Mestre Braga e seus muitos amigos de jornada

| 12 Novembro, 2021

Mestre Raimundo Carneiro Braga, 2017 – Brasília-DF | Bento Viana.

Neste dia, Raimundo Carneiro Braga, o Mestre Braga, faria 92 anos. Homem de fibra, coragem e responsabilidade pela vida, pelos seus e pela União do Vegetal, Mestre Braga deixou um legado na UDV e seu nome é respeitado por aqueles que o conheceram presencialmente ou por meio dos muitos amigos que o conheceram e continuam honrando sua amizade e carinho, compartilhando aquilo que aprenderam com ele – e que ele aprendeu com Mestre Gabriel, de quem foi amigo e discípulo.

Em sua homenagem, o Blog da UDV reproduz abaixo o trecho de uma de suas muitas oratórias falando de amizade. E, na sequencia, republicamos trechos de outras homenagens feitas ao Mestre Braga anteriormente neste Blog e que são de autoria dos Mestres Luís Felipe Belmonte, Clovis Cavalieri e Paulo Afonso Amato Condé, respectivamente.

“O que eu posso dizer pra todos meus irmãos da União é que a gente pra conquistar a amizade, precisa luta. E quando a gente conquista, fazer de tudo pra não destruir a amizade. A amizade e amigo são coisas difíceis da gente encontrar, mas a gente encontra. Depende muito da gente fazer por onde.

Todos nós lutarmos pra sermos amigos uns dos outros. Porque a gente fazendo isso, a gente tem os momentos de alegria da gente como eu me sinto hoje (12.11.2015). Eu me sinto bem alegre. No meu passado, eu nunca pensei que ia ter um dia de tanta alegria como eu tenho hoje.

Porque a União vai descobrindo a gente e o povo vai achano a gente e daí começa a festa…”

Depoimento dos amigos de jornada: 

Mestre Braga: uma vida dedicada à UDV

Muitas são as qualidades que podemos descrever da pessoa do Mestre Braga, mas cabe destacar sua segurança, firmeza, capacidade de comando e senso de Justiça. Não poucas vezes tive a oportunidade de sentir na Força e na Luz do Vegetal sua sintonia com o Mestre, o que inspirou em mim e em muitos de nós a busca desta ligação, desta segurança e do princípio de Justiça, com o amor fraterno em nosso coração.

      >> Leia mais clicando aqui.

Mestre Braga, presença definitiva na União do Vegetal

De sócio fundador do Centro ao lugar de Mestre Geral Representante da União do Vegetal – que ocupou algumas vezes – Mestre Braga sempre foi dedicado e empenhado em buscar o que de melhor houvesse para o progresso da nossa Sociedade. Com seu coração amoroso e fraterno, dedicou a maior parte de sua vida a UDV. Foi também com esses sentimentos que constituiu e cuidou de sua querida família ao lado da Conselheira Dionéa Gomes Braga.

>> Leia mais clicando aqui.

Mestre Braga, zelador pela União do Vegetal

Mestre Braga era um homem de uma palavra só, nunca vi ele mudando a palavra dele sem uma justificativa. As coisas que nos ensinou na década dos anos 80 eram as mesmas que ensinou nos anos 90 e assim sucessivamente. Sempre procurou cumprir sua palavra e ter firmeza no que ensinava, pois conheceu os ensinos na presença do Mestre Gabriel, transmitindo segurança aos discípulos. Dessa forma, sua palavra sempre foi respeitada dentro da União do Vegetal, pois falava com propriedade das coisas que conhecia e aprendeu com o Mestre.

>> Leia mais clicando aqui.

Mestre Braga: um discípulo obediente

Disponibilizamos também o depoimento da Dr. Valéria Valim (integrante do Conselho do Núcleo Divino Espírito Santo, em Santa Leopoldina – ES), médica pessoal do M. Braga. Conselheira Valéria acompanhou M. Braga até o momento do seu desencarne em janeiro de 2018.

>> Leia mais clicando aqui.

20 respostas
  1. joaquim jose de queiroz
    joaquim jose de queiroz says:

    “Quando cheguei na União encontrei Deus com tudo que eu imaginava”. Com essas simples palavras Mestre Braga descrevia o Mestre Gabriel com toda a sua bondade, amor e justiça. E por essa percepção de Deus representado na pessoa do nosso Mestre maior, Mestre Braga trilhou seu caminho e conquistou seu lugar na União e nos corações de todos os que o conheceram verdadeiramente. Conheci o Mestre Braga dentro das sessões com sua firmeza, equilíbrio e justiça, convivi com o Mestre Braga, fora da sessões – na vida pratica – e vi sua firmeza, equilíbrio e justiça, era único, não se apresentava com dois jeitos. A União descobriu Seu Raimundo Carneiro/Mestre Braga pra gente e a gente aprendeu a gostar dele. Não temos outro igual, sequer semelhante e isso faz dele um Mestre especial. O rosário de ensinos trazidos pelo Mestre Gabriel, transmitidos também pelos primeiros Mestres é um caminho seguro pra se seguir e, de conta em conta, chegamos até aqui. Que os ensinos trazidos pelos primeiros irmãos permanecem em nossos corações e produzam frutos que possam fazer brilhar a nossa religião muito mais que as nossas camisa e insígnias. Esse sempre foi o ensino e o exemplo de Mestre Braga.

    Responder
  2. Karla Marcelina Carvalho
    Karla Marcelina Carvalho says:

    Que bela homenagem feita a Mestre Braga, por ela vemos ainda o nosso merecimento em tê-lo conhecido presencialmente, ter a sua amizade, porque entre seus tantos talentos, um deles era ser amigo e ter amigo e zelar por eles. Coisa linda de se vê, a amizade verdadeira dele com meu sogro M. Florêncio, amigos de antes de conhecer a União, como eles costumavam dizer e cuidar dessa amizade com amor. Tantos momentos bonitos e fortes, presenciei com eles na precisão, onde vi a força dos dois em dizer um para o outro “estou aqui” – chego a me emocionar ao lembrar, com lembranças dele em aniversário de M. Florêncio chegando lá, com alegria e amor dirigir palavras que me marcaram e colocar uma música Amizade Sincera, e dizer “do meu coração pra meu amigo “. Um homem de fibra, zelador da União do Vegetal, amigo do Mestre Gabriel, um talento dentro da Luz do Vegetal, para falar de alguns dos presentes que ele nos dava com sua presença física e dará sempre. Gratidão por tudo M. Braga, a Conselheira Dioneia e seus filhos também gratidão e todo nosso carinho .

    Responder
  3. Wagner Cordeiro da Silva
    Wagner Cordeiro da Silva says:

    Não tive o privilégio de conhecer Mestre Braga pessoalmente, mas sei de sua história e tenho o privilégio de conviver com pessoas que conheceram Mestre Braga e nos repassa o conhecimento que aprenderam com ele. Viva a Mestre Braga.

    Responder
  4. Suellen Costa
    Suellen Costa says:

    Reconheço com alegria a importância deste blog, tanto para manter viva memórias que marcaram a história da União , quanto para ensinar aos que não tiveram essa rica oportunidade, de conhecer de perto essas pessoas especiais. Grata por toda dedicação em nos trazer esses exemplos de vida. Inspirações para nossa caminhada.

    Responder
  5. Paulo Roberto silva
    Paulo Roberto silva says:

    Que presente de Deus eu ter conhecido o M Braga nessa União, uma pessoa que me passou uma segurança e confiança no Mestre Gabriel e na União, o Mestre Braga sempre com disposição pra ensinar e falar em Deus com tanta segurança que nos deu força pra seguir em frente, uma pessoa amiga e de muita compreensão. Grato a UDV pala a homenagem ao Mestre Braga.

    Responder
  6. Marília Gabriela Chalegre Santos
    Marília Gabriela Chalegre Santos says:

    Ler e ouvir sobre o M. Braga é sentir a presença da firmeza, amizade, prontidão e amor a Deus presentes. Um dos pilares de grande importância na União que nos ensina com seu exemplo a andarmos no caminho do bem e trabalharmos por essa Obra Divina. Gratidão pela honra de poder aprender tanto com sua esperança, alegria e enorme coração. Viva o M Braga!!!

    Responder
  7. Émerson Queiroz
    Émerson Queiroz says:

    Mestre Braga, um dos pioneiros da União, pessoa de personalidade forte e que contribuiu muito com a nossa UDV, um dos esteios do nosso Centro. Sinto muita falta de sua presença física, porém seus ensinos estão presentes. Um bom amigo, que deixa saudades a todos que o conheceram.

    Responder
  8. Gabriele Queiroz
    Gabriele Queiroz says:

    O Mestre Braga, além de ser um mestre de fibra que podemos nos espelhar, foi, e é, um amigo que pudemos nessa vida encontrar. Que sua estrela continue brilhando na vida de cada amigo que cativou!

    Responder
  9. Rafael Casimiro Rocha
    Rafael Casimiro Rocha says:

    Sou feliz por ter tido o merecimento de conhecer o M. Braga, assistir a algumas sessões, nas quais pude testemunhar seu amor à UDV e ao M. Gabriel. Me encantava com sua disposição de ensinar, propondo, inclusive, em uma ocasião, que não houvesse o intervalo às 23:30, para que nós pudéssemos aproveitar mais sua presença!

    Ensinava sobre o mundo espiritual com a autoridade de quem conhecia pessoalmente! Tenho certeza de que, onde ele está, permanece trabalhando pela obra do nosso Mestre.

    Responder
  10. Júlia Lemos
    Júlia Lemos says:

    Merecida homenagem a um ser que dedicou sua vida à essa Sagrada União e é um de seus pilares. Como ele fala: “Vale a pena seguir a União, porque a União é o caminho de Deus.”E assim ele seguiu e através de seu exemplo, demonstrou ser um homem de bom coração, de alta espiritualidade e que tem uma especial ligação com o Mestre! Viva o Mestre Braga!

    Responder
  11. Daniel Queiroz
    Daniel Queiroz says:

    Bela e justa homenagem ao nosso querido irmão e amigo. Um homem de fibra e fé, que plantou flores na nossa UDV e deixou saudades. Que sigamos sempre lembrando das boas ações e dos ensinos do Mestre Braga.

    Responder
  12. Vanderléia
    Vanderléia says:

    Porque a União vai descobrindo a gente e o povo vai achando a gente e daí começa a festa…”
    M. BRAGA.

    É assim que sinto me na UNIÃO.
    Feliz por fazer parte desta FAMÍLIA UDV.

    Responder
  13. Vanderléia
    Vanderléia says:

    Gostaria de ter convivido ao lado dele…entanto, sinto que, cada um dos MESTRES trazem consigo parte do mesmo(seus ensinamentos)
    Como disse…feliz por ser acolhida nessa grande Família UDV.

    Responder
  14. Rogeleno Farias Feijão
    Rogeleno Farias Feijão says:

    Tive o prazer de conhecer e conviver com nosso querido e saudoso Mestre Braga. Homem de fibra que passava firmeza em duas palavras. Eu sentia isso nas sessões que tive a honra de assistir. Mestre Braga demostrava ser amigo fiel e impressionava pelo seu senso de justiça e pelo zelo e amor a obra do nosso Grande Mestre Gabriel.

    Responder
  15. ISIS LUNA DE QUEIROZ
    ISIS LUNA DE QUEIROZ says:

    Ao Mestre Braga, o sentimento de eterna gratidão pelos ensinamentos valiosos dedicados a todos aqueles que se colocavam no lugar de aprender. A sua história, marcada por dedicação incansável à Obra, permanece viva em nossos corações e no trabalho fiel de transmissão da memória. Que possamos estar sempre lembrando e praticando os ensinos verdadeiros.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *