Mãe, sublime missão

| 10 Maio, 2020

Na foto, Dona Prima Feliciana, mãe de Mestre Gabriel | Foto: Yuugi Makiuchi.

Hoje, em homenagem ao dia das mães, o Blog da UDV publica cinco textos de autoria de mães de todos os continentes onde o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está presente.

As autoras são de Núcleos do Brasil, dos Estados Unidos, da Espanha e da Austrália. Em cada texto, estão expressas as experiências, os relatos e os sentimentos de ser mãe, esta sublime missão que Deus deu à mulher.

A todas as mães, desejamos um dia feliz junto às suas famílias, e que possam cada dia mais se fortalecerem na maternidade, contribuindo com a construção de valores morais, intelectuais e espirituais na formação de seus filhos.

Bem-aventurança materna

Dois corações. Um pulsando no peito e outro no ventre. Um marcando o compasso, outro menor, mais ligeirinho. Assim começa uma jornada em direção ao amor. Ser mãe é doar de si desde o primeiro instante e pela vida afora. Por um milagre da multiplicação, um corpinho ainda tão frágil (às vezes dois, três de uma vez…) se forma(m) no interior de uma mulher que diz sim à sua mais elevada missão. Gerar é generosamente trazer à luz, mais um filho de Deus.

Luana Vianez Moreira – Núcleo Mestre Pequenina, Porto Velho (RO)

Leia o texto completo

Responsabilidade divina e sagrada

Eu moro em Dallas, Texas, EUA. Bebi meu primeiro copo de Vegetal no Núcleo Sagrada União, quando eu tinha 14 anos. Vejo a maternidade como uma responsabilidade divina e sagrada, cheia de desafios, lutas e momentos indescritivelmente belos. Meu marido e eu temos dois meninos (cinco e dois anos) e estamos esperando o nosso terceiro para junho.

*Madeline King – Núcleo Sagrada União, Dallas – Texas (EUA)

Leia o texto completo

Amor sem fim

Não tenho palavras para descrever o sentimento que tomou conta de mim no dia em que nasci como mãe. Um sentimento que engrandeceu o amor que eu já sentia. Foi um amadurecimento do amor. Antes era só eu, agora são minhas filhas, e depois eu. O meu sentir como mãe e o amor pelas minhas filhas vêm em primeiro lugar, antes dos meus objetivos e/ou motivações como ser individual. Não há condições, sejam quais forem, eu vou amá-las igualmente, o meu amor por elas não mudará em função das suas conquistas.

*Raquel Martín Luzardo – Núcleo Valência, Valência (Espanha)

Leia o texto completo

Constante doação

Quando recebi o convite para escrever um texto para o dia das mães, eu logo pensei: “como vou escrever a respeito da minha vivência como mãe quando o cenário atual é o de que todos os dias (isso inclui sábados e domingos! Só para constar…) eu sou acordada pontualmente às 5:50 da manhã por um ser, de um pouco mais de um metro, me pedindo para fazer um ‘leitinho’. Fiquei pensando que romantizar essa cena seria muito irreal, mas também não queria assustar aquelas que ainda dormem uma noite inteira e um dia sonham em ser mães.

*Nalissa Valente dos Santos Quiozini – Núcleo Luz da Natureza, Mayield, Nova Gales do Sul (Austrália)

Leia o texto completo

Motivos para agradecer

Gerar uma vida, parir e receber meus filhos nos braços foi o maior encanto que já me aconteceu, e a partir dali um novo horizonte se abriu. Um horizonte de descobertas e desafios, em que precisei me renunciar muitas vezes para atender um outro ser, num lapidar constante e crescente. Neste lapidar reconheci a grandiosidade que há nessa missão!

Alda da Maia – Núcleo Rei Hoasqueiro, Brasília (DF)

Leia o texto completo

E neste dia em que homenageamos as mães, relembramos a memória da nossa querida matriarca, Mestre Pequenina, neste texto de autoria de seu filho Getúlio Gabriel da Costa:

“Mestre Pequenina não era apenas a nossa mãe, mãe dos filhos que ela teve e dos que pegou para criar. Ela dizia que os discípulos da União eram os filhos dela. Por aqueles que tinham consideração e respeito por ela, a mãe tinha carinho e cuidado. Aconselhava. Desde aquele tempo no seringal, e depois em Porto Velho, ela acolhia as pessoas que precisavam, lá em casa. A comida que a gente comia os de fora também comiam. Esse é o exemplo de Mestre Pequenina, o espelho em que eu venho procurando me espelhar”.

Leia mais: Mestre Pequenina, a mãe da União.

Clique aqui e assista o vídeo do Departamento de Memória e Comunicação em homenagem às mães.

4 respostas
  1. Sandete Ferrão
    Sandete Ferrão says:

    Minha homenagem especial hoje é para a Virgem Mãe Santíssima que ao pé da santa cruz, derramou lagrimas de dor e vem nos ensinando que bendita seja a dor de todo o sofredor, pois só ela nos ensina o valor que tem o AMOR.

    Responder
  2. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Parabéns a todas as mães zelosas e dedicadas na criação de seus filhos. Amor infinito sem pedir nada em troca. Sejam felizes.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *