Bacurau, um dos primeiros irmãos do tempo dos seringais

| 1º Maio, 2020

Equipe do Blog

Bacurau foi Mestre Representante no Núcleo Estrela Guia, em Ji-Paraná (RO). Na foto, ele aparece ao lado de alguns irmãos e de Mestre Pequenina | Foto: DMC/Sede Geral.

Hoje, 1º de maio de 2020, Raimundo Ribeiro das Chagas faz aniversário: 77 anos. Pouca gente, porém, o conhece por este nome. Os amigos e irmãos da UDV o chamam de “Bacurau”, apelido que recebeu ainda nos seringais da Amazônia, porque gostava de caçar à noite, igual ao passarinho de mesmo nome, que só sai à noite para se alimentar.

Nascido em 1942 no Estado do Amazonas, ele começou a trabalhar ainda bem jovem nos seringais. Foi lá que conheceu o Mestre José Gabriel da Costa, tornando-se um amigo bem próximo da família. No período entre 1959 e 1964, auxiliou o Mestre Gabriel na sua missão com o Chá Hoasca nos seringais, participando inclusive de momentos importantes como a criação da UDV em 22 de julho de 1961.

Permaneceu nos seringais trabalhando e distribuindo Vegetal pela UDV até 1969, quando viajou para Porto Velho (RO) e, em seguida, para Jaru (RO), onde foi morar. Lá, existia um reinado de Mariri nativo, do qual Bacurau periodicamente colhia e mandava para o Mestre poder dar continuidade ao seu trabalho com a UDV em Porto Velho.

Autor de algumas chamadas aprovadas pelo próprio Mestre Gabriel, Bacurau faz parte da história da União do Vegetal, sendo um dos nossos primeiros irmãos. Atualmente, ele está no Corpo do Conselho do Núcleo Estrela Guia, em Ji-Paraná (RO). Mas, em reunião do Conselho da Representação Geral, realizada no dia 29 de fevereiro deste ano (2020), foi aprovada a recondução dele para o Quadro de Mestres pela sua contribuição na história da UDV e pela contribuição à Obra do Mestre Gabriel. Em virtude da suspensão temporária das atividades do Centro, ainda não foi possível a entrega da camisa de Mestre ao Conselheiro Bacurau.

A ele, nossos votos de vida longa e felicidade.

Abaixo, um vídeo em homenagem a este querido senhor:

12 respostas
  1. Salomão Taumaturgo Marques
    Salomão Taumaturgo Marques says:

    Felicidades, M. Bacurau.
    Que bom ver este senhor retornando ao QM. Belo reconhecimento pelo seu trabalho e sua história na UDV. Fortuna!

    Responder
  2. Francisco Pinto
    Francisco Pinto says:

    Felicidades ao C. Bacurau,
    Pessoa bem simples no seu jeito de ser e que possibilita imaginar os momentos preciosos da origem da União do Vegetal no seio da floresta amazônica. Uma alegria saber que receberá a Estrela de Mestre, um reconhecimento por suas contribuições à Obra do Mestre Gabriel. Saúde e Paz.

    Responder
  3. Wellington Moreira
    Wellington Moreira says:

    Feliz por essa boa notícia que o C. Bacurau foi reconduzido ao QM. No período que passou aqui em Fortaleza, tive a oportunidade de conviver e conversar com ele a respeito das chamadas e histórias do tempo do M. Gabriel. Desejo saúde e que ele possa dar continuidade a essa obra como fez desde o início, com a guarnição do Divino Mestre.

    Responder
  4. Deusa de Sena Ribeiro
    Deusa de Sena Ribeiro says:

    Sinto uma alegria em meu coração em saber dessa boa notícia da recondução do meu pai ao Quadro de Mestres. Gratidão ao Mestre Gabriel e aos mestres do Conselho da Representação Geral.

    Deusa de Sena Ribeiro – pertencente ao Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela Guia – Ji-Paraná/RO

    Responder
  5. Luciano Oliveira
    Luciano Oliveira says:

    Vi agora pouco o vídeo… Li também a matéria que anuncia que o C. Bacurau receberá, com fé em Deus, a estrela de Mestre… Pra mim foi uma honra tê-lo conhecido em Manaus e ter passado alguns dias com ele aqui em Salvador. Pessoa simples… Sempre bem humorado e com um talento que se manifestou, muitas vezes com chamadas que hoje são reconhecidas pelo conselho… Suas lembranças e estórias por ele contadas fortaleceu e fortalecem, contribuem para esse obra sagrada que o M. Gabriel deixou pra nós. Viva o Mestre Bacurau! Viva a União do Vegetal.
    Luciano Oliveira
    CI Núcleo Salvador-BA

    Responder
  6. Dermeval de Sena Aires Jr
    Dermeval de Sena Aires Jr says:

    Minha gratidão ao Blog da UDV por essa homenagem ao Mestre Bacurau, uma pessoa bem da origem cabocla da UDV que continua hoje entre nós. O vídeo traz um bom registro desse homem conhecido pelo talento que demonstrou, e que pude ver um pouquinho há alguns anos quando assisti uma sessão dirigida por ele no Núcleo Gaspar. Notadamente conhecido pela sua proximidade com os pássaros e as florestas. Desejo ao M. Bacurau e sua família saúde, alegrias e vitórias.

    Responder
  7. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Parabéns ao CRG, na pessoa do MGR, M Paulo Afonso, pela sábia decisão. Um ato de merecido reconhecimento por um dos primeiros irmãos no início dos trabalhos nos seringais. A equipe do blog pela justa homenagem ao C. Bacurau.

    Em julho de 2018, tive a oportunidade de revê-lo em uma sessão de escala no Núcleo Estrela Guia em Ji-Paraná (RO). Após a sessão, pude conversar e aprender um pouco com aquele senhor, de sua experiência e convivência com o Mestre Gabriel na época dos seringais. Senti alegria e felicidade naquele momento.
    Bacurau tinha um poder sobre os passarinhos, aonde ele estivesse bebendo vegetal e chamasse, vinham os passarinhos. “Tá enfeitado de passarinhos o salão do Vegetal.”

    Feliz aniversário!!! Desejo saúde, paz, alegria, felicidades e vida longa na caminhada!!!

    Responder
  8. Rinaldo Scheíblich
    Rinaldo Scheíblich says:

    Muito bom! É uma pessoa que também tive a honra de conhecer. Trabalhou desde os princípios da União e tem uma contribuição muito importante na origem do nossa UDV, conforme ele diz no vídeo.
    Minha gratidão por ele e seu trabalho valoroso! Feliz em saber de sua recondução ao Quadro de Mestres.
    Que Deus dê a todos nós saúde, luz paz e amor !

    Responder
  9. João Rafael Pereira
    João Rafael Pereira says:

    Fiquei muito feliz pela decisão do Conselho da Representação Geral em reconduzi-lo ao QM. Parabéns à todos que participaram e principalmente ao Bacurau pela honrosa contribuição à história da UDV. Felicidades!

    Responder
  10. Julio Cezar Schmaltz
    Julio Cezar Schmaltz says:

    Eu tive a oportunidade de passar uma tarde com o C. Bacurau quando ele estava em tratamento a bem de sua saúde aqui em Brasília e é com alegria que recebi esta notícia da recondução dele ao Quadro de Mestres da UDV. Um reconhecimento importante feito pelo CRG a esta pessoa que tem uma história valorosa como caianinho. Ele era bem jovem, 21 anos, quando o M. Gabriel veio para Porto Velho em 1964 e o entregou a responsabilidade de continuar distribuindo Vegetal nos seringais.

    Feliz idade, M. Bacurau, e que tenha saúde e felicidades.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *