Mestre Sidon e sua oratória de amor

| 25 Fevereiro, 2023

Equipe do Blog

Nascido em Porto Velho (RO), no dia 25 de fevereiro de 1932, Francisco dos Anjos Feitosa, conhecido no seio da União do Vegetal como Sidon, apelido carinhoso que o acompanhou desde a tenra infância, chegou à União do Vegetal ainda na presença de Mestre Gabriel, por quem nutriu singela amizade e respeito. Por sua dedicação à Obra, palavra firme, bons exemplos e conselhos, Sidon galgou os lugares na União do Vegetal, tendo a felicidade de ser convocado ao Quadro de Mestres da UDV pelo próprio Mestre Gabriel. Em sua homenagem, o blog da UDV reproduz abaixo um trecho de uma de suas oratórias.

Meus amados irmãos,

eu me sinto alegre e feliz de ser um discípulo do Mestre.

Continua satisfazendo e crescendo, cada vez mais, dentro de mim essa alegria e satisfação quando eu chego ao Núcleo e vejo a irmandade crescendo cada dia mais e mais. Eu me sinto alegre porque a União do Vegetal é pra ser um dia um Jardim Florido. Por estas épocas, ela está florando e florescendo, mas um dia há de ser um Jardim Florido. A União do Vegetal tem muita coisa boa pra nos ensinar, nos aconselhar, nos orientar e mostrar como é que nós podemos ser felizes na nossa vida.

E peço aos meus irmãos pertencentes a este Núcleo que continuem, dia a dia, mais e mais, trabalhando pelo engrandecimento desta obra do grande Mestre, se dedicando de coração as coisas da União. Nós podemos observar o que o nosso Mestre fez e o que vem fazendo conosco. E todos seus discípulos que procuram seguir seus preciosos ensinamentos, podem olhar nas pessoas que elas têm prosperidade. É a recompensa pelo amor, pela dedicação, pelo carinho que temos com esta obra do grande Mestre Gabriel. Procurando cada dia mais e mais nos unir uns aos outros pra que possamos continuar seguindo irmanados uns com os outros. Porque nós sabemos que há entre lugares sem ser na União do Vegetal que diz que união faz a força, mas a união é a força. Quanto mais pessoas, maior é a força. 

Porque a gente vem vendo assim, quanto mais a gente vem evoluindo, vêm os testes, vêm as aprovações na nossa vida, no nosso dia a dia, mas com a firmeza no pensamento e procurando cada vez mais limpar o nosso coração, a gente cruza toda e qualquer barreira que, por acaso, atravessar na nossa frente. Com a fé em Deus e a confiança viva no Mestre, nós encontramos a facilidade pra cruzarmos qualquer barreira que, por ventura, atravessar na nossa vida. Porque, não é muitas vezes, mas em algumas vezes, a gente mesmo é quem faz as dificuldades, as barreiras. Procurar sempre falar palavras positivas, com amor, com carinho. Tratar sempre nossos irmãos com amor e com carinho, com o símbolo da União – com a Luz, com a Paz e com o Amor. E dentro desse amor verdadeiro tem a justiça. Então, eu peço aos irmãos que continuem trabalhando, procurando cada vez mais se dedicarem de coração a conservação e zelo desta obra.

Ainda, nenhum de nós somos conscientes do que dizemos e que fazemos. Somos conscientes de algumas coisas, mas não somos conscientes de tudo. Por isso, dizem que nenhum de nós é perfeito. Qualquer um de nós ainda estás sujeito a uma falha. Não somos obrigados a errar, mas somos sujeitos. Às vezes, por um pequeno descuido, até prendemos o pensamento, mas soltamos uma palavra e temos que responder. Então, a União do Vegetal nos ensina, nos mostra como é que nós podemos nos defender das dificuldades que estão sujeitas a se apresentarem nas nossas vidas. Porque se nós quisermos seguir na União do Vegetal e prestarmos bem a atenção, todos os acontecimentos, antes, a gente tem um aviso.

O Mestre Gabriel sempre dizia que nós devemos ficar alertas para as oportunidades boas, porque elas dificilmente se repetem.

*publicado anteriormente em 23 de fevereiro de 2021.

Para conhecer mais a respeito de Mestre Sidon, leia os textos publicados anteriormente no Blog da UDV.

>> Mestre Sidon, um dos jardineiros da União do Vegetal
>> Mestre Sidon e o seu dom de encantar

29 respostas
  1. franklin
    franklin says:

    Sábias palavras, muito bom conhecê-las, que mais irmãos possam ler e aprender com elas. Quero mais uma vez reinterar a importância desse trabalho de divulgação da palavra dos Mestres de Origem, que nos orienta e contribui para nossa formação.

    Grato.

  2. Sidon da Silva Feitosa
    Sidon da Silva Feitosa says:

    Palavras sinceras de um homem de bom coração e que sempre demonstrou amor pela obra do Mestre Gabriel, assim eu via o Mestre Sidon.
    Foi pra mim um bom pai e um bom amigo e pude perceber que tanto em casa, quanto no salão do vegetal, praticava o que ensinava.
    Sinto-me honrado por ser filho desse senhor e por trazer comigo o seu nome, peço sempre ao Mestre que me dê clareza na consciência para poder honrá-lo da melhor maneira possível, colocando em prática os ensinamentos que aprendi com ele como pai e como Mestre na União do Vegetal.
    Gratidão a todos do blog por essa homenagem!

    • Rafael
      Rafael says:

      Legal seu relato amigo.
      Você pode explicar, qual a origem do apelido Sidon para seu pai?

      RESPOSTA: Caro Rafael, o sr conhece o texto “Mestre Sidon e seu dom de encantar” disponibilizado no fim dessa publicação? Lá, tem o seguinte trecho explicando o apelido do M. Sidon:

      O apelido “Sidon” foi dado por sua irmã mais velha, Luíza, que ainda criança o chamava de Dom e, tempos depois, Sidon. Quando chegou à União do Vegetal, Mestre Gabriel lhe revelou que aquele apelido, Sidon, era seu nome em outra encarnação e que a irmã já tinha sido sua irmã antes, por isso a forte ligação entre eles e a recordação do nome.

  3. JOAQUIM JOSE DE QUEIROZ
    JOAQUIM JOSE DE QUEIROZ says:

    Palavras que fortalecem nossa fé nesses dias provações e testes, é importante saber que o nosso Mestre sempre se faz presente quando precisamos, e saber “que as boas oportunidades se repetem”, portanto é necessário estarmos atentos e vigilantes, pois o futuro se faz agora, e nesse momento renovar nossa crença no Mestre e nos seus ensinos, nos torna responsáveis por um mundo melhor. Salve os mestre antigos que com seus entendimentos e dedicação preservaram a memória do Mestre Gabriel e nos levaram um tesouro inestimável.

    RESPOSTA: Caro amigo M. Joaquim, em nova audição, observamos que a expressão utilizada por M. Sidon é “dificilmente” se repetem. A informação foi corrigida no texto. De toda forma, é isso mesmo que o sr falou: “é necessário estarmos atentos e vigilantes, pois o futuro se faz agora”.

  4. Ângelo
    Ângelo says:

    Texto especial, gratidão à Equipe do Blog!

    Fiquei apenas com uma dúvida quanto ao fim do texto, na parte que fala do alerta para “as oportunidades boas, porque elas sempre se repetem”. O correto é do jeito que está escrito ou seria “porque elas nem sempre se repetem”?

    Abraços.

    RESPOSTA: Caro Ângelo, o correto é “dificilmente” se repetem. A informação foi corrigida.

  5. David Arturo
    David Arturo says:

    Grato. É uma benção a União e todos os exemplos daqueles homens e mulheres que vem acompanhando o Mestre. Eu estou apenas empezando a minha caminhada na UDV (e com o meu português) e eu sinto-me muito grato por tudo.

    Blog da UDV: *empazando = iniciando.

  6. JOÃO BOSCO QUEIROZ
    JOÃO BOSCO QUEIROZ says:

    Olá, boa noite. As palavras do Mestre Sidon demonstram uma vontade de ver a União crescer e os irmãos caminharem mais unidos e cumprindo com os ensinamentos do Mestre Gabriel. Uma boa lição para quem realmente quer aprender como se comportar nessa sagrada Instituição. Feliz aniversário e votos de felicidades aos familiares do Mestre Sidon.

  7. Armando Chaves de Morais
    Armando Chaves de Morais says:

    Que Grandeza é essa nossa União, o Mestre com sua Divina Sabedoria preparou os mestres antigos dando o tanto certo de conhecimento a cada um e hoje somos contemplados com cada jeito cada palavra deles que nos ensina e nos incanta. Gratidão a cada um deles que com coragem deram sequência nos trabalhos para hoje podermos estar nesta Sagrada Obra . Peço também ao Mestre disposição e condição de trabalhar mais por nossa casa de oração.

    Armando Morais

  8. Claudinéia Sátimo
    Claudinéia Sátimo says:

    Muito bom ouvir essas orientações…que vem me fortalecendo a continuar na peleja me evoluindo nesse Caminho da Retidão Divina. Sou grata ao Mestre Gabriel e a todos os Mestres que vem honrando com o compromisso de trazer os ensinamentos que o Mestre Gabriel lhe ensinou e vem nos orientando através da Luz do Vegetal.

  9. Fabyano Brito
    Fabyano Brito says:

    Essas publicações no blog nos permite conhecer um pouco mais da história dos Mestres da Origem e o jeito de ser de cada um. Por essa fala do Mestre Sidon, dá pra sentir o amor pela Sagrada Obra UDV e o desejo de que nós possamos zelar cada vez mais por esse jardim.

  10. Fabiana Queiroz
    Fabiana Queiroz says:

    Muito boas palavras do Mestre Sidon. Não tive a honra de conhecê-lo pessoalmente mas sempre temos a oportunidade de aprender mais, através dessas matérias que nós dão a oportunidade de ver como era o pensamento destes Mestres da Origem, homens de fibra que fizeram e fazem a nossa história. Feliz por ter a oportunidade de conhecer a C. Losa que também faz parte desse contexto. Pessoa de grande valor que estimo muito. Grata pela matéria!

  11. Luciana
    Luciana says:

    Cada vez mais me encanta tanta sabedoria em palavras tão simples. Como uma vez, falou o Mestre Representante, ‘ na União do Vegetal a gente sente…’ verdade, sinto sempre uma alegria e felicidade imensa qdo chego no nosso Núcleo. Por mais que o corpo canse, minha alma sai sempre revigorada.

  12. Leiano Luz
    Leiano Luz says:

    Pelo texto podemos sentir a dedicação e o amor do M. Sidon pela União do Vegetal e pelo Mestre Gabriel. Nos transmite mais confiança no Mestre, e nos inspira a querer continuar seguindo nessa nossa caminhada. Grato a Equipe do Blog por publicar sua oratória, muito bom pra conhecermos mais os mestres antigos.

    Felicidades a toda a família do M. Sidon, feliz aniversário!!

  13. Alexandre da Costa Gois
    Alexandre da Costa Gois says:

    Este legado do M. Sidon está inserido na missão do grande Mestre Gabriel, que precisou de discípulos Fiéis, para dá continuidade à sua missão da União. M. Sidon, pessoa simples, de um coração amigo e que deixou sua marca entre todos nós, que continuemos zelando por esses amigos que estiveram com o Mestre. LPA

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário