Mestre Rubens, transformado pelo desejo de vencer o mal

| 22 Outubro, 2021

Janine Andreiv Rodrigues*

Mestre Rubens | Acervo Familiar.

Nesta data, 22 de outubro, no ano de 1938, nascia Rubens Rodrigues, no Seringal Bom Futuro, no município de Guajará-Mirim (hoje Estado de Rondônia, na época Estado de Mato Grosso), filho de Judith dos Santos Rodrigues e Cirilo Rodrigues. Rubens chegou ao grau de Mestre no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e hoje faria 83 anos. Também conviveu com Mestre Gabriel durante parte do período em que o Centro se organizava, em Porto Velho.

Foi o 11º filho do casal, um homem que se debateu entre dúvidas e incertezas com as desigualdades do país e do mundo. Como dizia o Mestre José de Carvalho: “Rubens fora um homem muito lido e muito corrido”. Apreciava as músicas de Gheorghe Zamfir e sensibilizava-se com as poesias de Augusto Gil, como a “Balada da Neve”:

“… Que quem já é pecador

sofra tormentos, enfim!

Mas as crianças, Senhor,

por que lhes dais tanta dor?!…

Por que padecem assim?!…

E uma infinita tristeza,

uma funda turbação

entra em mim, fica em mim presa.

Cai neve na Natureza

– e cai no meu coração.”

Pelas injustiças que viu na América Latina, pela grande luta da população pela sobrevivência, chegou a desconhecer a existência de Deus. Em 1969/1970 conheceu uma religião, a União do Vegetal, onde seu desejo de transmutar o mundo pela luta armada foi transformado pelo desejo de vencer o mal – com a Luz, a Paz e o Amor. Com a mensagem de Amor revolucionário e pacífico de Nosso Senhor Jesus, transmitida pelo mensageiro, José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel. Mensagem que tem como fundamento a fraternidade, o reconhecimento de que somos irmãos e semelhantes. De que a dor, a necessidade do outro não pode ser indiferente a um coração que sente.

Rubens Rodrigues, com sua vida tocada pelo amor de Deus, teve grande transformação, vindo a se tornar um dos fiéis mensageiros do Amor de Deus na Terra. Depois de sua passagem ao plano espiritual (em 25 de novembro de 1978), teve no município de Jaru, Rondônia, um Núcleo da União do Vegetal batizado com seu nome, Núcleo Mestre Rubens.

*Janine Andreiv Rodrigues é filha de Mestre Rubens e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Coroa Divina (Almirante Tamandaré-PR).