Entidade organizadora da III Conferência Internacional da Ayahuasca expressa gratidão por participação da UDV

Jocimar Nastari*

| 12 Setembro, 2019

Conferência em Girona | Reprodução.

O Centro Internacional para a Educação, Pesquisa e Serviço em Etnobotânica (ICEERS na sigla em língua inglesa – International Center for Ethnobotanical Education Research & Service) expressou gratidão pela participação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal na III Conferência Internacional da Ayahuasca, realizada na cidade de Girona (Espanha), entre 31 de maio e 2 de junho deste ano. O agradecimento foi feito por intermédio de duas cartas** encaminhadas à UDV: uma, firmada pelo Diretor Executivo do ICEERS, Benjamin De Loenen; outra, assinada pela Diretora da Área Jurídica, de Políticas Públicas e Direitos Humanos, Constanza Sánchez Avilés, e pela Coordenadora do Fundo de Defesa da Ayahuasca, Natalia Rebollo Corral.

Em sua carta, De Loenen lembra que o ICEERS convidou para a Conferência comunidades, indivíduos e organizações com amplo conhecimento a respeito da Ayahuasca (também denominado Vegetal ou Chá Hoasca pela UDV) e que tivessem dispostas a debater e compartilhar suas experiências em busca de uma visão coletiva e de estratégias comuns, tendo como foco principal o papel que a Ayahuasca pode ter no fortalecimento de comunidades, em busca de um futuro mais sustentável e conectado.

No documento, o Diretor Executivo do ICCERS ressalta:

“Somos gratos pela participação proativa da UDV desde o começo desse processo. Foi fantástico ver como as informações do nosso evento e a chamada para a apresentação de resumos foram ativamente disseminadas entre os seus membros, resultando em uma participação significativa no evento (…)

(…) Também somos gratos pelas diversas apresentações feitas por membros da UDV, os quais compartilharam sua ampla experiência com o trabalho ambiental e o cultivo de plantas sagradas – assunto que tem uma dimensão central para a globalização – e seus insights ligados à comunidade e aos aspectos de políticas públicas / jurídicos da instituição, que foram de particular importância no contexto dessa conferência.”

A mais importante conferência

Na outra carta endereçada à UDV, a Diretora da Área Jurídica e a Coordenadora do Fundo de Defesa da Ayahuasca destacam que a III Conferência Internacional da Ayahuasca foi a maior e mais importante realizada até agora e, também, expressam gratidão pela colaboração da União do Vegetal nesse evento:

“Estamos especialmente satisfeitos com o empenho e a presença da UDV em diversos fóruns de discussão: ao todo, onze palestrantes da UDV participaram na conferência e estiveram presentes nos três salões do local do evento. Sua presença incluiu participações como oradores principais, membros de diversas mesas redondas e painéis, e a exibição de um vídeo (UDV na Terra do Yudjás). Os tópicos tratados por esses participantes foram diversos: da liberdade de religião, passando pelos direitos humanos e as políticas públicas, ao meio ambiente e o cultivo de plantas sagradas.”

UDVCIÊNCIA

Onze sócios da União do Vegetal participaram como expositores da conferência, entre eles, o Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, e o presidente do Centro, Mestre Tadeo Feijão. Outros, cerca de 40 sócios, compuseram a delegação da UDV presente em Girona.

O evento reuniu 1.400 pessoas de 46 países e teve painéis e debates que abordaram o uso do Chá  Hoasca nos âmbitos religioso, científico, terapêutico, legal e cultural. Durante a conferência, a União do Vegetal também lançou o site UDVCIÊNCIA, com o qual pretende ter um diálogo mais próximo e ágil com a comunidade científica e pesquisadores.

Cartas de Agradecimento:

> Clique aqui e leia a carta de agradecimento de Benjamin De Loenen, Diretor Executivo do Centro Internacional para a Educação, Pesquisa e Serviço em Etnobotânica (ICEERS).

> Clique aqui e leia a carta assinada por Constanza Sánchez Avilés e Natalia Rebollo Corral, Diretora da Área Jurídica, de Políticas Públicas e Direitos Humanos e Coordenadora do Fundo de Defesa da Ayahuasca, respectivamente.

*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral  da UDV (Brasília-DF) e Diretor-adjunto do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral do Centro.

**A tradução das cartas da Língua Inglesa para a Língua Portuguesa foi realizada por Demerval de Sena Aires Júnior , integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF).

1 responder
  1. Larah Johana
    Larah Johana says:

    Muito legal poder acompanhar esses acontecimentos (mesmo que seja pelo blog) e ver como a obra do Mestre vem tendo seu devido seguimento e o quão importante tem sido esse trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *