Entre a floresta e o coração: 15 anos de respeito e amizade da UDV com os yudjá
Flávia Ilíada*
| 24 Agosto, 2026

Após quinze anos de convivência, aprendizado mútuo e respeito às suas tradições, encerra-se um importante ciclo da atividade desenvolvida pela União do Vegetal junto ao povo yudjá, no Médio Xingu (MT). A conclusão dessa etapa foi comunicada à Representação Geral por meio de carta assinada pelos Mestres Duarte Antônio Guerra e Eduardo Mattos Biral, responsáveis pela condução dos trabalhos com o Vegetal junto ao povo yudjá, e pelo Mestre Central da 13ª Região, Adolfo Vitor Mura.
Iniciado em 2011, por orientação do Mestre Jair Gabriel da Costa, então Mestre Assistente Geral – na Representação Geral do Mestre Francisco Herculano de Oliveira -, sendo o Mestre Adolfo Mura, Mestre Central da 13ª Região no mesmo período, o trabalho de levar o Vegetal aos yudjás no Xingu teve como fundamento o respeito à autonomia, à cultura e aos costumes daquele povo. Ao longo desse período, a relação construída foi marcada pela confiança, fraternidade e observância dos princípios da União do Vegetal, bem como das leis do país.
Durante toda essa caminhada, os Mestres Eduardo Biral e Duarte Antônio Guerra estiveram diretamente à frente das atividades, contando com o apoio direto da irmandade do Núcleo Florestal, em Alta Floresta (MT), cuja dedicação e o envolvimento foi essencial para o desenvolvimento desse trabalho. Nos últimos anos, os esforços concentraram-se no fortalecimento do cultivo do Mariri e da Chacrona no território indígena, bem como na preparação para que o próprio povo yudjá pudesse conduzir, com segurança e autonomia, a continuidade de sua caminhada com o Vegetal.
Hoje, essa autonomia tornou-se realidade. Conforme registrado na carta encaminhada à Representação Geral, o povo yudjá segue conduzindo seu trabalho de forma responsável e, inclusive, estendeu esse direito a outras duas etnias no Xingu, demonstrando a maturidade alcançada ao longo desses anos.
Durante um tempo, esse trabalho da UDV no Xingu suscitou dúvidas em relação a como era a dinâmica da atuação do Centro junto aos indígenas naquele contexto. Longe de qualquer ação que pudesse suscitar uma ideia de “catequização” ou alienação cultural dos yudjás, a União do Vegetal atuou de forma extremamente respeitosa, buscando atender às solicitações dos próprios indígenas, para levar o acesso ao Vegetal, a forma de preparo e cultivo das plantas, bem como o seu uso responsável.
Mais do que alcançar o objetivo inicialmente proposto, a experiência contribuiu para fortalecer vínculos de amizade e colaboração. A carta destaca ainda que o trabalho recebeu reconhecimento em diferentes espaços, incluindo publicações na imprensa nacional, referências em documento oficial do Governo Brasileiro e registros em pesquisas acadêmicas, evidenciando a relevância dessa experiência construída em respeito à cultura indígena.

Ao longo dos anos, o Blog da UDV acompanhou diversos momentos dessa história. Em 2021, por ocasião do mês dedicado aos povos indígenas, foi publicada a matéria “Conheça ou reveja a atividade da UDV com o povo yudjá“, reunindo reportagens e vídeos sobre essa caminhada e ressaltando o compromisso da União do Vegetal com o fortalecimento das tradições indígenas e a preservação da floresta.
Também em 2021, a série “No Caminho da Paz” trouxe os depoimentos de Karin Juruna e Yabaiwa Juruna, que relataram a importância do reencontro do povo yudjá com o Vegetal e agradeceram à União do Vegetal pela amizade construída ao longo desse processo.
Em 2023, o artigo “O que podemos aprender com o povo yudjá?”, assinado pelo Mestre Duarte Antônio Guerra, compartilhou reflexões sobre valores observados durante a convivência entre jovens da UDV e o povo yudjá, destacando ensinamentos relacionados ao respeito às tradições, à convivência comunitária, à preservação da natureza, à cultura da paz e à alegria. Naquele mesmo ano, o trabalho também recebeu repercussão nacional quando a Folha de S.Paulo publicou reportagem descrevendo essa experiência como uma “renascença cultural” do povo yudjá, destacando a trajetória iniciada em 2011.
Além das matérias, o Blog e o canal da UDV no YouTube registraram em vídeo momentos importantes dessa história, entre eles “A UDV na Terra dos yudjás”, documentário que apresenta o reencontro do povo yudjá com o Vegetal, e a série “No Caminho da Paz”, com depoimentos de lideranças indígenas sobre essa amizade construída ao longo dos anos.
Embora um ciclo de trabalho esteja se encerrando, permanece viva a amizade construída durante todos esses anos e um vínculo com raízes fortes o suficiente para gerar novos e bons frutos.
–
*Flávia Ilíada é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Rei Hoasqueiro (8ª Região, Brasília-DF) e Vice-Diretora de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral da UDV.
Leia também:
-
- A UDV na Terra dos yudjás (vídeo – 2020);
Português
