Núcleo Mestre Rubens inteira 42 anos em Jaru (RO)

Maria de Fátima Soares da Silva*

| 29 out, 2016

Fachada do Templo do Núcleo Mestre Rubens, em 10 de fevereiro de 2015 | Foto: DMD/Núcleo Mestre Rubens.

Fachada do Templo do Nucleo Mestre Rubens

Nesta data de 29 de outubro de 2016, o Núcleo Mestre Rubens (Jaru-RO) está inteirando 42 anos de existência. Com muita perseverança e trabalho, vem buscando manter o brilho deste ponto de luz, dando sua parcela de contribuição na formação de dirigentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Está localizado num município de onde Mestre Gabriel mandava buscar mensagens de mariri no ínicio da UDV. É também o Núcleo no qual se realizou a primeira reunião e a primeira sessão do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, em 17 e 18 de abril de 1987. Conto a seguir, um pouco de sua história:

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Rubens

Em 1974, Mestre Francisco Adamir de Lima (Mestre Adamir), juntamente com sua família, veio de Porto Velho-RO e fixou sua residência na cidade de Jaru(RO), recebendo a autorização do então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga), para distribuir o Vegetal. Em 29 de outubro de 1974 realiza em sua residência, o primeiro Preparo de Vegetal com 05 feixes de Mariri em uma Casa de Preparo coberta de palha de coqueiro.

Inicialmente e durante um tempo, as primeiras e subsequentes sessões foram realizadas na residência de Mestre Adamir, situada nos fundos da sua loja de materiais de construção. Nessa época, buscando trazer discípulos, Mestre Adamir chama para perto de si Francisco dos Anjos Feitosa (Mestre Sidon), Mestre Manoel Pires e outros discípulos, permanecendo neste local até a data de 24 de novembro de 1980. Feita a aquisição do terreno atual do Núcleo, se constrói no local um templo de madeira.

Em 24 de setembro de 1980, a Distribuição de Jaru é elevada à categoria de Núcleo. O local também era conhecido informalmente como “Núcleo do Jaru”. Posteriormente, quando da oficialização em 1980, foi colocado o nome do Núcleo Mestre Rubens, que havia feito a passagem no ano de 1978, registrando em ata como data de fundação 29 de Outubro de 1974, dia em que foi realizado o primeiro Preparo de Vegetal, e tendo como Mestre Representante Francisco Adamir de Lima, e Presidente o Mestre Francisco dos Anjos Feitosa (Mestre Sidon). Mestre Adamir ficou na Representação por 13 anos consecutivos, tendo ao lado Mestre Sidon, dando importante contribuição na organização do Núcleo e na condução da irmandade dentro dos ensinos de Mestre Gabriel.

                       Clique aqui e acesse o texto Em Jaru (RO), “O Reinado de Mariri”.

Mestre Adamir entrega a Representação a Mestre Sidon

Mestre Adamir entregou a Representação do Núcleo em 6 de janeiro de 1988 a Mestre Sidon que juntamente com sua esposa, Conselheira Loza, filhos e discípulos, deram continuidade aos trabalhos, iniciando a construção do templo em alvenaria. Mestre Sidon, ficou na Representação por cinco anos, onde marcou sua presença pelo talento em fazer chamadas e paciência com os discípulos. Mestre Sidon entregou a Representação em 6 de janeiro 1993 a Mestre Manoel Rodrigues Pires. Este dá continuidade aos trabalhos até seis de janeiro de 1995, quando passa a responsabilidade ao Mestre Francisco Mota Leite.

Em seis de janeiro de 1997, recebeu a Representação, Mestre Francisco Calixto de Souza. No ano de 2000, recebeu a Representação Mestre Adenir Luiz Bazzi, que conduziu a Representação com muito amor e dedicação até a data de 19 de fevereiro de 2004, onde por motivo de trabalho, faz a entrega da mesma ao Mestre Augusto Leite de Souza. Este ficou na Representação até a data de seis janeiro de 2008, quando a passou para Mestre Francisco Campos Vaz, que conduziu os trabalhos até a data de primeiro de junho de 2009. Nesta data, recebeu a Representação o Mestre Giovanni Batista Ribeiro que ficou na lugar até a data de 21 de fevereiro 2013, ocasião em que o então Mestre Central da 6ª Região Mestre,   Ermínio Gurkevickz, ficou respondendo pela representação do Núcleo até a data de 20 de abril de 2013. Nesta data, foi designado para receber a Representação Mestre José Lauro da Silva Filho, o qual conclui a mandato e foi eleito para continuar os trabalhos à frente a Representação do Núcleo para o triênio 2015/2018.

Perseverança e trabalho

 

Atualmente, o Núcleo Mestre Rubens conta com 40 sócios frequentes sendo a sua composição de cinco Mestres, dois Conselheiros, 19 discípulos no Corpo Instrutivo de 14 discípulos no quadro de sócios. Nesta singela homenagem, queremos prestar nosso reconhecimento pelo trabalho e empenho destes pioneiros, Mestre Francisco Adamir de Lima, Mestre Sidom e familiares. Chamados pela força do Mestre Gabriel que nos guia, saíram do conforto da capital e sem estradas construídas, desbravam o sertão rondoniense, abriram caminhos pela floresta, e implantaram mais uma sombra acolhedora, onde esta luz, está a esblandir para todos os que se achegarem dela.

No feito e trabalho destas pessoas , que simbolizam o exemplo de outras tantas, que são os pilares que sustentam e fortificam esta Sagrada Obra, registramos aqui nossos sinceros agradecimentos a todos os sócios deste Núcleo não só os presentes, mas a todos que aqui estiveram e deram sua parcela de contribuição para que esta luz permaneça e se fortaleça dando condições para que a Bandeira da Paz e da Fraternidade Humana tenha aqui também mais um ponto a ser     hasteada nos céus de Rondônia, em especial nesta cidade , onde Mestre Gabriel teceu fios de luz por onde passou, em busca de Reinados de Mariri, e que seguindo este caminho trilhado por este Mestre , aqui nos encontramos , guiados por esta Luz .

Parabéns a todos os caianinhos. Parabéns Núcleo Mestre Rubens!

Que o Mestre abençoe a todos nós com Luz, Paz e Amor!

*Integrante do Corpo do Conselho e monitora do Departamento de Memória e Documentação (DMD) do Núcleo Mestre Rubens (Jaru-RO)

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *