Mestre Bacurau: 80 anos de um pioneiro da UDV

| 1º Maio, 2023

“Bacurau, a sua estrela sou eu” – Mestre Gabriel.

Em primeiro de maio de 1943, no estado do Amazonas, nasceu um menino por nome Raimundo Ribeiro das Chagas. Este, tornou-se um homem que teve a feliz sorte de encontrar um guia espiritual que lhe era atencioso e amigo. Bacurau era o apelido deste, e Gabriel era a sua estrela.

Na data de hoje, Raimundo Ribeiro das Chagas, o Mestre Bacurau, faria 80 anos. Em sua homenagem, o Blog da UDV reproduz trechos de textos publicados anteriormente neste espaço e que nos apresentam um pouco mais deste pioneiro da União o Vegetal e que nos apresentou uma forma serena e encantadora de honrar seu Mestre – sua estrela e seu guia.

Bacurau, um dos pioneiros da União do Vegetal | Por Salomão Taumaturgo Marques

[VÍDEO] Bacurau, a ave do seringal | Equipe do Blog

Mestre Bacurau e a festa no céu | Por Tito Liberato

Ligação com Mestre Gabriel

Uma demonstração da ligação do Mestre Bacurau com o Mestre Gabriel, mesmo que estivessem longe fisicamente, é quando ele, Bacurau, faz a Chamada do Canário em uma Sessão de Escala no Seringal. A Conselheira Losa, que estava presente, conta que achou muito bonita e gravou na memória. Na semana seguinte, ela foi até Porto Velho-RO e lá encontrou com Mestre Gabriel. Fala pra ele da Chamada que foi feita por Bacurau e, atendendo o pedido do Mestre, repete as palavras da Chamada. Ao que ele responde:

– É. Bacurau está mostrando que está andando por onde eu estou andando. Eu me encontrei com essa chamada na Sessão de sábado agora e ele (Bacurau) mostrou que estava andando por onde eu estava andando.

HOMENAGENS

No próximo 6 é a data de nascimento de Mestre Janico e Mestre Napoleão – ambos Mestres da Origem- e aproveitamos para saudar a memória desses homens e suas trajetórias. Eles tiveram a oportunidade de conviver com Mestre Gabriel e já tiveram suas histórias contadas neste Blog:

Mestre Janico, um exemplo de moral na UDV, faria hoje 104 anos. Ocupou o lugar de Mestre Geral Representante por cinco anos, de 6 de janeiro de 1974 a 6 de janeiro de 1979, e tornou-se uma referência de responsabilidade e compromisso no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Reconhecido por seu compromisso com sua palavra e respeito aos familiares e amigos.

>> Clique aqui e leia o texto publicado em 2017 em sua homenagem.

Mestre Napoleão, um senhor honrado e respeitado por aqueles que o conheciam, faria hoje 114 anos e teve uma participação breve na União do Vegetal. Conheceu Mestre Gabriel numa viagem a Porto Velho (RO) e por sua palavra numa sessão de Vegetal, foi declarado Mestre. Logo depois precisou retornar para sua cidade e recebeu Vegetal para dar para sua família e amigos. Um ato que demonstrou a confiança do Mestre Gabriel no Mestre Napoleão.

>> Clique aqui e leia o texto publicado em 2018 em sua homenagem.

2 respostas
  1. Tuto
    Tuto says:

    Essa entrevista do Mestre Bacurau é uma das coisa mais bonitas que já vi feitas pelo DMC, exemplo de simplicidade e fieldade mostra o amor e atendimento do Mestre pelos discípulos e o sentimento de um Mestre das origens pela Sua obra. Que alegria ter um documento desse com acesso público.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *