Mestre Borges comemora 81 anos

| 15 Outubro, 2020

Erika Madelaine Carvalho*

Conselheira Marina e Mestre Borges – casal amigo | Foto: DMC/Núcleo Boa Vista.

Francisco de Borges Monteiro, Mestre Borges, nasceu em 10 de outubro de 1939, em Aracati (CE). Pai de cinco filhos, iniciou sua caminhada na União do Vegetal em abril de 1985. Recebeu o Vegetal das mãos do Mestre Manuel Nogueira (in memoriam), associando em 22 de maio do mesmo ano no Núcleo Estrela do Oriente, Boa Vista (RR). Aqui no Blog da UDV, prestamos uma homenagem a este senhor que comemorou 81 anos no dia 10 passado e que continua colaborando com sua alegria, disposição e boa vontade na construção da obra espiritual do Mestre Gabriel.

Assim como a grande maioria dos homens e mulheres que estão presentes desde a criação da UDV, inclusive Mestre Gabriel, seu Borges migrou do Nordeste para o Norte do Brasil em busca de oportunidades de crescimento profissional e, aos 14 anos de idade, fincou suas raízes no Estado de Roraima. Aos 45 anos, conheceu a União do Vegetal e, ao lado de sua companheira, Marina, começou sua caminhada de labor e dedicação ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Com pouco tempo de filiado do Centro, seu Borges já começou a se graduar na hierarquia da União do Vegetal e, com dois anos, recebeu a Estrela de Mestre em 27 de setembro de 1987 e, após dois meses, a responsabilidade de ser Mestre Representante do Núcleo Estrela do Oriente, Boa Vista (RR).

Em 1997, junto com a Conselheira Marina e mais 46 sócios do Núcleo Estrela do Oriente, auxiliou na fundação do Núcleo Boa Vista, Boa Vista  (RR). Neste Núcleo, ele permanece até hoje com uma história de muito trabalho e dedicação a esta sagrada obra que é a UDV. Ocupou o cargo de Mestre Representante por muitos anos e, em 2010, passou a ser Mestre Central da recém-criada 16ª Região e que comporta os Núcleos de Roraima. Por cinco anos, esteve nesse lugar trabalhando, orientando, supervisionando, mas acima de tudo, auxiliando diretamente na formação de novos dirigentes, na peleja de muitas pessoas que continuam nesta busca de melhora e de evolução espiritual.

Central de Formação de Plantadores

Desde sua chegada na União do Vegetal, Mestre Borges, hoje com 81 anos foi, por diversas vezes, Presidente de Núcleo, Vice-Presidente, monitor do Plantio, do Patrimônio, instrutor e fundador da Central de Formação de Plantadores de Mariri e Chacrona, localizada em São João da Baliza (RR) (link). Demonstrando, pela sua trajetória, que trabalhar nunca foi dificuldade para ele.

Seu maior exemplo, segundo a irmandade de Boa Vista que o conhece bem, é seu histórico de superação, pois já passou por momentos difíceis na vida, de perdas de entes queridos, de luta pela saúde, de reencontro consigo mesmo, de transformação interior. Ensina que, acima de tudo, a União do Vegetal é morada dos fortes, e que Caianinho é para ser um vencedor.

Frases como “a gente só é feliz quando faz outra pessoa feliz” permeia o imaginário daqueles que conhecem esse distinto senhor, de cabelos brancos, olhos azuis, jeito educado, mente aguçada. Nos seus 81 anos, a irmandade da 16ª Região, rende-lhe esta homenagem repleta de reconhecimento e gratidão, a este filho do Nordeste, morador deste nosso Sertão, pedindo ao Mestre Gabriel que o guarneça sob sua luz.

Viva M. Borges, Viva!

*Erika Madelaine Carvalho é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Santa Rosa Boa Vista (RR).

13 respostas
  1. Ângelo Reis
    Ângelo Reis says:

    M. Borges é um amigo que sempre recebe com alegria todos que chegam até Boa Vista / RR. Uma de suas virtudes é de ser uma pessoa bem humorada, alegre, trata os irmãos com muito carinho e alegria. Acima de tudo, tem um bom coração com todos que se aproximam dele. Felicidade e saúde M. Borges!!!
    Fraternalmente, Ângelo Reis e Família.

    Responder
  2. Alexïa
    Alexïa says:

    Uma honra conviver com esse senhor tão peça Rara na UDV! Humor e seriedade com a responsabilidade se entrelaçam em seu jeito de ser. Agilidade em associações mentais, nos diverte com pérolas que só ele mesmo pra mostrar!!Viva, viva, com saúde e Paz!

    Responder
  3. Isabel
    Isabel says:

    Como é gratificante ler tais escritos.
    M. BORGES é pra mim e minha família, uma pessoa querida e de grande valor aqui nessa região. Q seja sempre guarnecido e conduzido por nosso mestre nesse caminho de Luz e caridade. Viva, M. Borges.

    Responder
  4. Pedro Alberto Gomes de Sena Neto
    Pedro Alberto Gomes de Sena Neto says:

    É uma Honra para mim Conhecer esse Amigo Mestre Borges e Conviver com Ele um Tempo Pessoa Simples de um imenso Coração. Desejo Saúde Paz Prosperidade

    Forte Abraço, Amigo.

    Responder
  5. André Nova
    André Nova says:

    Um exemplo de dedicação e disposição! Uma pessoa valorosa. Com seu raciocínio rápido e suas “tiradas” imprevisíveis, é uma figura ímpar. Merecida homenagem.

    Responder
  6. Glenisson Araújo
    Glenisson Araújo says:

    Linda homenagem a este cearense de pensamento rápido de quem tenho a honra de ter recebido o primeiro copo de vegetal e de ter como um exemplo em minha vida.
    Saúde e prosperidade pra ele e C. Marina.

    Responder
  7. Édson Sousa
    Édson Sousa says:

    Felicidades ao Mestre Borges, homem simples e dedicado a obra do Mestre Gabriel.
    Boas lembranças trago comigo de quando conheci o M. Borges, na época no Corpo Instrutivo, 1986 no 1° Preparo de Vegetal no Núcleo Estrela Oriente, juntamente com os irmãos do Núcleo Caupurí que auxiliou o Mestre Manoel Nogueira preparar o Vegetal.
    Boas lembranças que me traz alegrias.
    Felicidades ao Sr e sua família.
    Luz, Paz e Amor

    Édson Sousa
    Mestre Representante do N. Tiuaco – Manaus.

    Responder
  8. Joel Duarte
    Joel Duarte says:

    Parabéns M. Borges! Muito bonita essa sua história na União do Vegetal, um exemplo de trabalho e dedicação pela Obra do Mestre Gabriel, pessoa que tem o seu valor reconhecido pela irmandade da 16ª região. Pude conhecer um pouco da sua pessoa quando esteve aqui em Porto Velho, e aproveito este espaço pra lhe desejar saúde e prosperidade extensivo aos seus familiares. Gratidão!

    Responder
  9. Samir Dias
    Samir Dias says:

    Saúde a este amigo M. Borges e sua companheira,C. Marina.
    Tive a Satisfação e alegria de conviver com este Sr. quando fui com M. Manuel Nogueira em Boa Vista. E também o tempo que morei na casa do amigo M. Constantino e C. Maria, e o convívio alegre com a irmandade do Estrela do Oriente.
    Parabéns, M. Borges, pelo seu trabalho junto com esta valorosa irmandade.

    Samir Dias Santos
    Núcleo União das Barquinhas – RO

    Responder
  10. Ibsen Gouvea Bruno
    Ibsen Gouvea Bruno says:

    Deixo aqui minha homenagem e reconhecimento ao M. Borges, que inteirou 81 anos de vida. Além de compadre e amigo de tantos anos, reconheço nele um grande homem que já vem lutando a tanto tempo por sua família e por essa Grande Obra UDV! Tive a honra de ser convocado e receber a camisa do CDC e do QM de suas mãos, e ainda hoje recorro às suas orientações e bons conselhos quando preciso! Hoje vivo em Guarujá-SP, mas a presença do M. Borges não sai da minha memória e do meu coração, e mesmo distante o seu jeito peculiar de ser continua me cativando! Desejo Saúde e Guarnição pra que o M. Borges continue ainda muitos anos nessa plano terrestre, nos alegrando com sua simples presença e sabias palavras, e também continuando com seu exemplo de dedicação a sua família e a essa Obra Sagrada UDV. Grato pelo Sr existir e morar em meu coração amigo!

    Ibsen Gouvea Bruno
    Mestre Representante do N. Estrela Bonita

    Responder
  11. Vanessa Weirich Lemos
    Vanessa Weirich Lemos says:

    Nossas felicitações a esse bom e querido amigo M. Borges, que juntamente com sua família C. Marina, M. Aloysio, C. Madalena (que também parabenizo pelo aniversário dia 14/10) nos cativaram e nos receberam tão bem quando estivemos em Boa Vista.
    Nossos votos de que continuem com saúde e em paz, sendo abençoados e guarnecidos pelo Divino Mestre.

    Abraço saudoso e fraterno!

    Manoel e Vanessa Lemos
    DAV Toledo/PR

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *