Mestre Antônio Gabriel e seu legado de amor ao Mestre Gabriel

| 18 Outubro, 2020

Equipe do Blog

Raro registro da família de Mestre Gabriel. Nele, M. Antônio, Dona Prima Feliciana (matriarca da família) e irmãos e sobrinhos de Mestre Gabriel | DMC/Sede Geral.

Neste dia 18 de outubro de 2020, Antônio Gabriel da Costa estaria fazendo 93 anos de idade. Antônio é irmão de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Graças à sua chegada à União do Vegetal, ficamos conhecendo mais da infância do Mestre Gabriel em Coração de Maria-BA, através das histórias e acontecimentos narrados por ele.

Em sua homenagem, reproduzimos a seguir textos publicados pelo Blog da UDV em anos anteriores, e que nos apresentam mais deste distinto senhor e do seu legado de amor ao Mestre Gabriel. Com seu exemplo e seu jeito simples de ser, Antônio soube zelar por tudo que seu irmão lhe ensinou na infância e também na União do Vegetal.

O reencontro com o irmão 

De 1971 a 2011 começou a viver as boas novas que José Gabriel lhe presenteou no dia dois de setembro de 1971, quando Antônio chegou numa tarde muito especial na casa simples e humilde desse seu irmão em Porto Velho (RO). Dia esse que Antônio Gabriel conheceu no seu Irmão de sangue, José Gabriel, o Mestre. Era dia do aniversário de Getúlio, filho de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina. No momento de sua chegada, Mestre Pequenina fazia um bolo e Mestre Gabriel se encontrava numa rede. Jandira (filha do casal) também estava em casa.

Clique aqui e leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de bem

A caminhada espiritual

De Porto Velho, ele acompanhou o Mestre Gabriel até Manaus (AM). Lá, ele ficou enquanto o irmão seguiu para Brasília, naquela que seria sua derradeira viagem. Quando chegou a notícia de que o Mestre Gabriel havia feito a passagem, Mestre Antônio voltou a Porto Velho para auxiliar a família do seu irmão. Lá, ficou em torno de seis meses, dando uma real demonstração de desprendimento e de amor pelo Mestre Gabriel e pela família dele.

Clique aqui e leia mais: Antônio Gabriel da Costa, amigo irmão

O exercício da fé

E a fé, Antônio?”

Neste texto, Mestre Tadeo Feijão, presidente da Diretoria Geral, conta que Mestre Antônio, duas semanas antes de sofrer um grave acidente, enquanto dirigia seu caminhão carregado de telhas pela BR-116 – próximo de Chorozinho, Ceará –, havia doutrinado em uma Sessão sobre a importância da fé. Naquela noite, no hospital em Fortaleza, quando eu o visitei pela primeira vez e o encontrei em coma, com poucas chances de sobreviver, ele mantinha um diálogo interior com Mestre Gabriel, que, em resposta a um pedido seu para salvar sua vida, lhe respondeu de forma severa: “E a fé, Antônio? Tu fala tanto da fé”.

Leia mais: Mestre Antônio Gabriel, um homem de fé

3 respostas
  1. Stelamares
    Stelamares says:

    História boa de conhecer, que pela leitura já traz um tanto de ensinamentos: lealdade, amizade, disciplina, humildade, simplicidade, Fé … Coisa boa é ser discípula do Mestre Gabriel, graças à Deus!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *