Lançada a Biografia do Mestre Manoel Nogueira

| 22 Fevereiro, 2023

Jocimar Nastari*

Ilustração da capa: Tiago Hoisel.

A Pedra Nova Edições e a Associação Prosperar de Negócios Socioambientais e Educacionais** lançaram, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023, o livro Memórias de um Lutador”, uma biografia do Mestre Manoel Nogueira. O livro integra o projeto Biografias Mestres da Origem que o Departamento de Memória da Comunicação (DMC) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal desenvolve com o objetivo de registrar as histórias e memórias dos primeiros discípulos que receberam de Mestre Gabriel a missão de implantar e organizar a UDV.

No dia 10, data em que Mestre Gabriel faria 101 anos, a biografia foi lançada na Sede Geral da UDV (Brasília-DF), durante uma tarde de autógrafos com o autor Teodoro Irigaray, Mestre Assistente Geral da União do Vegetal. Participaram do evento o Mestre Geral Representante da União do Vegetal, José Carlos Garcia, e o Presidente da Associação Prosperar e Vice-presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Maurício Bernis. Estiveram presentes também a viúva de Mestre Manoel, Conselheira Maria Izabel Rodrigues da Silva (Núcleo Convite aos Encantos, Formosa-GO); dois dos cinco filhos do casal: Conselheiro Joel Nogueira (Núcleo Convite aos Encantos, Formosa- GO) e Dalva; o neto João Emanuel, a neta Giovana e seus filhos, bisnetos de Mestre Manoel, João e Guilherme.

No dia 11, a tarde de autógrafos ocorreu no Núcleo Mestre Manoel Nogueira (Teresópolis de Goiás-GO), com a presença da C. Izabel, do C. Joel, João Emanuel e do Mestre Yuggi Makiuchi (Núcleo Rei Hoasqueiro, Brasília – DF).

Desafio e honra

Durante o lançamento, Mestre Teodoro afirmou que escrever a biografia de Mestre Manoel Nogueira foi uma honra e um desafio. Destacou que tinha uma bela amizade com o biografado, iniciada em 1994, quando era Mestre Representante do Núcleo Breuzim (Cuiabá-MT) e Manoel Nogueira, como Mestre Central, fazia a supervisão desse Núcleo. Agradeceu ainda o apoio que recebeu da C. Izabel, do C. Joel e de outros colaboradores da UDV para a realização da biografia.

Exemplo de Simplicidade

Filho de pais cearenses, Manoel Nogueira da Silva nasceu em Belém do Pará, em 30 de dezembro de 1946. Chegou à União do Vegetal no ano de 1965, aos 19 anos, e cedo se destacou pela facilidade de memorizar os ensinos e Chamadas, galgando rapidamente os degraus da UDV. Participou do primeiro concurso para Mestres promovido pelo Mestre Gabriel e foi aprovado em 1966. Exemplo de simplicidade, foi Mestre Representante de três Núcleos e Mestre Central de duas Regiões da UDV. Ocupou o cargo de Mestre Geral Representante de maio até outubro de 1982. Eleito Mestre Geral Representante, Manoel Nogueira iniciou o mandato em 6 de janeiro de 1997. Desencarnou em 1998 quando ocupava esse cargo.

Mensageiro de Deus

Na Sede Geral, simultaneamente à Biografia de Mestre Monoel Nogueira, foi lançada a segunda edição do livro “Mestre Gabriel, O Mensageiro de Deus”, biografia de Mestre Gabriel de autoria do jornalista e escritor Ruy Fabiano (integrante do Quadro de Mestres da Sede Geral – DF) e que também concedeu autógrafos.

Como Comprar

As biografias de Mestre Gabriel e do Mestre Manoel Nogueira e as outras três biografias da série Mestres da Origem lançadas pela Pedra Nova Edições (Mestres José Luiz, Herculano e Adamir) podem ser compradas online na Nossa Loja, inciativa da Associação Prosperar neste link.

Divulgação

Clique aqui e assista o vídeo produzido especialmente para o lançamento da Biografia no Mestre Manoel Nogueira.

Jocimar

*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília – DF) e Vice-diretor de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da União do Vegetal.

FOTO ASSINATURAS 2023**A Pedra Nova Edições é da Associação Prosperar de Negócios Socioambientais e Educacionais, uma iniciativa que reúne o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Associação Beneficente Casa da União, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e a Associação José Gabriel da Costa. 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *