Mestre Cícero e sua missão na UDV
| 5 Julho, 2023
Cícero Alexandre Lopes, o Mestre Cícero, não é dos mais citados nas oratórias em Sessões ou narrativas dentro da historicidade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, mas ele tem seu lugar de destaque entre os Mestres da Origem da UDV. O homem simples, de estatura baixa e nascido no dia 5 de julho de 1929 deixou sua marca registrada na União do Vegetal
Obediente, cumpriu a missão que lhe foi dada pelo próprio Mestre Gabriel, como bem podemos ver em todos os Núcleos da União do Vegetal e da Sede Geral. A foto que adorna os Templos da UDV – e na qual podemos ter uma dimensão da grandeza espiritual de Mestre Gabriel, registrada em seu olhar firme, porém acolhedor; e também da simplicidade na qual a União está fundamentada – é de autoria de Mestre Cícero, o primeiro fotógrafo da União do Vegetal.
Em seu livro Relicário: Imagens do Sertão, Mestre Edson Lodi, jornalista e integrante do Conselho da Representação Geral da UDV, apresenta um pouco mais deste distinto senhor. Suas habilidades vão além da competência fotográfica. Nele, a irmandade encontrou o abrigo de um amigo acolhedor, conselheiro e promotor da palavra de Mestre Gabriel, seu amigo e Guia Espiritual, como podemos ver no trecho abaixo do livro Relicário:
Em alguns momentos, as palavras de Mestre Cícero em sua doutrina adquiriam o tom devocional, para transmitir aos discípulos – qual um voto de gratidão a quem tanto lhe deu – os sentimentos de confiança e amor que estavam em seu coração. Em outros, alertava a irmandade para vencer as dificuldades de relacionamento e compreensão:
– Cada um que chegar a acreditar no poder destacado na força da União, ele está bem assistido e guarnecido; só depende de cada um, pois ninguém nasce perfeito. Às vezes, a pessoa faz noventa e nove por cento de benefícios e na hora que se descuida e faz algo que não é do agrado, as pessoas só querem se agarrar por aquilo ali. Nós estamos no caminho da perfeição para um dia encontrar nossa salvação e é com amor e paciência.
[…] Para ser discípulo do Mestre Gabriel, precisa é ser irmão fiel mesmo.
Em 2019, quando Mestre Cícero faria 90 anos, o Blog da UDV reproduziu outros trechos de sua biografia publicados no livro Relicário: Imagens do Sertão.
>> O texto pode ser acessado aqui.
Na cidade de Presidente Médici-RO, foi criado em 1986, o Núcleo Mestre Cícero, em homenagem a este pioneiro que incentivou a criação de um Núcleo naquela cidade para atender a irmandade que precisava viajar até Ji-Paraná, onde ele respondia pela Representação do Núcleo Estrela Guia.
>> Clique aqui para conhecer a história do Núcleo Mestre Cícero, publicada em 2018.
–
Biografia Mestres da Origem
No livro “Siga Sua Missão – Relicário de Imagens do Sertão”, Edson Lodi, além de destacar a trajetória do fotógrafo Cícero Alexandre Lopes, traz à cena a União do Vegetal, seu criador Mestre Gabriel, assim como outros personagens marcantes dessa instituição espiritual.
O livro compõe a Série Biografia Mestres da Origem e pode ser adquirido no site da Nossa Loja clicando aqui. Recentemente, o livro passou por uma mudança na sua capa, destacando a imagem de M. Cícero, mas seu conteúdo continua nos presenteando com a saga destes homens dedicados, que apesar da aparência rude, tinham gestos firmes e delicadeza na alma.
–
*Publicado anteriormente em 5 de Julho de 2020.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Querido amigo, irmão e professor, Mestre Cícero soube, na simplicidade, demonstrar seu lugar de discípulo do Mestre Gabriel.
Mestre Cícero, homem de grande valor, teve a honra de convier com MESTRE GABRIEL, seguindo e aprendendo os ensinamentos do grande Mestre. Um homem simples, semi-analfabeto, de boa índole, de caráter íntegro, humilde, um bom pai de família, carinhoso com seus filhos e companheira. Um homem que lutou e trabalhou pela paz no mundo – que é o grande ensinamento de nosso grande Mestre Gabriel.
Belas palavras. E gratidão pelo trabalho de Mestre Cícero. Fez um alicerce fundamental com sua conduta e suas fotos .
Parabéns ao Mestre Cícero pelo exemplo dado através do trabalho de anos de dedicação e apreço.
Parabéns ao Mestre Cícero pelo amor e fieldade à essa Obra Sagrada.
Parabéns ao Mestre Cícero, onde estiver gratidão por seu legado.
Parabéns a irmandade do núcleo Mestre Cícero, saúde, força e luz!
Fraterno abraço.
Maria Eronildes Castelo – Núcleo João Lango Moura- Acre.
Aos irmãos de Boa Vontade do Mestre Cícero
Desejo que a força e a Luz do M. Cícero esteja sempre presente na harmonia do Núcleo.
Parabéns pela homenagem a este grande amigo M. Cícero Alexandre Lopes, o qual tive a honra de receber o primeiro copo de vegetal de suas mãos em 1985, em Ji-paraná, o mesmo me cativou pela sua simplicidade, é também meu compadre. Guardo muitas lembranças e também saudades do seu jeito de ser. Suas palavras forte e sinceras. Grande amigo.
Também tive a honra de conhece lo, e o privilégio da fazer uma boa amizade com suas filhas.
Saudades do amigo.
A este senhor Mestre Cícero Alexandre Lopes, gratidão e homenagens por seu trabalho e dedicação a obra do Mestre Gabriel, homenagem extensiva a sua família. Sua memória está para sempre registrada na recriação de nossa preciosa UNIÃO DO VEGETAL.
Feliz de estar aqui e podendo aprender mais sobre mestre Gabriel e os Mestre da Origem, e reconhecer a força de vontade, zelo e o querer de Mestre Cícero! Parabéns por trazer essa boa história!
Mestre Cícero,
Visívelmente homem sincero
Baixo na estatura,
Grande na altura, na luz na paz e no amor
Feliz é a nossa irmandade,
Que sente na luz da sinceridade
O legado que ele deixou
Seguiu sua missão, auxiliou muitos irmãos,
Sou grato de coração