Mestre Braga: uma vida dedicada à UDV

*Luís Felipe Belmonte dos Santos

| 12 Novembro, 2015

Mestre Braga: um amigo na União do Vegetal

Nesta data de 12 de novembro de 2015, estamos celebrando o aniversário de 86 anos do Mestre Raimundo Carneiro Braga e os 32 anos de criação do Núcleo Estrela do Norte, de Porto Velho (RO).

Com certeza, é uma data marcante tanto para os aniversariantes, como também para a História da União do Vegetal, considerando-se a importância e o trabalho do Mestre Braga, primeiro Representante do Mestre Gabriel e um dos principais pilares de sustentação desta Obra.

Hoje temos a União do Vegetal em crescente expansão, já com atividades em mais de dez países, mas precisamos sempre nos lembrar do começo desta História, que se iniciou com simplicidade nos seringais, vindo depois o Mestre para Porto Velho e reunindo os primeiros irmãos.

Clique aqui e acesse a entrevista de Mestre Braga ao Canal da UDV no Youtube.

Lembro-me da primeira vez que encontrei o Mestre Braga, na Sessão de 22 de julho de 1975, em Porto Velho, onde era a Sede Geral, e chamou-me a atenção, dentre tantos brilhantes oradores, a segurança e a força espiritual que pude sentir em suas palavras.

Dali em diante procurei conhecê-lo melhor e certamente quem o conhece bem sabe da bondade de seu coração e da verdade de seus sentimentos. Sua dedicação a esta Obra e ao Mestre Gabriel tem sido comprovada desde sua chegada, com trabalho incansável, mesmo já com adiantada idade.

Tenho sempre reconhecido e dito a respeito da importância dos mestres que conviveram com o Mestre Gabriel em matéria, que fizeram e fazem a ponte para que possamos receber tão preciosos Ensinamentos, os quais contribuem tão fortemente para nosso aperfeiçoamento e conhecimento da espiritualidade, objetivo maior do nosso Centro e vocação natural dos discípulos do Mestre. Na pessoa do Mestre Braga renovamos nossa consideração e respeito a estes irmãos.

Muitas são as qualidades que podemos descrever da pessoa do Mestre Braga, mas cabe destacar sua segurança, firmeza, capacidade de comando e senso de Justiça. Não poucas vezes tive a oportunidade de sentir na Força e na Luz do Vegetal sua sintonia com o Mestre, o que inspirou em mim e em muitos de nós a busca desta ligação, desta segurança e do princípio de Justiça, com o amor fraterno em nosso coração.

Foram muitas travessias e algumas vezes falta de reconhecimento por quem ainda não o conhece. Mas assim tem sido com inúmeros exemplos contidos nas Histórias da União do Vegetal e da humanidade. Ser portador de mensagens de Luz algumas vezes significa ter que atravessar barreiras e vencer incompreensões.

Se por um lado ninguém é perfeito, é igualmente certo que todos merecem respeito e consideração, mais ainda quando tanto tem contribuído com sua responsabilidade e trabalho diuturno pela Obra do Mestre.

Estrela do Norte

Saúde e Felicidades, Mestre Braga, no cumprimento desta honrosa Missão de Paz e Fraternidade. Meus cumprimentos à irmandade do Núcleo Estrela do Norte, por mais uma data de realizações.

Grandiosa é esta obra e grandioso é o trabalho dedicado pelo Mestre Braga, o que merece de nós reconhecimento, respeito e admiração, sendo um exemplo a ser seguido, como um leal porta-voz de preciosos ensinamentos de sua experiência e os transmitidos pelo nosso Mestre Gabriel.

*Luís Felipe Belmonte dos Santos é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (2015-2018).

55 respostas
  1. Efigenia
    Efigenia says:

    Pessoa querida e de grande valor pra mim! Belo texto que fala muito bem quem é este homem! Votos de saúde, felicidades, vida longa e que tenha cada dia mais força pra continuar sua missão..

    Responder
  2. Daniel Rodrigues
    Daniel Rodrigues says:

    M Braga, como tantos eu também tenho o sentimento de estar voltando para UDV, desde a primeira sessão sinto isso. Desde as primeiras vezes que ouvi falar a seu respeito, senti uma profunda admiração… Coisa estranha pois ainda não havia estado junto ao senhor. Tive a alegria de participar de uma sessão de escala e uma instrutiva dirigida pelo senhor, m Braga, aqui no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e eu também senti sua forte PRESENÇA dentro da burracheira, senti firmeza e segurança nas suas palavras. Foi uma boa emoção sentir esta proximidade, e sentir que tenho grande bem querer pelo senhor… Sentimentos que atravessam as brumas do tempo e brotam em meu coração. M Braga, feliz aniversário! E quero lhe agradecer profundamente pelo presente que nos destes todos estes anos de amor a Obra do Mestre. Meus filhos, netos e bisnetos receberão esta Luz que o senhor propaga!

    Responder
  3. Saulo Lopes
    Saulo Lopes says:

    Parabéns, Mestre Braga! Grato pelo belo trabalho que o senhor fez e vem fazendo por nós!
    Desejo a vc saúde, felicidades e um caminho de flores na sua vida!
    Abraços!

    Saulo Lopes

    Responder
  4. Flavia Velasco
    Flavia Velasco says:

    Tive a oportunidade de assistir a uma Sessão Instrutiva dirigida pelo m. Braga no Núcleo Vento Divino na Bahia, e o que mais me chamou atenção e me fez pensar entre os assuntos que trouxe foi a revelação dele de através do Vegetal entrar nas historias do Mestre Gabriel. Confesso que venho tentando me concentrar durante as burracheiras e vivenciar as Histórias da UDV e tenho a gratidão de ter aprendido esse caminho com o M. Braga. Parabéns e grata pela dedicação e empenho destinados a grande obra do M. Gabriel que também é nossa!!!

    Responder
  5. Andrei R. Vieira
    Andrei R. Vieira says:

    Ao querido e respeitado Mestre Braga, 1º discípulo do Mestre, meu abraço carinhoso e saudoso, certo que, em breve e num próximo momento poderei abraçá-lo pessoalmente.

    Desejo que o senhor continue sua caminhada nesta Sagrada União, sempre podendo servir a todos nós, com o mesmo sentimento de bondade, amizade e colaboração à nossa evolução espiritual.

    Ao seu dispor, mestre!

    Saúde, m. Braga!

    Responder
  6. Ronaldo José Pereira
    Ronaldo José Pereira says:

    Com treis meses que estava na União conheci o M. Braga, agora depois de vinte anos, sempre tive e tenho um verdadeiro respeito pela sua pessoa na condução na UDV com seu exemplo de Mestre na transmisão do ensinos sagrados, desejo pelo aniversário do Senhor de coração. Saude e paz e muitos anos de vida.

    M. Ronaldo
    N. Flor de Mariri

    Responder
  7. Virginia Siqueira
    Virginia Siqueira says:

    Quero deixar minha gratidão por esse senhor não é desejar de coração muitas alegrias junto dos seus.
    Felicidades e que permaneça entre nós por muito tempo.

    Responder
  8. Halysson Nogueira Fraga
    Halysson Nogueira Fraga says:

    Desejo que Mestre Braga tenha saúde, alegria e paz. Quando tive oportunidade de ouvir ele, comprovei porque as pessoas aqui do Ceará gostam um tanto dele. Nos dias de hoje, termos a oportunidade de conhecer Homens de bem, Mestres da Origem que se dedicam com amor à Obra e aos irmãos, é uma fortuna. LPA!

    Responder
  9. Sidom Filho
    Sidom Filho says:

    Não poderia deixar de expressar a minha gratidão por teu zelo pela obra do Mestre. Que a cada gota de suor que derramaste em prol do engrandecimento da União se transforme em água em abundância para regar essas lindas flores que plantaste no teu caminhar. Assim nos ensina, através da sua firmeza e dos bons exemplos praticados por vós, como nós caianinhos devemos caminhar nesse caminho firme e claro que é a nossa Sagrada União. Grande abraço, nobre amigo. Que os teus dias nesse plano em que vivemos sejam sempre vividos com muitíssimas felicidades. PARABÉNS, M.BRAGA!!

    Sidom Filho – N.Estrela Divina

    Responder
  10. José Souto
    José Souto says:

    Cada dia reconheço mais a grandeza do Mestre Gabriel e tenho Gratidão aos Mestres Antigos por nos proporcionarem a chegada até nós dos ensinamentos Espirituais Superiores para a dominação do mundo pela PAZ. Luz Paz e Amor para todos nós. Parabéns, MESTRE BRAGA

    Responder
  11. Derô
    Derô says:

    Saúde e paz na sua vida, que o Mestre o deixe mais tempo possível perto de nós. Parabéns. Minha segunda instrutiva foi com o Mestre Braga foi uma força que senti neste dia inesquecível.

    Responder
  12. Jairo Santos
    Jairo Santos says:

    Mestre Braga que DEUS lhe dê Saúde, Paz e Sabedoria para continuar nessa sua missão de Semeador dos Ensinos do nosso Grande Mestre Gabriel auxiliando a humanidade a conhecer a Luz, a Paz e o Amor. Parabéns, felicidades.

    Responder
  13. Maria de Lourdes Azevedo
    Maria de Lourdes Azevedo says:

    Mestre Braga!!!Ainda não tenho a sorte de conhecê-lo, mas tenho um grande respeito e uma Gratidão por seu trabalho junto à esta Obra. Mesmo não o conhecendo pessoalmente, sua força, sua marca,Msua missão genuína na União do Vegetal, sempre povoaram os campos e esferas por onde ouvi a respeito de sua trajetória. Um grande abraço e espero ainda partilhar tempo e espaço junto à sua ilustre presença !

    Responder
  14. Adriana Mignot da Rocha
    Adriana Mignot da Rocha says:

    Querido Mestre Braga, Saúde!!!
    Imensurável a minha gratidão por seu trabalho nessa nossa União!
    Pra mim, o senhor é especial. Um imenso sentimento de alegria, respeito e ternura toma conta de mim quando penso no senhor.
    Divinas bênçãos e Guarnição continue sempre sobre a sua família, sua Vida!
    Gratidão, primeiro discípulo!

    Responder
  15. José Vieira Lopes
    José Vieira Lopes says:

    Caro Mestre Braga, mestre e amigo!
    Pra mim é muito significante ter ido à Porto Velho, me reencontrado com o senhor e recebido tantas coisas boas de suas mãos.
    Muito grato por tudo de bom que o senhor representa pra tantas pessoas e por continuar cumprindo com seu compromisso com o Mestre Gabriel.
    Querido mestre, Feliz Aniversário!!! Saúde e vida longa!

    José Vieira Lopes – Samaúma-SP

    Responder
  16. Valeria Valim
    Valeria Valim says:

    Querido Mestre Braga,
    Que o Mestre lhe dê em dobro tudo de bom que tem feito ao povo. Que possamos nos inspirar em seu exemplo de dedicação à União do Vegetal. Que possamos nos firmar na força de suas palavras.
    Dentre tantas qualidades, são admiraveis sua humildade, a bondade do coração, e fieldade aos ensinos do M Gabriel.
    Um beijo carinhoso neste dia especial!
    Viva Mestre Braga!
    Viva o Núcleo Estrela do Norte!

    Responder
  17. Pedro Grateki
    Pedro Grateki says:

    Meus parabéns M. Braga, que Deus possa continuar abençoando a sua família, seus amigos, sua caminhada. Continue com Deus. Espero um dia poder conhece-lo.

    Felicidades :)

    Responder
  18. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Comungamos desta justa homenagem e desejamos também saúde, firmeza e resistência pra que o M. Braga possa viver muitos anos com alegria e paz e assim poder colher tantas flores que tem semeado e zelado em nossos corações.
    Viva o N. Estrela do Norte e viva o M. Braga, seu fundador, juntamente com a C. Dionéia e toda família e amigos.
    Prosperidade e alegria a todos.
    Fraternalmente,
    Rodrigo Polignano & Família

    Responder
  19. Clayton de Jesus Sacramento Gomes
    Clayton de Jesus Sacramento Gomes says:

    Hoje pude refletir um tanto mais na alegria de poder viver escutando estes primeiros irmãos desta Boa União.
    Hoje pude refletir e ver o quanto tenho gratidão a estes senhores e hoje nesta data especial, te ofereço estas singelas palavras de reconhecimento e consideração, “Seu” Braga, o primeiro Representante do Mestre Gabriel e que sempre diz que colocou suas mãos para auxiliar a construir esta Obra Grandiosa.
    Reconheço o valor e faço votos que cada vez mais o Grande Mestre Gabriel esteja junto do Senhor, e que Deus em sua infinita bondade continue lhe dando saúde e bem viver.
    Grato por estar ainda junto de nós, seus irmãos, neste Caminho do Mestre, sendo o senhor um dos principais responsáveis por Ele.

    Responder
  20. Alessandro Jucá
    Alessandro Jucá says:

    Bebi vegetal em sessão pela primeira vez, das mãos deste nobre hoasqueiro, a quem admiro e respeito desde então. Sempre em sua presença, nas sessões de vegetal, sinto a força de um continuador do caminho do Mestre, pelejando pela sua salvação, nos conduzindo no caminho de carregarmos cada um a nossa cruz, ao encontro da santidade. Saúde e felicidade sempre. Muitos anos de vida, nobre senhor.

    Responder
  21. Helvidio Neto
    Helvidio Neto says:

    Aos 86 anos de vida bem vividos Mestre Braga reflete os versos do Poeta que diz: É a luta de velho talento, menino por dentro sem nunca cansar.
    – Quanto ao aniversário do Núcleo Estrela do Norte, precisamos fazer uma pequena correção, pois hoje o Núcleo está inteirando 33 anos e não 32 como está mencionado acima. A data de fundação do Núcleo é 12 de novembro de 1982.

    RESPOSTA: Helvidio, a deliberação para fundação do então Pré-Núcleo Estrela do Norte, Porto Velho-RO, está registrada em Ata de Reunião da Administração Geral realizada em 31 de março de 1983. Nessa mesma reunião, realizada em Brasília-DF, o Mestre Braga foi designado como Mestre Representante do pré-núcleo.

    Responder
  22. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Mestre Braga é uma pessoa que dá a nós, caianinhos, uma condição de presenciar a história, trazendo com essa ligação mencionada no depoimento de Mestre Felipe uma reforçada ligação com Mestre Gabriel. Saúde e paz, Mestre Braga! Prosperidade, Núcleo Estrela do Norte!

    Responder
  23. Evanize Jesus
    Evanize Jesus says:

    Feliz aniversário, vida longa com saúde, alegria, paz em sua vida e tranquilidade em seu coração. Que o Mestre continue dando-lhe sabedoria para o Sr. continuar trabalhando por esta obra Divina UDV, que saibamos sempre reconhecer o seu valor. Abraço fraterno LPA

    Responder
  24. FLAVIA WENCESLAU
    FLAVIA WENCESLAU says:

    Ao Mestre Braga minha gratidão por dedicar há tanto tempo sua vida a União do Vegetal em benefício de todos!

    Saúde, paz e mais anos de vida!!!!

    Responder
  25. Tonicesa Badu
    Tonicesa Badu says:

    Feliz Aniversário, Mestre Braga!
    Sou testemunho do seu talento dentro do Tempo da Burracheira e do seu trabalho de décadas em prol da União do Vegetal. Liderança autêntica, um dos principais responsáveis pela trajetória vitoriosa da UDV.
    Abraço forte!

    Responder
  26. Eliete dos Santos Lima Campos
    Eliete dos Santos Lima Campos says:

    Meus votos de Feliz Aniversário a este Núcleo Estrela do Norte onde me associei no dia 12/11/87. Dia do aniversario do amigo, compadre e Mestre Braga, pessoa especial que convivi e me encantou com a força de suas palavras sobre a força da Salvação. Quando cheguei o Núcleo tinha 4 anos e hoje são 32. Pude participar das promoções e dos trabalhos para a construção deste tão lindo Núcleo Estrela do Norte.
    Meu amigo Mestre Braga, o senhor é um exemplo de superação pra mim, meus votos de Força e Luz pro Senhor e pra toda esta irmandade.
    Minha gratidão por tudo que aprendi com o senhor é pela sua dedicação e trabalho incansável a esta obra, a este Jadim que o Senhor com tanta dedicação e amor zela. Feliz Aniversário com votos de saúde pro senhor Mestre Braga e amiga/comadre Conselheira Dioneia, seus filhos M. Rossano, C. Izabel, Raimundo, Diana e Rossana um abração.

    Responder
  27. Ângelo Reis
    Ângelo Reis says:

    Mestre Braga, um dos pioneiros da União do Vegetal, parabéns por mais esta data e que tenha a cada dia mais saúde e prosperidade pra continuar transmitindo com firmeza e lealdade os ensinos do nosso Mestre Gabriel. Homem de talento que aprendi a conhecer e adminar. Luz, paz e amor à todos nós!

    Responder
  28. Wanderlei
    Wanderlei says:

    Muito grato pela merecimento de tá também aniversariando no mesmo dia do m.braga saúde paz e felicidade a todos e viva nossa boa união.

    Responder
  29. Humberto Cesar
    Humberto Cesar says:

    Parabéns Mestre Braga, feliz aniversário, tudo de bom, saúde, prosperidade, sucesso sempre e que sua vida seja plena de Luz, Paz e Amor. Um grande e forte abraço do amigo e irmão Humberto Tedão (CDC Núcleo Vento Divino – lauro de Freitas – BA)

    Humberto Cesar – Vento Divino-BA

    Responder
  30. Alex Oliveira Cajueiro
    Alex Oliveira Cajueiro says:

    Diante dessas belas palavras quero também manifestar minha alegria e satisfação de falar do Mestre Braga. Desde quando eu cheguei na União do Vegetal que escuto falar do Mestre Braga, de sua dedicação pela obra do Mestre Gabriel. Tive oportunidade de assistir algumas sessões com Mestre Braga e pude perceber a importância de fazer parte desta religião. Desejo ao Mestre Braga muito anos de vida saúde, prosperidade que a luz do Divino Mestre clareie seu caminho. Luz, Paz e amor.

    Me chamo Alex Oliveira Cajueiro, sou do Núcleo Jardim do Norte (Manaus – AM)

    Responder
  31. DanielleH.S.Garcia
    DanielleH.S.Garcia says:

    Boas palavras: muito bem escritas. Um relato de respeito e consideração por uma pessoa que continua trabalhando por esta obra e merece o nosso apreço.

    Responder
  32. Maria Sheridan Soared Bastos
    Maria Sheridan Soared Bastos says:

    Mestre Gabriel, ser de Luz, veio ao mundo como tantos outros de igual valor, para tirar os homens da horizontalidade e dá a possibilidade de perceberem , e se assim desejarem, seguirem rumo a verticalidade. No meu entender, cada um desses seres benfazejos direcionam-se para um grau de compreensão. Mestre Gabriel direcionou seus ensinamentos para os homens ainda em um grau sem muito contato com as coias do espírito nesta encarnação. Mestre Braga foi um desses homens que o grande Mestre o fez perceber o seu já caminho percorrido em outras vidas; tornando-o um dos seus discípulos. Tive a oportunidade de conhecê-lo e saber do seu valor e trabalho dentro da União do Vegetal, pois nela me encontro há uns 25 anos. Parabéns, Mestre Braga! Saúde, paz, serenidade, amor e luz.

    Responder
  33. Thais Escobar
    Thais Escobar says:

    Parabéns Mestre Braga, que seu pioneirismo e dedicação continuem a inspirar nossas ações na Sagrada Obra da União. Felicidades, saúde, Luz Paz Amor✨✨✨

    Responder
  34. Ricardo Soares Freitas
    Ricardo Soares Freitas says:

    Grato pelos incontáveis presentes que já recebi do Sr.
    Quem gosta de recarregar as pilhas dos irmãozinhos que sempre receba mais e mais da fonte, feliz aniversário e saúde ao Sr. Amigo.

    Responder
  35. Ozi Moraes
    Ozi Moraes says:

    Feliz aniversário, M.Braga. Admiro-o por tudo que já fez pelas pessoas, pelo zelo quanto as coisas da UDV. Parabéns, felicidades, prosperidade, sucesso. Que o Divino Ilumine ainda mais os Caminhos.

    Ozi
    J.Norte
    Manaus-am

    Responder
  36. Silvia Miranda
    Silvia Miranda says:

    Que alegria sinto por ter oportunidade de ter podido participar de algumas sessoes dirigidas por esse grande personagem e sentir atraves de suas palavras, o que é a Uniao do Vegetal. Desejo felicidades e muita saúde para que permaneça um bom tempo conosco ainda!

    Responder
  37. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Dia de festa na UDV, a esse amigo, a quem de perto o conhece e, especialmente, a quem já viveu bons tempos com a irmandade desse núcleo. A franqueza desse irmão, amizade e firmeza são exemplos para todos os tempos na história de nossa sociedade, tal qual é a presença de todos os demais mestres de origem, sua percepção e talento em trazer os ensinamentos. Viva M Braga! Viva o N Estrela do Norte! Viva a UDV!!!

    Responder
  38. Efigenia
    Efigenia says:

    Quero expressar aqui minha demonstração de carinho e amizade com este senhor de grande valor na UDV , deste que o vi pela primeira vez, senti a firmeza em suas palavras em transmitir os ensinos do Mestre, o amor e a bondade em seu coração. Me identifiquei a parte deste texto “Muitas são as qualidades que podemos descrever da pessoa do Mestre Braga, mas cabe destacar sua segurança, firmeza, capacidade de comando e senso de Justiça. Não poucas vezes tive a oportunidade de sentir na Força e na Luz do Vegetal sua sintonia com o Mestre” Parabéns Mestre Braga por mais um ano de vida, votos de saúde e felicidades!

    Responder
  39. José de Anchieta
    José de Anchieta says:

    Homem de valor, Mestre de talento. Que Deus lhe dê saúde e mais anos de vida para que continue sua missão na União. Sem dúvida ele tem seu nome registrado na UDV.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *