Casa da União e MP do Piauí realizam seminário de prevenção ao uso de bebida alcoólica e outras drogas

| 9 Novembro, 2022

Debora Aguiar Aragão*

A Associação Beneficente Casa da União – Viva Bem, situada em Teresina (PI), fez parceria com o Ministério Público Estadual do Piauí para apoio em projeto de prevenção ao uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, desenvolvido por este Órgão. O Projeto é executado pela 1ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí, e abrange cinco municípios (Valença do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente, Pimenteiras e Aroazes), com população estimada de 50.676 habitantes, ao todo. Como etapa do projeto, foi realizado, no dia 17 de setembro de 2022, o “Seminário Intersetorial de Prevenção do uso do álcool e outras drogas”, em Valença do Piauí, com participação das equipes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, equipes do CREAS, CRAS, CAP’S, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da mulher, dos cinco municípios.

A programação do evento teve uma palestra realizada pela Associação, ministrada pelo médico Antônio de Barros Araújo Filho (Mestre em ciências médicas pela USP e atual Mestre Representante do Núcleo Amor Filial – Teresina), que falou sobre a prevenção dos problemas causados pelo álcool e por outras drogas. Após a palestra, os integrantes de cada município participaram de oficinas para construção das propostas de ações na temática do seminário, a serem executadas no prazo de um ano.

Os grupos apresentaram as propostas de cada município, entre as quais: ações de prevenção do uso do álcool durante o pré-natal, capacitando as equipes do Programa de Saúde da Família; criação do dia “D” de prevenção ao uso de álcool e outras drogas; reativação do grupo de alcoólicos anônimos em alguns municípios; mobilização da comunidade escolar; e resgate de jovens ociosos, por meio do esporte, como futebol, capoeira, karatê e escola de música.

A construção coletiva das propostas teve como importante benefício o trabalho em rede, com integrantes das secretarias municipais diretamente relacionadas ao tema da proposta do projeto.

Viva Bem

A Associação Beneficente Casa da União Viva Bem é uma das 31 associações que promovem a beneficência no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Iniciou suas atividades em 2004, com o projeto “Viva Bem”, de prevenção dos problemas causados por bebidas alcoólicas e por outras drogas. O projeto trouxe propostas que resultaram na implementação de Lei Municipal e Estadual, criando o Dia de Alerta sobre o Uso do Álcool. Por meio de uma parceria com o Detran–PI, foi realizado, em 2007, por ocasião do Encontro dos Diretores de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, um trabalho de subsídio técnico (reconhecido em documento oficial) na proposta de implementação da Lei Seca, que proíbe condutores de dirigir veículos sob efeito de álcool.

Em outro exemplo com repercussão nacional, a Associação participou da Comissão Especial sobre bebidas alcoólicas na Câmara dos Deputados, em Brasília, em que foi entregue o Documento Controle Social do álcool, conjunto de propostas para minimizar os graves problemas decorrentes do uso do mesmo. Também recebeu da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD) o Diploma de Mérito pela valorização da vida, que contempla instituições que contribuem com seu trabalho no fortalecimento da política nacional de prevenção dos problemas causados pelo álcool e outras drogas.

O Projeto Prevenção ao uso do álcool e outras drogas está aprovado pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí e registrado no INOVA – Sistema de Gestão de Projetos e Processos -, apto a ser replicado por outros Promotores de Justiça em suas Promotorias. As ações serão desenvolvidas pela gestão municipal e acompanhadas pela Promotora de Justiça responsável pelo projeto.

No prazo de um ano, espera-se capacitar cerca de 1.500 servidores públicos e agentes municipais de saúde para detectar e encaminhar casos de problemas relacionados ao uso do álcool e outras drogas, além de realizar eventos públicos para sensibilizar a população a respeito da problemática e impactar na redução da criminalidade.

*Debora Aguiar Aragão é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Mestre Adamir (Teresina-PI) e Promotora de Justiça em Valença do Piauí.

5 respostas
  1. Nerci Flávio Cândido dos Santos
    Nerci Flávio Cândido dos Santos says:

    Parabéns por esse excelente projeto. Alcoolismo é uma doença que precisa ser tratada e acompanhada com toda atenção possível.

    Responder
  2. Claudio Luiz
    Claudio Luiz says:

    Uma associação engajada no bem estar social e comprometida com o ser humano, acreditando sempre que é possível e plausível a recuperação e combate as Drogas, realmente um projeto engajador, parabéns pela materia divulgada e que todos nós deveriamos nos conscientizarmos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *