempre em meu coração! Lembro quando chegou no N. Samaúma! De pronto, nos tornamos amigas! Quantas risadas, doces Conselhos! Exemplo de amiga, companheira, mãe dedicada e avó amorosa! Até um dia!
    Força e conformação aos familiares queridos!
    Sandra Miranda Pereira

    N.Lupunamanta
    Campinas/SP

    Responder
  16. Lucelia Seror
    Lucelia Seror says:

    Querida amiga, quase chará. Ficou em nós um bom exemplo de pessoa de bondade no coracao. De AMOR e de fé no nosso guia Mestre Gabriel. Aguardamos seu retorno para continuar fazendo boas obras.

    Responder
  17. Adriana Carla Mignot
    Adriana Carla Mignot says:

    Que O Mestre já lhe recebeu no Reino das Flores, Conselheira Celinha, como a tantas outras flores que em Sua obra trabalharam com amor, dedicação e doçura, é a certeza que conforta os corações saudosos!
    Que Ele continue clareando e fortalecendo o Mestre Clovis, seus filhinhos e a tantos outros entes queridos! Que um dia possam estar unidos novamente, neste mesmo plano, em União, continuando a acompanhá-Lo na Missão! Gratidão !

    Responder
  18. Iara Silveira
    Iara Silveira says:

    Linda Conselheira Célia. Justa homenagem a essa mulher de presença marcante na vida de tantas pessoas. Que o Mestre conforte a todos nós que aqui sentiremos muita saudade.

    Responder
  19. Fabrício Drumond
    Fabrício Drumond says:

    Nobre e gentil senhora que cativou a todos aqui nas alterosas! Presença notável e suave por onde andou, com seu semblante pacifico, palavras doces e gestos generosos! Exemplo de dedicação incondicional à Obra, ao lado de seu nobre esposo no cumprimento da missão, sempre a servir e contribuir, ainda que com seu atencioso olhar fraternal! Gratidão por nos trazer flores e ensinar a cultiva- las!

    Fabrício e Marcela – 12ª Região

    Responder
  20. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Arrancada a frondosa e florida árvore, apareceu a longa profundidade de suas raízes. Quantas mensagens. Quantas falas e sentimentos tocados pela gentileza natural desse ser… bonito de ver. Um exemplo de capacidade. Que Celinha esteja linda e brilhante, serena vibrando amor.

    Responder
  21. Central de Plantadores e Zeladores
    Central de Plantadores e Zeladores says:

    Em um momento especial, num clima de paz e harmonia, convivemos com a Conselheira Célia ( a C. Celinha como rapidamente ficou sendo chamada) lá no São João da Baliza -RR.
    Foram dias diferentes porque a presença dela e do Mestre Clovis trouxe uma energia de amor, união e fraternidade que era palpável entre nós, tamanho era o respeito e o amor que se tratavam. Contagiou a todos!
    Conselheira Célia, uma pessoa “gente da gente”, como costumamos falar daquelas pessoas que se integram ao lugar como se a ele sempre pertencesse, sua alegria e amorosidade entre nós jamais será esquecida.
    Somos eternamente gratos pela oportunidade, por aquele reencontro que nos trouxe tanta alegria e paz a todos os participantes da 8ª Edição da Capacitação e pra toda equipe de apoio. Aquele momento ficou registrado na Central de Plantadores e em nossas memórias. Temos em nossos corações a certeza que a Conselheira Célia está em um bom lugar reservado pelo nosso Grande Mestre. Dejamos ao Mestre Clovis e toda família o conforto que nosso Mestre tem pra todos nós.
    Um abraço fraterno de toda equipe da Central de Formação de Plantadores.

    Responder
  22. Ana Lúcia Mendonça Fragassi
    Ana Lúcia Mendonça Fragassi says:

    Homenagem bem merecida.
    Tive a oportunidade de conhecer a C. Célia, quando esteve no Núcleo Reis Magos, juntamente com o M. Clovis Cavalieri.
    Outra vez, no Núcleo Vento Divino, encontro da direção.
    As palavras que dirigiu para nós, soou em meu coração com alegria, vinda dentro de um equilíbrio e serenidade, pedindo a todos tranquilidade e união para poder resolver o que fosse necessário com luz paz e amor.

    Gratidão!

    Responder
  23. Rosa Cotta
    Rosa Cotta says:

    Palavras não descrevem o quanto sentimos por sua ida ao plano espiritual, assim como não descrevem o sentimento de gratidão por ter convivido com essa mulher, que é um exemplo em tantos sentidos. Te amo, Tia Célia. Te levo comigo em meu coração.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *