Festival celebrou arte e espiritualidade em Florianópolis

| 7 Julho, 2023

Adriana Freitas*
Fabíola Pozza Korndorfer**

Foto: Eraldo Schnaider.

Emoção e alegria marcaram o Festival Nona Cultural, nos dias 27 e 28 de maio, no Sesc Cacupé, em Florianópolis – SC. A proposta do evento é sensibilizar e unir famílias, jovens e crianças por meio da arte, em que a espiritualidade e a essência caianinha se fazem também presentes. A Mostra Cultural homenageou o Mestre Roberto Evangelista (in memoriam).

Iniciativa da Administração Central e da Orientação Espiritual da 9ª Região, o Festival Nona Cultural reuniu cerca de 450 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O evento contou com apresentações culturais de nomes consagrados na comunidade caianinha  e com a performance de novos talentos da irmandade da Região, a qual contempla Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Entre as atrações que envolveram o público durante o Festival, estavam Laura Cândida, Letícia Torança e Trio, a banda Café com Blues e as pratas da casa: Saulo Fietz e Lou & May. A banda Big Up, super aguardada pelo público jovem, encerrou o evento. “Para mim o Festival Nona Cultural foi um momento especial. Tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e um pouco mais da boa cultura; vivenciei momentos de alegria com meus amigos que vão ficar na memória”, diz Marina Ortiz, 13 anos. O Mestre Central da 9ª Região, João Bosco, destaca que é “grato aos artistas que vêm tocando nossos corações, nos despertando para que a gente veja o mundo com mais arte e com mais beleza”.

O Mestre Assistente Geral, Mestre Teodoro Irigaray, também lançou, na ocasião, o livro “Memórias de um Lutador – A Biografia de Mestre Manoel Nogueira”, de sua autoria. “Arte e cultura fazem parte, como um atributo do próprio espírito, e a Representação Geral vem apoiando esses encontros para que nós possamos ter nossos talentos se apresentando cada vez mais em nosso meio”, explica M. Teodoro.

Mestre Roberto Evangelista

O Festival Nona Cultural contou ainda com oficinas, teatro de mesa e contação de histórias. E, para abrilhantar ainda mais o momento, a Conselheira Sâmara Evangelista, por meio da dança, interpretou os haicais do  pai dela – o saudoso e querido Mestre Roberto Evangelista. “Ao chegar aqui, foi muito emocionante porque pude sentir a presença do papai ao abraçar pessoas muito amigas”, relata C. Sâmara. A Mostra Roberto Evangelista buscou homenagear esse grande artista que é um dos Mestres da Origem da União do Vegetal e membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

A Coordenação do Festival recebeu o apoio da Administração Central da 9ª Região e o dos Departamentos de Memória e Comunicação (DMC), Beneficência, Casas da União, da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (NE) e de muitas frentes de trabalho voluntário, com dedicação e doação. “É uma alegria realizar esse Festival na nossa Região, unindo jovens e famílias caianinhas. Que as pessoas recebam um pouco do que representa essa boa vibração do nosso povo da União, contemplando a beleza que é a união dos povos e das famílias. Que essa celebração continue a ser um marco em nossa Região, inspirando futuras edições e fortalecendo os laços de amizade!”, conclamou M. Darcioni Colombo, Responsável pela OE na 9ª Região.

Adriana (1)

*Adriana Freitas é membro do Corpo do Conselho da Distribuição Autorizada de Vegetal de Imaruí (Imaruí – SC).

Fabiola

*Fabíola Pozza Korndorfer é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Luz Abençoada (Tijucas – SC)  e Coordenadora Regional do Departamento de Memória e Comunicação.  

3 respostas
  1. Lício de Souza Brígido
    Lício de Souza Brígido says:

    Bom dia a todos! Nasci no Acre e tive oportunidade de conhecer a UDV . Moro na região do vale do Ribeira. Seria necessário a divulgação desse trabalho por estas terras.

    Responder
  2. Jean Paulo Zappelini
    Jean Paulo Zappelini says:

    Momentos belos vivenciados, senti com intensidade a presença da espiritualidade e arte, conforme tema. Simplesmente fantástico, que sejam muitos outros festivais realizados e que possamos aproveitar e estreitar laços de amizade.

    Responder
  3. Fabiane Bittencourt
    Fabiane Bittencourt says:

    Foram momentos inesquecíveis.
    Um sonho de muitos realizado por alguns desbravadores.
    Minha gratidão e respeito.
    Que venham outros!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *